Ralph Lauren – a sofisticação da alta costura americana

Ralph Lauren
  Banner da campanha de black month do Etiqueta Única 2019.  

Com um estilo tradicional americano e com muita personalidade, a Ralph Lauren oferece desde roupas, acessórios e até apetrechos de decoração de interiores.

Para quem não conhece, a marca leva consigo na maioria das peças um jogador de pólo montado em um cavalo como símbolo representativo. De um jeito clássico e na moda, a marca oferece para os seus clientes uma variedade de produtos, dentre eles a relojoaria, roupas masculinas, femininas e infantil, peças de decoração, restaurantes, bares, cafés, coleções de perfumaria e até acessórios para animais de estimação.

Ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre a história da marca e saber por onde tudo começou? Então, vamos lá!

A história da Ralph Lauren

Ralph Lauren era jovem e desde 1964 já chamava muito a atenção pelo seu estilo e pelas suas gravatas de tecido fino de 10 centímetros (de largura). Ele não era um design, mas já tinha grande influência e ideias.

Foi assim que instigou seu empregador a criar e desenvolver gravatas mais largas. Daí por diante os pedidos só aumentaram! Mesmo com o dobro do preço de outras, as gravatas de seda italiana e feitas com todo cuidado a mão faziam muito sucesso.

Ralph Lauren
Ralph Lauren

Apesar do sucesso das vendas, quando chegou à empresa uma nova gestão de administração, as ideias de Ralph foram desconsideradas. Mas essa foi apenas uma janela que se fechou perto das portas que tinha aberto durante o seu caminho.

O jovem foi em uma busca de uma oportunidade e uma empresa maior e transferiu suas ideias para Beau Brumell, que também é voltada para o público masculino. Aderiu suas invenções e criou com ele uma marca para as gravatas.

Sempre com muito estilo, Ralph Lauren criou uma linha de gravatas listradas, denominada de POLO, que representa o mundo clássico e tradicional do esporte, trazendo sofisticação e elegância para as peças, sem fugir da descrição, que é uma grande virtude que simboliza a marca.

Elegância e sofisticação, este era o objetivo principal de Ralph Lauren. Um jovem que sempre admirou o estilo do duque de Windsor, de Cary Grant e Fred Astaire e no mundo feminino a Greta Garbo, que são representações de uma elegância natural. Com essas inspirações e a moda abrindo portas para ele fez da sofisticação a sua meta.

Em 1967, com a ajuda financeira de US$ 50 mil de um amigo costureiro de Manhattan, Norman Hilton, que Lauren criou a sua marca, nomeada de Polo Fashions, com criações e produções de gravata.

As gravatas abriram a porta do mundo da moda
As gravatas abriram a porta do mundo da moda

Inovando suas ideias, Ralph decidiu começar a desenvolver sua primeira coleção de roupas masculinas, no estilo de Ivy League, que é a maneira que classifica o estilo de muitos alunos de um certo grupo de faculdades, por exemplo: Columbia, Harvard, Princeton, Yale, etc.

O sucesso foi imediato! Já em 1969, a marca já tinha sido nomeada como POLO RALPH LAUREN e já tinha um espaço privilegiado para a exposição das peças dentro de uma das mais luxuosas lojas de departamento, a Bloomingdale’s.

Um ano após, ele foi reconhecido pelo universo da moda nos Estados Unidos, com o prêmio Coty, que é um dos mais respeitáveis dentro do mundo da moda americana.

Revolucionário no mundo da moda

Foi em 1971, ele entrou para a história trazendo a tendência dos ternos com alfaiataria clássica para as mulheres, incorporando seu logotipo nas suas criações. Ao abrir a sua primeira loja na badalada Beverly Hills, tornou Ralph pioneiro nesse assunto, já que era o primeiro estilista a inaugurar a própria loja.

Dentro da coleção de roupas femininas tinha suéteres Fair Isle, camisas sem gola, calças e saias de flanela, saias pregueadas, vestidos de veludo com gola de renda, com inspiração do estilo inglês de montaria. Porém, mesmo com toda a sofisticação, a reação do público não foi satisfatória. As peças pareciam uma alternativa feminina das roupas masculinas.

