Conheça o revolucionário estilista contemporâneo Phillip Lim

 

Philim Lim é, hoje, um dos maiores nomes do universo fashion, e uma das grandes referências da moda contemporânea. Se tornou internacionalmente conhecido pelas suas criações, que apesar de serem de alta qualidade, possuem preços acessíveis para clientes que apreciam a moda e gostam de investir em modelos diferenciados.

Em 2005, Phillip Lim co-fundou a marca 3.1 Phillip Lim em parceria com o seu amigo e parceiro de negócios Wen Zhou, ocupando o cargo de diretor de criação da empresa.

Saiba mais a seguir sobre suas criações e a trajetória desse grande nome da indústria da moda.

A trajetória de Phillip Lim  

Phillip Lim nasceu na Tailândia, em 1973, e possui descendência chinesa. Quando ainda era pequeno, mudou-se com a família para a cidade de Orange County, na Califórnia, onde foi criado e viveu até a sua fase adulta.

Phillip Lim
Phillip Lim

Lim cresceu vendo sua mãe trabalhar cerca de dezoito horas por dia como costureira de uma fábrica de roupas, o que teve grande influência sobre ele. Apesar de sempre ter nutrido uma paixão pela moda, ele nunca pensou que pudesse trabalhar com isso. Devido a sua cultura asiática, esperava-se que ele se dedicasse a outro tipo de carreira.

Foi devido a essa expectativa que ele se formou na faculdade na área de negócios. Três anos depois disso, porém, ele veio a se formar também em um curso de economia doméstica, que abrange temas ligados à costura.

Phillip Lim cresceu inspirado pela mãe
Phillip Lim cresceu inspirado pela mãe

O estilista chegou a estagiar no setor de design da loja de departamento de luxo Barney’s, que possui uma unidade na cidade em que ele cresceu.

Em 1999, Phillip Lim passou a trabalhar para uma marca de roupas chamada Development, de Los Angeles, onde atuou até 2004. A marca é dedicada especialmente à criação de roupas para surf, e a Lim foi designado o desenvolvimento de uma linha feminina.

3.1. Phillip Lim

Cinco anos depois de criar suas primeiras peças para a Development, Lim fundou a sua própria label, chamada de 3.1. Phillip Lim, responsável atualmente por um enorme sucesso no meio fashion. A marca foi concebida em parceria com Wen Zhou, que na época dirigia uma empresa de produção têxtil e teve sua atenção atraída pelo talento de Lim.

A marca é reconhecida pela sua mistura perfeita de luxo, confiança e feminilidade. A parceria entre Lim e Zhou resulta em coleções de moda com recortes e designs variados e modelos ousados, como seus vestidos elegantes com formato expandido e casacos e jaquetas feitos sob medida.  

Com a 3.1. Phillip Lim, o estilista conquistou sucesso crítico e comercial absoluto. Em 2007, o Conselho de Estilistas da América (CFDA) concedeu a Lim o prêmio “Emerging Talent in Womenswear” (Talento Emergente em Moda Feminina, em tradução para o português). Em 2012, ele ganhou o prêmio Swarovski, atribuído pelo mesmo conselho.

Lim também já foi indicado ao Vogue Fashion Fund, evento anual que premia novos e promissores talentos da moda norte-americana.

Suas roupas conversam com o estilo das ruas
Suas roupas conversam com o estilo das ruas

A mistura de culturas diferentes em sua criação fez com que o estilista desenvolvesse uma perspectiva diversa a respeito da moda, capaz de combinar sofisticação e a grande pluralidade de estilos vistos nas ruas em uma mesma personalidade. Isso possibilita que sua marca ofereça peças que atendam as necessidades de seus clientes, ao mesmo tempo em que conseguem preservar a elegância e o estilo dos modelos.

Atualmente, a marca possui mais de dez linhas diferentes, todas criadas e dirigidas por Phillip Lim. A cada lançamento, o estilista consegue promover um estilo totalmente diferente para cada uma das coleções criadas. A abundância de culturas nas quais ele se inspira para montar suas criações é também um dos aspectos responsáveis por tamanha multiplicidade.

Roupas confortáveis e versáteis, que agradam as fashionistas
Roupas confortáveis e versáteis, que agradam as fashionistas

O resultado são projetos dinâmicos, sensuais e divertidos, que facilmente agradam os críticos da moda e os fashionistas. Isso é um resultado da própria personalidade do designer, já que Lim é visto como uma pessoa bastante descontraída.

