Saiba tudo sobre a Vivara, a maior joalheria do Brasil

 

A Vivara é atualmente a maior rede de joalherias do Brasil, responsável por popularizar as jóias no mercado brasileiro.

Com design inovador, alta tecnologia e uma postura de mercado que prega pela qualidade “premium sem exageros”, a marca é capaz de criar coleções simples e versáteis, que acompanham seus clientes nas mais diversas ocasiões do dia a dia.

Você com certeza já conhece os produtos Vivara, mas será que já está familiarizada(o) com a história por trás desse império? Confira na leitura a seguir.

A história do império Vivara

Logo após o término da Segunda Guerra Mundial, a família Kaufman, de origem romena, decidiu imigrar para o Brasil. Com diversas gerações de experiência em joalheria, a família tinha entre seus membros alguns ourives habilidosos, e investiu nesse setor para se estabilizar no novo país.

A vivara nasceu em 1962
A vivara nasceu em 1962

A primeira loja Vivara foi inaugurada em São Paulo, no ano de 1962, no centro da cidade. Sua proposta era oferecer peças criadas com a mesma excelência e cuidado com que eram feitas as joias exclusivas dos antigos ourives.

Nelson Kaufman cresceu vendo seu pai atuando nesse ramo e lidando com as delicadas peças de ouro e brilhantes. Através dessa influência, passou também a dedicar-se aos negócios da família, e começou a administrar uma das duas lojas Vivara.

A Vivara teve grande participação no movimento de popularização do mercado joalheiro no Brasil. Conseguiu obter essa autoridade por meio da superioridade de suas peças e por manter um comércio de portas abertas e com a possibilidade de facilidades de pagamento para os seus clientes.

design elegante desde a embalagem
design elegante desde a embalagem

A marca sempre manteve um espírito de inovação na maneira de lidar com os seus negócios, criando e comercializando joias com design moderno e feitas com detalhes diferenciados. Foi dessa forma que a empresa conseguiu atender a demanda de uma clientela exigente à procura por preços acessíveis.

O cuidado artesanal da ourivesaria sempre foi algo com o qual a joalheria se preocupou, desde os anos iniciais dos seus negócios. Ainda assim, foi capaz de investir com sabedoria e visão de mercado em tecnologia, design, inovação e atendimento, confiando a produção de suas peças aos profissionais mais capacitados do mercado.

Todas as joias Vivara possuem um “V” grafado, o que demonstra o compromisso da marca em apresentar aos seus consumidores um produto com design exclusivo e dentro dos mais exigentes padrões de qualidade.

Em 1981, foi inaugurada a primeira loja Vivara dentro de um shopping center. Dez anos depois desse marco, a empresa já contava com 10 lojas em funcionamento na capital paulista, um crescimento notável dentro de um mercado tão competitivo e rigoroso.  

Foi nessa época que a marca investiu no ingresso no setor de produção de relógios. A marca é reconhecida atualmente por trabalhar com outras grifes renomadas internacionalmente, como Lacoste, Hugo Boss, Guess e Tommy Hilfiger, entre outras.

A partir do ano de 1996 foi dada a largada para um intenso processo de expansão da empresa, quando foi inaugurada a primeira unidade Vivara fora de São Paulo. Em 1997, a produção da marca foi transferida para Manaus, devido à possibilidade de obter incentivos fiscais na região.

As últimas décadas

Outra fase de expansão pode ser identificada no período a partir do ano 2001, quando a Vivara passou a abrir cerca de seis novas lojas por ano, um ritmo bastante considerável.

Mariana Ximenes e Sabrina Sato
Mariana Ximenes e Sabrina Sato

Essa conquista só foi possível devido ao forte investimento em campanhas de marketing e reposicionamento da marca. Uma das estratégias exploradas pela Vivara era a associação da marca com figuras famosas, como a modelo brasileira Shirley Mallmann e os atores Marcelo Antony e Maria Fernanda Cândido.

Em 2003, a marca já contava com 47 lojas espalhadas por todo o território brasileiro. Foi também nesse ano que a Vivara inaugurou a sua maior e mais luxuosa unidade, localizada no shopping Center Morumbi, em São Paulo.