Sempre emblemático e revolucionário
Sempre emblemático e revolucionário

Foi em 1972 que o sucesso voltou a atingir novas expectativas com a criação da camisa pólo de dois botões, produzida em malha piquê, com o logotipo da marca e com uma diversidade de 24 opções de cores.

Junto com o lançamento foi feita a campanha “Every team has its color – Polo has 24’’, que significa: cada time tem sua cor – Pólo tem 24. A conclusão foi de triunfo para a grife. Ela virou mania e escolha de bom gosto para compor o closet masculino.

Camisas Polo Ralph Loren em diversas cores
Camisas Polo Ralph Loren em diversas cores

O reconhecimento internacional chegou em 1974, quando Ralph Lauren provou que entende de estilo, vestindo o ator Robert Redford, que estrelou o filme “O Grande Gatsby” e como mais um marco no seu livro de histórias. Recebera a indicação para mais um prêmio Coty, e dessa vez ele voltou para casa vitorioso com a categoria masculina e feminina.

Robert Redford no filme O Grande Gatsby
Robert Redford no filme O Grande Gatsby

E foi em 1977 que conquistas no ambiente feminino aumentaram, com a criação do figurino para a atriz Diane Keaton para estrelar o filme “Annie Hall”, de Woody Allen, traduzido e lançado no Brasil como “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”.

RL desenvolveu todo o figurino da atriz
RL desenvolveu todo o figurino da atriz

As peças que se tornaram clássicas no guarda-roupas feminino foram as calças cáqui, mocassins do tipo penny loafer e as camisas sociais e tradicionais brancas, que teve os caubóis e nativos americanos como inspiração.

Inovações dentro grife

Saindo da zona de conforto de roupas, foi a vez de inovar com lançamentos de perfumes, acessórios, roupas infantis e em especial a “home collection”, que é uma coleção voltada para acessórios de decoração de casa, contendo valiosos tapetes orientais, objetos de porcelana, móveis antigos, lençóis, entre outros.

O requinte e conforto era tanto que ao entrar nas lojas a sensação era de estar em casa.

Expansão da marca

Ralph Lauren se tornou pioneiro em inaugurar uma loja na Europa, mais precisamente em Londres, na movimentada Bond Street. A partir daí, foi mais um passo para o sucesso, levando a marca para o continente europeu.

E a Cidade Luz também ganhou a inauguração de uma loja da marca. Em 1986, ele foi o primeiro estilista a possuir essa localização exclusiva em Paris.

Loja em Paris
Loja em Paris

Desse momento em diante, a marca se diversificou e inovou cada vez mais, trazendo o lançamento de novos perfumes e com a criação de outras marcas, como a Polo Sports, além de apresentar novas localidades nas principais cidades ao redor do mundo.

Seu alcance atingiu a classe média americana, o que deu um ar de aristocracia para as suas produções. Tyson Beckford foi o nome de sucesso junto com a Polo Sport, sendo o primeiro negro a estrelar nas campanhas publicitárias em 1994 da renomada grife.

A lucratividade da marca em 1999 era de US$ 80 milhões. Nessa mesma época era possível contar 56 lojas no Canadá e 13 nos EUA. Atualmente, são 198 lojas em torno do ambiente americano e canadense, além de 13 países que possuem uma localidade da marca.

Linha Polo, Ralph Lauren
Linha Polo, Ralph Lauren

O símbolo de Ralph Lauren foi inspiração para a criação da linha Big Pony, que foi uma edição exclusiva com o logotipo do cavalo maior, trazendo mais visibilidade. O sucesso foi tanto que a edição limitada passou para a equipe de coleção regular de produções da grife.

O sucesso internacional

No ano de 2003, a cidade de Nova York ganhou com exclusividade a inauguração de uma loja especificamente, para público infantil. Com o passar dos anos, a grife trouxe a expansão de continente, inaugurando requintadas lojas.

