Saiba tudo sobre a Zeferino – A marca brasileira de sapatos de luxo

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A marca Zeferino é um dos maiores nomes contemporâneos no que diz respeito a grifes nacionais. Ao preservar o modo artesanal de produção, seus calçados são verdadeiras obras de arte, que despertam os desejos das consumidoras brasileiras.

Com design único e conforto incomparável, os sapatos da Zeferino caíram rapidamente no gosto das apreciadoras de uma boa grife. Ainda assim, o badalado setor dos calçados femininos é bastante competitivo, e disputar com as grifes estrangeiras é um grande desafio para a marca.

O solado cor de rosa dos calçados se tornaram um dos símbolos mais marcantes que acompanham a marca, que foi idealizada para mulheres sofisticadas com paixão por sapatos diferenciados e que valorizam um produto exclusivo.

Quer saber mais a respeito da marca que tem abalado as estruturas do mercado brasileiro de moda? Confira a seguir tudo sobre a Zeferino!

Como surgiu a Zeferino

Pode se dizer que a Zeferino é uma verdadeira herança do Grupo Vicunha, que é a maior indústria têxtil da América Latina, com quase 40 anos de experiência no mercado.

O criador da grife é Eduardo Rabinovich, filho de Jacques Rabinovich, um dos fundadores da Vicunha. Eduardo passou duas décadas trabalhando ao lado do pai nas empresas têxteis do grupo, o que lhe possibilitou estudar o mercado da moda e os hábitos de consumo das brasileiras.

Com a experiência obtida nos anos que trabalhou para a Vicunha e ao avaliar o setor de sapatos femininos de alto padrão, Eduardo enxergou uma grande oportunidade nesse mercado de luxo, e resolveu investir nisso. Sendo assim, vendeu a sua participação na Vinha para a família do empresário Benjamin Steinbruch, e em 2006 fundou a Zeferino.

Desde então, a ampliação da rede de lojas avançou de forma meteórica. Atualmente, a empresa de Rabinovich cresce 30% ao ano, e sua receita anual já ultrapassa os R$ 20 milhões. Para ele, a fórmula do sucesso está principalmente na produção exclusiva e artesanal, que permite que a marca se atente aos detalhes de cada modelo.

A marca é um prato cheio para quem gosta de exclusividade: em nome dela, os sapatos produzidos pela Zeferino são vendidos em lotes de até 30 pares. As peças, que custam de R$ 600 a R$ 2,5 mil, são totalmente feitos à mão e a partir de materiais nobres, e alguns dos modelos chegam a passar por mais de 100 operações durante a montagem.

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Segundo o próprio fundador da grife, essa questão contribui em acentuar a personalidade da marca ao mesmo tempo em que também acaba por encarecer a produção, já que o trabalho demanda mão de obra especializada.

A Zeferino é 100% nacional, e sua fábrica fica localizada em Nova Hamburgo, na região do Vale dos Sinos, caracterizada como centro do pólo calçadista gaúcho. Lá trabalham cerca de 60 artesãos responsáveis pela produção dos calçados da marca, que utilizam técnicas e conceitos tradicionais europeus.  

A grife pertence ao grupo NVH Studios, que também é composto por outras duas marcas de sapatos: Vinícius Dapper e Twins for Peace.

Estilo, requinte e tradições brasileiras

O setor dos calçados de luxo é um dos mais badalados e competitivos do mundo da moda, que geralmente é dominado por grifes estrangeiras, como a francesa Louboutin e a britânica Jimmy Choo.

Isso faz com que seja muito difícil que marcas nacionais consigam se destacar no ramo, mas a Zeferino tem conquistado um excelente resultado até então entre suas consumidoras brasileiras.

O preço de um sapato Zeferino está muito acima dos calçados de lojas nacionais comuns, e muito abaixo dos calçados de grifes importadas, como as citadas anteriormente. Um sapato italiano, por exemplo, que custasse o mesmo preço de uma das peças Zeferino, venderia como água no Brasil.

O problema, segundo o fundador da marca, é que os consumidores não conseguem entender o mercado, e por isso ficam desconfiados diante de uma marca nacional de luxo. Competir com marcas internacionais é um grande desafio, principalmente com as europeias, que possuem uma herança de estilo reconhecida mundialmente e de séculos.

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Inverno 2013! #inverno2013 #zeferino #nyc

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Manter a identidade brasileira, porém, é uma das maiores preocupações da Zeferino, que por ter concorrência reduzida está conseguindo conquistar bastante visibilidade e espaços privilegiados nos shoppings mais sofisticados do país. Com sua reputação cada vez mais consolidada no mercado interno, a Zeferino já se prepara para se lançar no mercado internacional.

O diretor criativo da Zeferino é Cristiano Rodriguez, formado em moda pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua primeira atuação como estilista foi aos 22 anos, na marca mineira Printing. Posteriormente, ele passou também pela área criativa das marcas Elisa Atheniense, Francesca Giobbi e Franziska Hubener.

O estilista procura priorizar criações diferenciadas com design autoral. Os calçados da marca brasileira são feitos a partir de um delicado e meticuloso processo de produção artesanal, e são voltados para mulheres sofisticadas e exigentes. O resultado são peças requintadas e elegantes, com design único e acabamento impecável.

