O incrível desfile de Alta Costura da Dior 2020!

capa do post sobre desfile da dior
   

Em tempos de pandemia do coronavírus, todos os setores de diferentes indústrias foram afetados de alguma maneira, dentre eles o da moda! A indústria da moda sofreu um grande impacto negativo não apenas na área do varejo, mas também no calendário de desfiles.

Uma das mais importantes datas do calendário é a semana de Alta Costura, onde as maisons que fazem parte do Chambre Syndicale de la Haute Couture apresentam coleções exclusivas belíssimas de peças que são feitas artesanalmente com materiais da mais alta qualidade.

Este ano, no entanto, a semana de Alta Costura da temporada de Outono/Inverno 2020/2021 que deveria acontecer no mês de Julho não pode acontecer da maneira tradicional com desfiles em Paris, mas sim de uma maneira inovadora e que nunca tinha acontecido: digitalmente.

Durante os dias 06 e 08 de Julho, mas marcas que fazem parte do Sindicato apresentaram suas coleções através de vídeos e suas redes sociais. A primeira marca que fez seu “desfile digital” foi a Christian Dior, que encantou a todos com a beleza de suas peças que tiveram inspiração nas obras de três artistas mulheres surrealistas: Lee Miller, Dora Maar e Jacqueline Lamba.

A coleção Outono/Inverno 2020/2021

Como não pode apresentar a coleção de forma tradicional e as clientes de alta costura não puderam ir para Paris, a diretora criativa da Dior, Maria Grazia Chiuri, resolveu reviver uma tradição do pós-segunda guerra mundial chama de “Théatre de la Mode” (“Teatro da moda”em tradução livre), onde uma exibição itinerante de estilos de costureiros franceses viajou por toda a Europa e América, já que os desfiles ainda não estavam ocorrendo.

Com isso, as peças foram apresentadas em uma exposição itinerante com as roupas sendo produzidas em tamanho reduzido, usando manequins para bonecas como molde. A coleção em miniatura foi apresentada em um vídeo dirigido por Matteo Garroneno.

“As imagens surrealistas conseguem tornar visível o que é invisível em si. Estou interessada em mistério e magia, que também são uma maneira de exorcizar a incerteza sobre o futuro”, contou Maria Grazia Chiuri.

Além de divulgar o vídeo da coleção, a Dior também publicou um vídeo dos bastidores do processo de criação das peças pelos artesãos da maison em seu ateliê. Vocês podem conferir ambos os vídeos abaixo:

O que acharam desta nova maneira de desfiles? Gostaram da coleção da Dior? Nos contem nos comentários!

   

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here