No ano de 2004 foi a vez de Milão, em 2006 em Tóquio, em 2007 em Moscou e em 2008 em Paris, na Avenue Montaige. Essa butique foi voltada especialmente para o mundo feminino, trazendo as mais luxuosas opções, como as bolsas Ricky, que é uma criação de Ricky Lauren, a mulher de Ralph.

Ralph e Rick Lauren
Ralph e Rick Lauren

Feita a mão em couro de crocodilo, a bolsa é uma exclusividade que é vendida apenas por encomendas chegando a aproximadamente, US$ 22 mil…. no entanto todas as bolsas Ralph Loren tem seu brilho!

Nesse mesmo tempo, em parceira com Compagnie Financièrie Richemont S.A. foi o lançamento das criações da Ralph Lauren de jóias e relógios, fazendo a sua apresentação em Genebra, no Salão Internacional da Alta Relojoari

Inovando nas produções, a marca trouxe a camisa pólo lisa com tintas coloridas e carimbos, o kit “Paint Your Own Polo”, que possibilita o usuário usar da sua própria criatividade para desenhar e customizar sua peça. Uma tendência atrativa da grife é que 100% do seu valor arrecadado era voltado para organização de crianças com câncer.

Restaurante luxuoso da marca
Restaurante luxuoso da marca

A sofisticação da marca saiu das lojas e foi para a cozinha de um restaurante. O luxuoso Ralph’s foi inaugurado dentro da recém aberta boutique na rua Saint Germain, em Paris, uma localização extraordinariamente chique.

Primeiro Desfile em 4D

Trazendo sempre as melhores inovações para o mundo da moda! Eem 2014 Ralph Lauren surpreendeu com o seu desfile em 4D, as passarelas foram feitas sob as águas do lago do Central Park. Com isso, a grife ilustrou que mesmo depois de um grande caminho de sucesso é possível dar continuidade a elegância como objetivo da marca.

A Marca é referência de luxo dentro do mundo da moda masculino e feminino como sinônimo de um estilo com muita personalidade e sofisticação de um jeito natural. O perfil masculino que veste as peças da marca é ao mesmo tempo simples, básico e moderno, contemporâneo e atual. O perfil feminino é voltado para sofisticação, sem pesar no luxo, a marca traz elegância para as mulheres que vestem Ralph Lauren.

Ralph Lauren Brasil

No Brasil a loja tem 7 unidades, sendo elas quatro em São Paulo, duas no Rio de Janeiro e uma em Belo Horizonte. Porém, existia muitas dificuldades com falsificações e a posição financeira de parceiros locais, por isso foi encerrado os trabalhos em 2001.

Em 2015, a marca retornou para o país, voltando em grande estilo e tamanho, Surpreendeu com a inauguração de uma loja de 850m² contendo vários salões e um bar interno, que é uma possibilidade de prazer e relaxar após as compras.

Loja da Ralph Lauren no shopping Cidade Jardim
Loja da Ralph Lauren no shopping Cidade Jardim

A loja está localizada no shopping Cidade Jardim, que contém as mais relevantes marcas de luxo. Ela é composta pela linha feminina Collection, que é uma opção mais requintada da marca e a coleção masculina Purple Label, contando também com alternativas de objetos de decoração, artigos de couro, relojoaria, perfumes e calçados.

Pela loja está exposta a grande coleção de miniaturas de carros de Ralph Lauren, inclusive, alguns estão disponíveis para venda.

Ursinho, o ícone que virou tradição

Ralph Lauren tinha uma equipe de trabalho muito criativa e em um dos seus aniversários, esse mesmo grupo teve a brilhante ideia de presenteá-lo com um ursinho de pelúcia e o vestiram com um look da marca.

A brincadeira que deu certo
A brincadeira que deu certo

Muito estiloso, o ursinho estava de camisa xadrez, calça jeans e jaqueta jeans com detalhes em veludo. E o estilista ficou maravilhado com o presente e essa grande ideia virou uma tradição. Em todos os seus aniversários ele ganhava um novo ursinho com looks diferentes.