O ano de 2007 também foi marcado por diversas inovações importantes para a Vivara. Nessa época, a empresa passou a adotar uma postura de alinhamento estratégico na ambientação de suas lojas, vitrines e produtos, contribuindo com a afirmação de sua identidade visual.

Além disso, foi nesse ano que a marca investiu em Gisele Bündchen como sua garota-propaganda, uma tática sem dúvida infalível para o marketing e publicidade da empresa.

Em 2009 foi a vez de Juliana Paes ilustrar o catálogo da nova coleção e as campanhas publicitárias da Vivara, sendo substituída posteriormente por Grazi Massafera. Isabeli Fontana também já estrelou uma campanha da marca, ao lado de seus filhos.

Nos últimos anos, a equipe de designers da Vivara foi reforçada, o que possibilitou uma atenção especial à criação de coleções exclusivas, com direito até mesmo a linhas confeccionadas à mão. É claro que isso veio a influenciar nos preços das peças, que nesse caso podem custar até R$ 20 mil.    

Life by Vivara

No ano de 2011, a Vivara lançou uma linha que veio a ser um dos seus maiores sucessos. Batizada de “Life by Vivara”, a linha oferece mais de 250 tipos de berloques, com temáticas referentes ao cotidiano, amor e trabalho, entre outros aspectos importantes inerentes à vida das pessoas.

coleção life by vivara
coleção life by vivara

A importância e o destaque dessa linha fica por conta do conceito introduzido por ela ao mercado, que é o de joias colecionáveis, uma vez que os pingentes podem ser comprados separadamente.

Dessa forma, cada cliente pode montar sua pulseira ou colar aos poucos, de acordo com a sua preferência e com pingentes de sua escolha, já que cada um deles têm um significado emocional específico. Isso faz com que cada joia se torne única, o que é algo muito apreciado por consumidores de objetos de luxo.

Urban Collection

As novidades não pararam por aí! Em 2012, a Vivara lançou sua marca própria de relógios, batizada com o nome de Urban Collection. Como o próprio nome já sugere, as peças possuem um estilo mais moderno, com uma pegada contemporânea cheia de personalidade.

linha urban collection
linha urban collection

A linha possui seis modelos de relógios unissex e dois femininos. Dois deles são modelos feitos com pulseiras de couro, mais clássicos, e os outros seis são modelos de aço, preservando a influência contemporânea da linha.

Nessa mesma época, a Vivara também lançou a sua primeira coleção de óculos de sol, ingressando assim em um novo segmento do ramo de acessórios.  

A Vivara dos dias de hoje

Atualmente, a Vivara é a maior rede de joalherias do Brasil. Possui mais de 110 lojas espalhadas por todo o Brasil, ainda que a maioria delas esteja localizada em shopping centers nas principais cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Belo Horizonte e Florianópolis.

rede de lojas vivara
rede de lojas vivara

A Vivara está presente em 20 estados brasileiros, e distribui anualmente mais de 900 mil catálogos. Sua fábrica, localizada em Manaus, emprega 80 profissionais altamente especializados, que desenham e executam as peças com o máximo de tecnologia.

Ainda assim, a marca preserva seu vínculo com os valores tradicionais da família Kaufman, sendo capaz de se renovar a cada coleção. O design criativo é um dos principais preceitos seguidos pela empresa, que surpreende seus consumidores a cada coleção lançada por meio do equilíbrio perfeito entre a alta qualidade e resistência e o requinte e simplicidade de suas joias.  

As tendências mundiais são sempre estudadas pela marca, que procura se manter informada com relação aos melhores materiais disponíveis no mercado.

Quiosque Vivara no Catarina Fashion Outlet
Quiosque Vivara no Catarina Fashion Outlet

Atualmente, a Vivara possui um faturamento médio anual de R$ 760 milhões, e emprega mais de mil funcionários, incluindo os franqueados. Dentre a grande diversidade de produtos oferecidos pela marca estão jóias, óculos de sol, relógios, perfumes, cintos, abotoaduras, carteiras, cadernos, canetas, etc.

A marca ainda não possui presença global, mas deve alçar voo rumo aos mercados internacionais em breve.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here