black friday etiqueta única

Já pensou em encontrar o amor da sua vida em um anúncio de jornal? Em “Procura-se Susan Desesperadamente” isso é possível!

Desperately Seeking Susan (nome em inglês) foi um filme marcante, o primeiro papel importante na carreira de Madonna e o filme também forneceu papéis iniciais para vários outros artistas bem conhecidos, como John Turturro, Laurie Metcalf, Aidan Quinn e Steven Wright.

Primeiramente, um resumo: Roberta Glass, uma dona de casa entediada, começa a suspeitar que seu marido está a enganando. Paralelamente a isso, a mulher passa a se interessas por Jim e Susan, um casal um tanto excêntrico que marca encontros por meio de anúncios em jornais.

Depois de um acidente, Roberta acaba batendo a cabeça e perdendo a memória e, sem saber de nada, assume a identidade de Susan. O único problema é que Susan está sendo procurada por Wayne Nolan, por conta de um valioso roubo de brincos.

black friday etiqueta única

O filme, que foi lançado no ano de 1985, além de trazer a diva Madonna como a protagonista, lançou tendências de moda que são usadas até hoje.

Susan, interpretada por Madonna.
Susan, interpretada por Madonna.

Dirigido por Susan Seidelman, o filme e mistura comédia e drama  na interação de duas mulheres completamente diferentes. Uma dona de casa entediada (Rosana Arquette) e uma que só busca diversão (Madonna).

O longa, que começou a ser gravado em agosto de 1984, foi produzido com um orçamento de mais de 4 milhões de dólares. As gravações duraram apenas dois meses e passou por pontos turísticos como Manhattan, Nova Jersey e Atlantic City.

Inicialmente, o filme era indicado somente para maiores de 14 anos. Porém, por conta de todo sucesso, e especialmente por conta dos fãs de Madonna, o longa foi adaptado para classificação livre.

A interpretação de Madonna

O ano era 1984. Madonna tinha acabado de lançar um dos seus álbuns de sucesso: Like a Virgin. Susan, diretora do filme, chamou a diva do pop para fazer uma audição para protagonista do filme.

Apesar da conclusão positiva da diretora, os produtores do filme não ficaram satisfeitos. Por isso, Madonna foi instruída a fazer uma aula de atuação por mês para, então, refazer a audição.

Um mês depois, lá estava ela. Segundo os produtores, sem muita melhora. Mas a diretora do curta gostou de seu estilo e atitude, e a ofereceu o papel de protagonista da trama.

“Procura-se Susan Desesperadamente” foi o pontapé inicial para a vida de atriz de Madonna. Infelizmente, há quem diga que ela não se deu muito bem nas telonas, tanto no filme que a revelou como atriz, quanto em outras obras, como Surpresa de Shanghai (1986) ou Quem É Essa Garota (1987).

Há outros que ainda dizem que Madonna é uma boa atriz, mas que seu lugar de honra mesmo é no palco, como rainha no pop.

Madonna atuando
Madonna foi julgada, por muitos, uma má atriz

Opiniões a parte: independente de opiniões, Madonna lança tendências de moda e estilo, tanto nas telas quanto nos palcos.

Além do sucesso quase automático de Madonna como atriz, a diva pop lançou uma música especial para o filme, que infelizmente nunca chegou a ser lançada para o filme. Porem, “Into the Groove” está presente no álbum Like a Virgin.

Repercussão e Prêmios

Apesar de ter sido um filme que marcou uma época, “Procura-se Susan Desesperadamente” não foi tão bem recebido e aclamado pela crítica.

Ainda assim, o longa foi indicado para Globo de Ouro, em 1986, com a categoria “Melhor Performance de uma atriz em um filme – Comédia ou musical”, e para o César Award, como “Melhor filme estrangeiro”.

Além disso, o filme ganhou o BAFTA Awards na categoria “Melhor Atriz em um Papel de Apoio”, com Rosana Arquette.

O estilo dos anos 80

Os anos 80 foram uma época moderna e inovadora, em que surgiram tendências para todos os gostos e estilos. Pode-se dizer que essa época lançou um estilo divertido, versátil e ao mesmo tempo ousado e sensual.

Foi nessa década que houve o surgimento do estilo “yuppie”: a moda dos jovens workaholics. Essa moda era recheada de suspensórios e gravatas coloridas, denotando trabalho, sem perder o lado divertido.

Anos 80 também são sinônimo de revolução. As mulheres começaram a se levantar e buscar cargos de chefia no mercado de trabalho. Por isso, a moda feminina era cheia de cós-alto e ombreiras, dando à quem vestia uma aparência executiva e poderosa.

Além disso, não foi só o estilo “yuppie” que teve sua vez nos anos 80. Nesta década surgiu um estilo colorido e vibrante, influenciado por bandas de sucesso como The B-52’s e Devo. A moda que regia esse estilo levava cores vibrantes e chamativas, com um toque moderno e futurista.

Atualmente, alguns modelos de bolsas, roupas e acessórios são inspirados em cores dos anos 80, como podemos ver no modelo Chanel, abaixo.

E foi neste cenário que Santo Loquasto, figurinista de “Procura-se Susan Desesperadamente”, planejou looks que fazem sucesso até hoje, tanto nas ruas quanto nas passarelas.

Acessórios

Os anos 80 foram marcados por muitos braceletes, conjuntos de pulseiras de metal e acrílico, colares de pérola e crucifixos. Além disso, a maquiagem era cheia de batons fortes e cores vivas e vibrantes.

Acessórios são a grande marca dos anos 80
Madonna interpreta Susan

Atualmente, podemos ver um pouco dessa tendência nas passarelas, com peças de Marc Jobs e Louis Vuitton.

Calça Harem

As calças harem são um modelo presente em grande parte do filme.

O modelo foi inspiado nas odaliscas. Por isso, nota-se: calças amplas nas pernas, e presas na cintura e no tornozelo.

Susan utiliza calças Harem
Calças Harem

Atualmente, este tipo de calça foi adaptada e pode ser encontrada com estampas mais masculinas, no estilo alfaiataria.

Cores Cítricas e Animal Print

As leggins de cores cítricas fizeram moda em grande parte dos anos 80. Além das leggins, as meias coloridas aparentes também fizeram o estilo das meninas da época

Cores cítricas características dos anos 80
Cores cítricas em sapatos e calças são características dos anos 80

No filme, é possível ver diversos looks baseados nessa tendência e no color blocking (combinação de duas ou mais cores vibrantes na mesma produção)

Sandálias de plástico coloridas

Para compor um look despojado e divertido, as mulheres dos anos 80 utilizavam, junto às roupas coloridas, sandálias de plástico coloridas, geralmente com saltos grossos e plataformas.

Atualmente, as sandálias de plástico são utilizadas não só em modelos com salto, mas modelos baixos e com cores menos vibrantes, dando diversas opções para quem quer ousar ou permanecer mais casual ou confortável. Um exemplo disso foi o desfile da São Paulo Fashion Week, para o verão de 2017.

SPFW relança tendência dos anos 80
SPFW relança tendência dos anos 80

“Procura-se Susan Desesperadamente” foi um filme que dividiu gostos e opiniões, mas foi aclamado pelo mundo da moda e por quem gosta de estar sempre de olho nas tendências. E você? Já montou seu look anos 80?

 

black friday etiqueta única

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here