Teve muitos ursinhos com estilos diferentes, mas Ralph não queria parar por aí e levou essa ideia para as lojas, comercializando os ursinhos. Porém, esse objeto tinha um preço inacessível e foi então que o estilista levou a pelúcia para a estampa de um suéter em 1991 e o resultado não poderia ser outro, foi um sucesso imediato.

A mente brilhante por trás do sucesso

No dia 14 de outubro de 1939 em Nova York, nasceu um prodígio, Ralph Lauren. Sua mãe era uma verdadeira artista e dona de casa. O sobrenome veio de herança de uma família de imigrantes russos e foi trocado por Lauren por ser de uma pronúncia mais fácil.

Ralph Lauren
Ralph Lauren

Algum tempo depois esse mesmo nome se tornou reconhecido no mundo todo como um sinônimo de sofisticação e elegância. 

Mesmo com poucas oportunidades financeiras, Lauren não deixava de ter bom gosto para se vestir, combinando seus looks com velhos paletós de tweed, que era um clássico de sucesso da época.

Seu pai ganhava pouco como pintor, era judeu ortodoxo. Para ajudar financeiramente, Ralph trabalha na área de devolução de peças de uma loja de departamentos. Depois de um tempo que o estilista serviu ao exército, se tornou funcionário da Brooks Brothers, como vendedor.

Nessa mesma época, Lauren estudava administração durante o período da noite e depois de um tempo começou a vender luvas. Em pouco tempo, o menino prodígio se transformou em vendedor regional para Abe Rivetz em Nova York e foi a partir dessa porta que se abriu, que o seu gosto por criações de moda surgiu.

Ralph sempre deu total importância para o trabalho. Se diz ser um vendedor de sonhos que busca sempre trazer uma moda sofisticada e elegante para os seus clientes.

Em 1987 retirou um tumor do cérebro e se dá o prazer de ter os carros e casas que sempre sonhou. Sua coleção de carros milionária chega aproximadamente a 70 modelos que marcaram e ainda marcou época.

Em 1996 conquistou o prêmio Humanitarian Awar que foi entregue especialmente pela princesa Diana. Com uma mente visionária, suas campanhas sempre tem o objetivo beneficente e já chegou a arrecadar US$ 2 milhões com o intuito de proporcionar pesquisas contra o câncer de mama e a AIDS.

Outra ocasião que teve a ajuda do estilista foi durante a tragédia no Haiti em 2010. O estilista desenvolveu camisa pólo que continha a bandeira do país e 100% do lucro foi destinado a reconstrução do Haiti. É com essas e outras campanhas que o mundo conheceu um grande estilista e também um homem de caráter inigualável.

A marca nos dias atuais

Atualmente a organização conta com 480 lojas próprias. Somando com todas as lojas operacionais sob licença, as de departamentos e multimarcas são no total 23.000 pontos de vendas e quem tem a oportunidade de contar 23 mil colaboradores dessa grande empresa.

Sofisticação e bom gosto
Sofisticação e bom gosto

O ponto de venda mais famoso da marca, a Flagship Store está localizada na mansão Rhinelander, na Madison Avenue em Nova York. É possível de se encontrar outras lojas âncoras em Greenwich, Milão, Londres, Chicago, Tóquio, Moscou e Paris.

Agrada bem a qualquer público
Agrada bem a qualquer público

É responsável pela assinatura das marcas: Ralph Lauren Home, Polo Sport, Ralph Lauren Black Label, Ralph Lauren Collection, Ralph Lauren Purple Label, Polo Ralph Lauren Children’s, Double RL, RLX e Denim & Supply Ralph Lauren, Polo Ralph Lauren, Lauren Ralph Lauren.

A grife produz uma diversidade de produtos, desde roupas, calçados, acessórios, malas de bagagens, relógios, jóias, roupas de cama, perfumes, móveis e acessórios para cachorros.