As lojas próprias não são os únicos pontos de venda da marca, que também trabalha com vendas online e pontos de venda terceirizados. Segundo Rabinovich, são feitos treinamentos com as lojas autorizadas a revender peças Zeferino, além de também serem distribuídos materiais publicitários. A capacitação dos vendedores quanto aos produtos da marca é algo muito prezado pela empresa.

Atualmente, a grife também já comercializa bolsas e cintos, mas a Zeferino planeja se lançar no mercado de roupas femininas em breve. Esse objetivo tem ligação direta com a intenção de garantir maior visibilidade à marca, uma vez que quem produz roupas de luxo precisa apresentá-las em desfiles. Isso consequentemente leva as marcas a aparecerem na mídia.

Linhas Zeferino

As linhas da marca são divididas em cinco: Exclusivos, Closet, Pink Label, Coleção e Acessórios.

A linha Exclusivos produz modelos especiais e a partir de materiais nobres, como o Phyton, por exemplo. A pele dessa espécie de cobra é geralmente importada de países da Ásia (como Indonésia, por exemplo) e certificada pelo Ibama. Esse material é muito procurado no mundo da moda devido à durabilidade que confere às peças, e seu preço não é dos mais baratos, como já era de se esperar.

Já a linha Closet é mais clássica, e foi pensada objetivamente para o dia-a-dia da mulher moderna.

Os calçados dessa linha são ideais para as mulheres que buscam conforto sem comprometer o estilo.

São os mais procurados entre empresárias e celebridades, que geralmente têm cotidianos mais agitados, que demandam sapatos que confiram mais segurança aos pés.

A Pink Label, por sua vez, é voltada para a produção de modelos de festa e noite. Como já é de se imaginar, os sapatos dessa linha são mais luxuosos e elegantes, feitos com materiais nobres como a seda pura. São peças para serem usadas em ocasiões e eventos importantes, ideais para dar um toque especial para aquele look arrasador.

A linha Coleção é dedicada à produção sazonal. Ou seja, a cada estação a marca se inspira em um tema específico para criar os modelos dessa linha. Na Coleção Outono/Inverno 2018 a Zeferino se inspirou na Bossa Nova, e criou modelos com linhas sinuosas e harmoniosas, que remetem à suavidade do ritmo tão querido ao público brasileiro.

Por fim, a linha Acessórios é específica para a produção de bolsas e clutches, incluindo desde modelos mais práticos e modernos para o dia-a-dia até opções mais clássicas e requintadas para ocasiões especiais. A ideia é atender por completo as necessidades das clientes Zeferino.

A grife conta também com uma coleção especial para noivas, batizada de Zeferino Bridal. Além dos modelos pensados exclusivamente para o grande dia de quem vai se casar, essa coleção também traz modelos deslumbrantes para madrinhas e convidadas. É composta por 28 modelos desenvolvidos em cetim, couro e renda, disponíveis nos modelos flats e saltos 4 a 10 centímetros.

Lançamentos para 2019

A coleção da temporada Verão 2019 é composta por 8 pares de sapatos. A principal inspiração para esses lançamentos se deu na hibridação entre as culturas do ocidente e do oriente.

Você já deve ter ouvido falar dos Souks (ou Socos), que são os mercados ou feiras tradicionais realizados no Norte da África e em países árabes. São locais onde se pode encontrar produtos diversos, como especiarias, frutas, perfumes, ouro, tecidos, joalheria, souvenirs e roupas.

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Paixão pelos detalhes. #zeferinoshoes

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Esses lugares são caracterizados pela sua grande explosão de cores e aromas, o que os torna grandes símbolos da variedade e riqueza cultural advinda da mistura de culturas diversas. É dessa cartela multicolorida que advém a inspiração necessária para a criação da temporada Verão 2019 da Zeferino.

As texturas para a coleção foram influenciadas pelos tecidos dos tapetes feitos à máquina, muito comumente encontrados nesses mercados.

Os florais têm presença constante, o que não poderia ser diferente, uma vez que se trata de uma coleção para ser usada na época mais quente, alegre e colorida do ano. Eles remetem à feminilidade e delicadeza femininas, uma vez que no mercado mais antigo há um setor exclusivo onde só trabalham mulheres.

O trabalho artesanal dessa coleção será transmitido entre diversas famílias, o que também tem um significado especial e um tanto quanto representativo. Há uma hierarquia nesses mercados, na qual um aprendiz só pode montar o seu próprio negócio após aprovado por uma comissão, que geralmente é composta por mestres artesãos.  

Quanto às cores, percebe-se a presença constante de tonalidades de especiarias como o açafrão, noz-moscada e romã, além daquelas que remetem às cerâmicas pintadas, que trazem as cores amarelo e tons de areia, pink e marinho. Cada cor escolhida para compor os sapatos possui um significado dentro do tema designado para inspirar essa coleção. Nenhum detalhe é por acaso.  

É pensando minuciosamente em cada etapa de produção e cada particularidade dos modelos que a Zeferino transmite a excelência de suas peças, que tendem a conquistar e envolver cada vez mais clientes.

As principais lojas físicas na cidade de São Paulo estão nos shoppings Iguatemi São Paulo e JK Iguatemi, localizados, respectivamente, na Avenida Brigadeiro Faria Lima e na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek.

Confira no vídeo a seguir como são feitos os sapatos Zeferino e entenda um pouco mais sobre sua qualidade e primazia:

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