Além das peças de vestuário, a 3.1. Phillip Lim também cria bolsas e calçados. Os principais e mais chamativos itens são as botas cheias de estilo e atitude provocativa.

As criações de Lim surgiram em um momento muito propício, uma vez que foi nesse contexto que começou a acontecer a modernização dos meios profissionais e das relações de trabalho, com uma tecnologia mais avançada e mais igualdade de condições para homens e mulheres.

Os looks modernos e inovadores de Lim pareciam traduzir muito bem essa atmosfera.

Lim caracteriza o estilo de suas produções como “clássico com um toque”. A definição parece perfeita, uma vez que ele de fato consegue levar a sofisticação fashion para um nível diferente e revolucionário. Seu estilo é feminino, favorecendo um visual mais romântico e sedutor.

Sua principal inovação é a capacidade de criar peças jovens e sofisticadas, sem precisar cobrar uma fortuna por elas. Dentro do mundo das grifes, esse é um feito digno de reconhecimento.

Roupas que exaltam o feminino
Roupas que exaltam o feminino

É claro que isso não significa que a qualidade dos seus modelos seja negligenciada, mas sim que ele encontrou uma forma de fazer moda sem impor preços abusivos em suas coleções.

A maioria dos estilistas evita incluir peças streetwear em seus desfiles, com o receio de pôr em risco a sofisticação das coleções. Lim definitivamente não é afetado por essa insegurança.

O resultado são desfiles muito bem executados, modernos e realistas. Nas passarelas, a sua estética chique e clássica é muito bem apresentada, de uma maneira completamente espontânea e transparente.

10 anos de 3.1. Phillip Lim

Em 2015, quando a grife 3.1. Philip Lim completou 10 anos, seus fundadores Phillip Lim e Wen Zhou lançaram um mini-documentário que mostra um pouco da sua trajetória. A produção foi batizada de “Stop and smell the flowers” (“Pare e sinta o aroma das flores”, em tradução).

“Tive alguns pequenos momentos de surto, mas eu sempre consigo retornar à ideia do porquê estou aqui”

diz Lim em certo momento do vídeo de celebração.

A produção traz um compilado de cenas de desfiles e campanhas dos 10 anos da 3.1. Phillip Lim, além de alguns trechos de entrevistas com os fundadores. Logo no início, o estilista relata que não teve a intenção de fazer o documentário com o intuito de uma retrospectiva, porque “para mim, isso é sobre olhar para frente”, relata Lim.

Há ainda algumas outras entrevistas ao longo do vídeo, nas quais alguns conceitos explorados pelas criações de Lim são abordados. Confira a seguir o resultado final:

Coleção Pré-Outono 2019

A mais nova coleção da grife 3.1. Phillip Lim já foi lançada, e assim como as anteriores tem tudo para se tornar um grande sucesso e tomar conta das ruas. Dessa vez, o estilista optou por enfatizar os aspectos mais fortes da marca: o pragmatismo e o utilitarismo das peças, suas cores e as modelagens reais, com um toque de romance principalmente através da exploração dos volumes e formas.

Modelagens que são usadas nas ruas, no dia a dia
Modelagens que são usadas nas ruas, no dia a dia

Com essa proposta, Lim tem a pretensão de retornar às origens de sua grife. A coleção está repleta de peças elegantes, ainda que amplamente funcionais. A ideia é oferecer peças que possam ser utilizadas mesmo em outras estações do ano.

Entre os itens mais chamativos podemos citar os vestidos com cintura apertada e mangas bufantes, peças com várias camadas trabalhadas e macacões de cetim fluido, harmonizando suavidade e sensualidade.

Há ainda alguns vestidos ao estilo dos anos 1920, com estampas inspiradas em Jean Cocteau, poeta, romancista, cineasta e designer muito aclamado durante o século XX.

Em geral, ainda que seguindo uma estética clean e despojada, a coleção está longe de ser simples. Para 2019, Lim aposta no uso de camadas, com vestidos combinados com calças justas sob medida, e ponchos colocados sobre vestidos longos.

O que achou da nova coleção da grife de Phillip Lim? Você acha que essa moda de sobreposições vai pegar? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.  

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here