A Burberry foi fundada em Basingstoke no ano de 1856 e ficou conhecida no mercado por suas roupas para atividades esportivas, e por criar o gabardine, tecido impermeável e resistente para os dias de chuva. A marca é composta por peças de roupas, sapatos, bolsas, acessórios e perfumes. Tem como ícone o seu famoso trench coat burberry com forro em tecido xadrez, que vestiu a memorável cena de beijo entre a dupla Audrey Hepburn e George Peppard de Bonequinha de Luxo. No Brasil você encontra os produtos da Burberry com preços melhores que Outlet no Etiqueta Única!
O início da Burberry
Para entender a sua marca e o seu conceito, é necessário viajar no tempo e voltar lá para 1856, quando o jovem Thomas Burberry que tinha apenas 21 anos na época, resolveu abrir uma modesta e pequena loja na cidade de Basingstoke- Hampshire, na Inglaterra.
Nasce o Trench Coach
Impossível falar da Burberry sem citar uma das maiores contribuições da marca para a humanidade. Trata-se de um casaco muito resistente, que conseguia conferir uma maior proteção a quem o utilizar, principalmente em dias de chuva.
Durante o seu processo de inspiração para os soldados britânicos, Thomas percebeu que ele seria rapidamente aceito não só pelos oficiais (para se ter ideia, meio milhão de soldados ingleses utilizaram o modelo durante o período de guerra), mas também pelas pessoas nas cidades.
E o sucesso foi tremendo… até o final da década, podíamos ver os casacos da Burberry desfilando nos corpos de esportivas, militares e exploradores.
O ícone de uma era
Não tem como negar: a Burberry não seria o que ela é hoje se não fosse a contribuição de suas peças mais tradicionais, como os casacos feitos em Gabarnie que representou toda uma era.
Dentro da empresa, o Trench Coat fora notável para o seu processo de internacionalização, utilizando-se do tecido patenteado e reinventado à uma moda muito mais sofisticada e madura.
Não há como negar que o tecido impermeável revolucionou o mercado mundial da moda. E não só na moda… Ele agregou em diversos setores, permitindo a busca e avanços na história, da descobertas de lugares e na possibilidade do homem chegar onde ele quisesse.
Atualmente, outros acessórios da marca recebem esse tecido. Para se ter uma ideia do trabalho e da demanda exigida, são necessários mais de 100 processos individuais para que tenhamos um Trench Coat em nossas mãos, pronto, finalizado.
Estima-se que um artesão demore cerca de um ano para aprender todas as técnicas necessárias para conseguir um trabalho perfeito. São necessárias 180 pequenas costuras no colarinho para que o mesmo crie uma curva fluída e que fique posicionada perfeitamente no contorno da gola do casaco.
O cinto, que serve não só para modelar, também é uma peça chave na construção do Trench. Ele possui quatro linhas de costuras de forma a mantê-lo bastante firme, enquanto suas argolas em D feitas em metal fazem referência a sua tradição, lembrando que inicialmente o casaco fora feito para o corpo militar da Inglaterra, então eram nessas argolas que eles amarravam as granadas, por exemplo.
Cada um dos casacos criados vem com o forro interno no tradicional xadrez em suas cores mais clássicas (sendo que estas também foram patenteadas pela marca). Cortado de forma cuidadosa, o forro é pregado no casaco de forma a deixar a estampa xadrez assimétrica. Cada uma das linhas que compõe o design é assimétrica e possui o design contínuo, demonstrando todo o cuidado da alfaiataria ao produzir, manualmente, os casacos a mão.