Linha do tempo da Ralph Lauren

  • 1972: lançamento oficial da coleção de calçados e acessórios
  • 1978: Foi a vez das colônias masculinas, sendo elas: Colônia pós-barba (POLO for Men After Shave Balm) e lançamento também do perfume POLO for MEN e da colônia voltada para o público feminino Lauren. Nesse ano foi a primeira vez que aconteceu o lançamento de um perfume masculino e um feminino no mercado. O perfume masculino já tem mais de 30 anos e ainda continua sendo um sucesso e tendo seguidores leais, o que o coloca em posição de destaque entre outros. No mesmo ano, a Ralph Lauren traz um novo estilo como lançamento, o Campestre, contendo casacos franjados de camurça, blusas leves de mangas bufantes, cintos de couros e saias de brim usadas sobre camadas de algodão branco.
  • Em 1978: Aconteceu o lançamento da linha de roupas infantis, Polo for Boys, que começou uma grande tradição da marca neste campo. Hoje em dia, a marca nomeada de Ralph Lauren Children’s, comercializa acessórios e roupas para meninas, meninos e bebês, desde os recém-nascidos.
  • 1980: Lançamento das capinhas com capuz, saias rodadas, camisas de madras e blusas de linho com babados e a inspiração da vez foram os pioneiros americanos.
  • 1982: A apresentação de uma coleção de malas. E inauguração oficial do primeiro Outlet (Polo Ralph Lauren Factory Store). Localizado na cidade de Lawrence no estado do Kansas, com a venda de produções com detalhes defeituosas e fora de coleção por um valor mais baixo.
  • 1983: Lançamento oficial da linha de decoração, a Ralph Lauren Home, que contém objetos de cama, mesa e banho, além de papel de parede. Ralph foi reconhecido como o primeiro a inovar na criação de linhas nesse segmento.
  • 1990: Lançou uma coleção mais tradicional e esportiva, sem deixar de ser chique, a Polo Golf e para o público feminino foi criada uma versão em 1998. Nos dias de hoje, a grife inclui-se na linha RLX.Nesse mesmo ano foi o lançamento do perfume Safari na opção feminina. Logo após ser anunciado como o “Perfume do Ano” nos EUA, as vendas atingiram aproximadamente US$ 11 milhões na loja de departamento Bloomingdale’s. A opção para o público masculino seria introduzida em dois anos.
  • 1993: Aconteceu a inserção da linha Polo Sport, contendo acessórios e roupas esportivas e que teve a sua primeira localidade inaugurada no endereço 888 da Madison Street em Nova York. O lançamento da opção feminina foi lançada em 1996. As produções tiverem um encerramento em 2005, mas retornou em 2015 com a introdução de roupas para práticas esportivas de alta performance.
  • 1994: Lançamento de uma coleção de roupas no estilo inglês. A Purple Label contém paletós, camisas sociais, calçados, sobretudos e ternos.
  • 1995: Ano de lançamento da linha Ralph Lauren Paint, que é uma coleção voltada para decoração composta por sofisticadas tintas e oferece 500 opções de cores. Começou com a produção por Sherwin Williams e é vendida nas grandes lojas de varejo dos EUA.
  • 1996: Lançamento de uma coleção voltada para o público jovem, a Polo Jeans Co. Em seguida a marca foi denominada de Polo Denim e produtos comercializados em lojas de departamento e na Europa, teve o seu encerramento das produções.
  • 1998: A apresentação da Ralph Lauren Extreme, ou melhor, RLX. A linha é voltada para a prática de esportes ao ar livre, por exemplo: esqui na neve, vela, golfe, alpinismo e tênis.
  • 1999: Ano de lançamento para o público jovem feminino, a Ralph by Ralph Lauren. Inauguração de um sofisticado restaurante ao lado da loja de Chicago, que é a maior da grife no mundo todo e foi nomeado de Restaurante RL. Em Paris também inaugurado um restaurante cujo o nome é Ralph’s. E nesse mesmo ano, foi o lançamento do perfume feminino Romance.
