Por que o mês de Novembro é o melhor para vender?

Capa do post sobre o porque novembro é o melhor mês para vendas.
  Banner da campanha de black month do Etiqueta Única 2019.  

Tempo de leitura do post sobre por que o mês de novembro é o melhor para vender.

Itens de moda são altamente consumidos durante todo o ano, principalmente pelo fato de lidarmos com sazonalidades. A cada mudança de estação é natural que busquemos itens que melhor se adaptem às novas temperaturas, tendências e, até mesmo, nossa energia para aquele determinado período.

Porém existe um momento do ano em que todas as energias são voltadas para o comércio: Novembro! A famosa temporada da Black Friday, os diversos descontos e o clima de renovação com a chegada do final do ano, aquecem o mercado e representam um ótimo momento para desapegar daquelas peças paradas, renovar as energias do guarda-roupa e lucrar com o processo.

Gif de Hommer Simpson da série Simpsons.

Confiram abaixo as razões pelas quais fazem novembro o melhor mês para vender!

Por que é o melhor mês?

Novembro é um dos melhores meses para se vender no comércio, mas por que isso? Segundo Isabella Nunes, gerente da pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta das vendas no mês de novembro tem ligação direta com a Black Friday, que impulsiona fortemente as vendas online, que são os principais motores da ação.

Segundo a pesquisa, as vendas do comércio varejista brasileiro em novembro de 2018 registrou alta de 2,9% quando comparado às vendas do mês de Outubro. Quando comparadas as de Novembro de 2017, esta alta sobe para 4,4%.

Fonte: IBGE
Fonte: IBGE

Já para este ano, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê um crescimento de 18% no faturamento do comércio eletrônico no período da Black Friday, quando comparado ao mesmo período em 2018. Ainda é esperado que os e-commerces arrecadem R$3,45 bilhões nos dias que contemplam a ação.

Black Friday

Origem

Não é possível afirmar ao certo a origem de inúmeras expressões, mas, de acordo com diversos dicionários financeiros, a expressão “Black Friday” (“sexta feira negra” em tradução livre) foi usada pela primeira vez no dia 24 de Setembro de 1869, quando um grupo de investidores tentou controlar o mercado de ouro, o que causou uma queda vertiginosa do preço que, consequentemente, implicou em um recesso econômico.

Em um conceito geral, o termo Black Friday se refere à qualquer sexta feira onde há uma calamidade pública.

Black Friday banner.

Black Friday Atualmente

Nos dias de hoje, a Black Friday tem um conceito totalmente diferente do seu original. Ela se tornou uma locução empregada para se referir à quarta sexta feira do mês de novembro, após o feriado de Ação de Graças, comemorado nos Estados Unidos.

Por ser um dia entre o feriado e o final de semana, muitas empresas concedem folga para seus funcionários, fazendo com que os varejistas percebessem uma excelente oportunidade para criar liquidações e aumentar as vendas, atraindo inúmeros consumidores e marcando o início da temporada de compras para as festas de final do ano.

No Brasil, a Black Friday chegou no ano de 2011 através do portal Busca Descontos ( que é, desde 2010, o pioneiro em cupons, ofertas e big dates do país), e vem crescendo cada vez mais e batendo recordes de vendas ano a ano. No ano de 2019, a black friday irá acontecer no dia 29 de Novembro, anote em seu calendário!

Banner de Black Friday

Como ganhar dinheiro na Black Friday?

Com a black friday, o acesso em sites costuma a crescer já no começo de novembro, com os consumidores pesquisando previamente os preços para a data e sendo impactados antes mesmo da ação no final do mês.

Segundo dados revelados pelo site Reclame Aqui, divulgados para o site TechTudo, 64,6% dos consumidores já apuram os valores de peças cobrados antes da BF, e 83% da população participou das edições anteriores.

E por que não utilizar o melhor momento de vendas do ano para ganhar dinheiro? Desapegar de peças de luxo que estão paradas em seu guarda roupa pode ser uma ótima opção! Além de renovar as energias do guarda roupa, você ainda pratica o consumo consciente, aumentando o tempo de vida de produtos de moda e estimulando a economia circular, grande aposta de pesquisadores para solucionar o grande impacto negativo que a industria tem no meio-ambiente e na sociedade.

Fotos de roupas de consumo consciente.

O Etiqueta Única é o maior portal second-hand de luxo online no Brasil e atua na intermediação da venda e compra de artigos de luxo novos e seminovos. Facilitamos todo o processo de venda, fazendo com que tudo seja da forma mais cômoda e prática para você!

Vender suas peças não significa apenas manter itens de luxo em circulação, estender o tempo de vida de cada peça e contribuir para a economia sustentável, mas também uma forma de ganhar dinheiro nesta black friday!

Saiba mais como desapegar de suas peças de luxo sem sair de casa com facilidade com o Etiqueta Única!

  Banner da campanha de black month do Etiqueta Única 2019.  

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here