Uma linda mulher: tendências que ultrapassam o tempo

Capa do post sobre o filme Pretty Woman
  Banner Promocional Chanel do Etiqueta Única  

Com uma das maiores bilheterias de 1990, o filme Pretty Woman, traduzido para o português como Uma linda mulher, foi um dos maiores sucessos da época e sem dúvida ditou algumas tendências da moda.

A comédia romântica, que acontece em Los Angeles, conta a história de Vivian Ward, uma prostituta que é contratada por um grande empresário para acompanha-lo em seus compromissos sociais. Porém, a relação profissional começa a se transformar em algo pessoal.

Estrelado por Julia Roberts e Richard Gere, e dirigido por Garry Marshall. Atualmente, soma uma renda do aproximadamente $463.4 milhões, e é considerado, por muitos críticos, o melhor filme do gênero de comédia romântica.

linda prostituta chamada Vivian Ward
linda prostituta chamada Vivian Ward

O filme conta a história de uma linda prostituta chamada Vivian Ward (Julia Roberts) que conhece o empresário rico Edward Lewis (Richard Gere). Lewis contrata a prostituta para ser sua acompanhante em compromissos sociais por uma semana, mas acaba se apaixonando por ela.

O casal, que resolve ficar junto, tem que superar os obstáculos e preconceitos sociais da época, que giram em torno de um relacionamento de um milionário e uma prostituta.

Conheça Vivian Ward!

Vivian Ward, interpretada por Julia Roberts, é uma prostituta independente e de bom coração, que conhece Edward quando este lhe pede informações sobre como ir à Beverly Hills.

Julia Roberts como Vivian Ward

Vivian Ward conquistou o coração do público, não só pela beleza oferecida por Julia Roberts, mas também por seu carisma e singularidade. A atriz recebeu diversos elogios da crítica, por sua atuação e desempenho, recebendo um Globo de Ouro e uma indicação para o Oscar de Melhor atriz.

O contexto histórico do filme

Durante a preparação para filmagem, e adequação do roteiro, o filme passou por muitas modificações.

A obra original não era uma leve comédia romântica, mas sim um conto que retratava, de maneira obscura, a prostituição em Los Angeles.

O nome original era “$3.000”, inspirado no valor cobrado por Vivian para passar uma semana ao lado de Edward.

Dentro do contexto original, o filme fazia muitas críticas à situação da prostituição e Los Angeles no ano de 1980, abordando temas pesados e polêmicos. Vivian era viciada em drogas, e era originalmente antipática.

Edward também sofreu grandes mudanças durante a adaptação. Na obra original, ele não se apaixonada por Vivian, e voltava para Nova Iorque para ficar com sua verdadeira namorada.

Felizmente, Jeffrey Katzenberg, presidente da Disney Studios, insistiu para que a obra fosse adaptada para um “conto de fadas moderno”, deixando de lado o drama sombrio e obscuro da obra original. Após isso, foi lançado como comédia romântica pela Touchstone Pictures.

O filme, além de se tornar um grande sucesso da época, foi sucedido por diversas comédias românticas similares, como o filme Noivas em Fuga.

Uma linda mulher e as tendências de moda

O que muitas pessoas não sabem é que, além de ter se tornado uma referência no ramo do cinema, Uma linda mulher se tornou um ícone para a indústria da moda, lançando tendências que ultrapassaram as barreiras do tempo.

Apesar de ter chegado ao cinema em 1990, o figurino de Pretty Woman tem grandes referências dos anos 80, como o blazer com ombreira e alfaiataria.

Bota Verniz

O look clássico de Vivian Ward com bota longa de verniz tem diversas referências e possui vários elementos que poderiam muito bem ser usados atualmente.

A bota de verniz é o primeiro elemento. O verniz pode ser utilizado em diversas situações, tanto nas mais formais, quanto nas mais casuais. Atualmente as botas de verniz são combinadas com uma calça jeans skinny ou com mini saia. Além disso, a bota over the knee também vem sendo utilizada em looks de outono-inverno, e são muito usadas com saias e vestidos curtos.

Conjunto alfaiataria

Essa foi outra tendência que Vivian trouxe para as telonas, e que agora está vindo com tudo. O conjunto alfaiataria foi uma forte tendência no outono-inverno de 2018. As peças de alfaiataria têm, na maioria das vezes, cortes mais retos, estampas clássicas e abotoamento duplo.

Antigamente, as peças de alfaiataria tinham um tom mais sério e eram utilizadas apenas em ocasiões extremamente formais. Atualmente, você pode combiná-las para situações mais informais, e compor um look casual.

Um bom exemplo é utilizar uma camisa social com uma jaqueta, ou então a calça de alfaiataria com uma t-shit e um sapato de planta reta.

Marcas como Versace, Gucci ou Dolce & Garbana possuem peças lindas, que permitem diversas combinações e looks.

Camisa boyfriend

Em determinada cena do filme, Vivian Ward usa uma camisa masculina junto com uma saia lápis azul. Essa tendência é muito utilizada atualmente, e é chamada de roupa boyfriend, fazendo alusão à roupa do namorado, por ser grande.

A tendência em usar modelagens maxi veio com tudo nos anos 2015 e 2016, mas permanece em alta até hoje. Os modelos de camisa boyfriend podem ser utilizados soltos, com um nó na barra ou até mesmo como vestido, se for mais comprida.

Vestido poá

Julia Roberts soube bem como usar um vestido poá, e acabou lançando tendência. O vestido, utilizado durante o dia e combinado um penteado mais sóbrio, com o cabelo preso, denota elegância e sofisticação.

Atualmente, o poá está com tudo, não só em vestidos, como também em camisas, calças e saias.

Os vestidos são utilizados em cores vibrantes, e muitas mulheres optam pelo modelo mais rodado e feminino. Já as saias são utilizadas em combinação com croppeds lisos e na maioria das vezes são de cintura alta.

Uma linda mulher, além de marcar o início dos anos 90 no mundo do cinema, também ditou modas que perduram os anos e ultrapassam as barreiras. Vivian Ward nos ensinou que para ser uma linda mulher é muito mais do que usar peças bonitas e elegantes: é ter uma personalidade única e cativante.

  Banner Promocional Chanel do Etiqueta Única  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here