  • 2000: Pioneira grife de luxo a iniciar o segmento de comércio virtual. Foi também o lançamento do perfume feminino Ralph que logo depois teve as variações de opções, como em 2004 o Cool, em 2006 o Hot e Rocks e em 2008 o Wild. Pink Pony foi lançado nesse mesmo ano, sendo que todos os itens dessa coleção continham o famoso logotipo da marca em rosa. Uma grande parte do lucro dessa linha é voltada para a instituição fundada por Ralph em função de pesquisas, exames e tratamento do câncer de mama, a Pink Pony Foundation. O estilista também é responsável pelo The Ralph Lauren Center for Cancer Care and Prevention, que é um lugar especializado e que oferece diagnósticos, exames, psicoterapia e outros tratamentos para o câncer de mama.
  • 2001: Lançamento de mais um perfume da marca, o Glamorous.
  • 2002: Lançamento de um perfume, mas desta vez para os jovens homens urbanos, o Polo Ralph Lauren Blue.
  • 2003: Mais um perfume feminino entrou para a lista da grife, como uma fragrância sexy, o Ralph Lauren Blue entrou fortalecendo seu espaço no mercado. E também foi o lançamento dos perfumes voltados para o público masculino, Romance Silver e Purple Label.
  • 2004: Lançamento da coleção Ralph Lauren Rugby. Essa linha é composta por roupas para jovens entre 16 a 25 anos. Também aconteceu o lançamento oficial do perfume voltado para o público feminino, Lauren Style.
  • 2005: Apresentação do perfume Ralph Lauren Black e apresentação do perfume masculino Pure Turquiose.
  • 2006: Foi introduzido no mercado o perfume masculino Double Black.
  • 2007: O Polo Explorer foi lançado como uma fragrância para aquele homem ousado e moderno. Nesse mesmo ano foi apresentação da Lauren Spa, uma coleção especificamente para cama e com o material 100% orgânico.
  • 2008: Llançamento do Polo Modern Reserve e o objetivo com esse novo perfume era de aproximar o público mais jovem.
  • 2009: Apresentação pioneira de uma linha de relógios de luxo. Seu custo era aproximadamente US$ 9 mil e conta com três peças que ilustram como Ralph Lauren identifica e vê o luxo atemporal. Lançamento do Polo Red e, White e Blue, que são perfumes masculinos da marca.
  • 2010: A marca fez uma referência com quatro jogadores de um time de pólo e pela primeira vez marca lançou quatro perfumes masculinos. As embalagens são coloridas e numeradas de 1 a 4, o azul representa o esporte, o vermelho a sedução, o verde a aventura e o laranja o estilo.
  • 2011: Foi o lançamento de uma coleção requintada de joalheria que continha desenhos clássicos. Com muitos detalhes e luxo, a linha foi nomeada de Ralph Lauren Fine Jewelry Collection.
  • 2014: A marca fez o lançamento de uma camiseta com a capacidade de acompanhar e fiscalizar o usuário durante a prática de esportes. Essa peça é capaz de interpretar nível de estresse e batimentos cardíacos e todas essas informações são transmitidas para um aplicativo de celular. Foi nomeada de PoloTech.
  • 2015: Foi a vez de mais um restaurante da marca ser inaugurado em Nova York, o The Polo Bar. A localização ficava perto da flagship store, a loja âncora da marca na Quinta Avenida. A decoração do ambiente era sofisticada com sofás de couro caramelo e almofadas de estampa xadrez com o fundo verde escuro, que é parte do universo de ícones da marca. O restaurante é grande, podendo atender 180 clientes conjuntamente e serve steaks, sanduíches, corned beef e tortas de caranguejo.

Curiosidades sobre a Ralph Lauren

Assim como toda boa marca de alto luxo, a RL têm algumas curiosidades que nós contamos para vocês:

  • A L’Oreal tem licença para a produção da clássica linha de perfumes da marca.
  • A marca deve sua participação em 2005 como patrocinadora oficial dos trajes do torneio de tênis US Open. E em 2008, expandiu sua trajetória nos esportes sendo a fornecedora de todas as peças usadas pelos times olímpicos americanos.
  • Um dos seus filhos é casado com Lauren Bush, neta do ex-presidente George Bush e sobrinha de George W. Bush, também ex-presidente dos EUA. David Lauren é um dos seus possíveis sucessores. Andrew que é também seu filho trabalha como diretor de filmes independentes e Dylan é proprietária da Dylan’s Candy Bar.
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