Confira a trajetória da estilista americana Nanette Lepore e sua grife

Peças que embelezam as mulheres
Peças que embelezam as mulheres
  Credit Month April 04 2019.  

Nanette Lepore, estilista americana, ganhou fama e reconhecimento por seu talento único exibido nas passarelas. Sua grife é marcada principalmente pelas cores ousadas, estampas deslumbrantes e estilo feminino.

Com sua originalidade e estilo singular, Nanette Lepore construiu um império da moda e dessa forma foi capaz de conquistar estrelas como Aida Turturro, Illeana Douglas, Lorraine Bracco, Eva Longoria, Kerry Washington e America Ferrera.

Confira a seguir a trajetória desse nome de peso dentro da indústria fashion.

Os passos de Nanette Lepore

Nanette nasceu no dia 1 de janeiro de 1964, na cidade de Youngstown, no estado de Ohio. Se apaixonou pela moda ainda criança, com apenas 12 anos, quando aprendeu a transformar lençóis em vestidos, que vendia para as suas vizinhas.

 Nanette Lepore
Nanette Lepore

Ao casar-se com o pintor Robert Savage, Nanette mudou-se para a cidade de Nova York, onde começou a desenvolver sua carreira profissional como designer de moda. Frequentou o Fashion Institute of Technology de Nova York e formou-se em design. Antes de se mudar para Nova York, Nanette também havia se graduado na Youngstown State University.

Em entrevista para o site The Style Line, ela relata que foi uma das primeiras estilistas de Nova York naquela época, e que isso a fazia sentir como se fizesse parte de um pequeno clube especial.  

Em 2003, Nanette promoveu o primeiro desfile da sua marca nas passarelas, 10 anos depois de ter começado a trabalhar com moda. Ela ganhou fama no mundo fashion após inaugurar uma boutique da sua marca em Los Angeles, e por vender suas roupas para clientes na Europa e Ásia.

 Nanette Lepore aborda o feminino como poucas marcas conseguem fazer
Nanette Lepore aborda o feminino como poucas marcas conseguem fazer

Seus produtos logo passaram a ser comercializados na Neiman Marcus, famosa cadeia de lojas americanas, o que contribuiu com a disseminação de seu nome e estilo.

Desde o início do seu trabalho como estilista, Nanette mantém um forte e obstinado compromisso com a qualidade artesanal, o que acabou definindo os rumos da sua própria marca e contribuindo com a construção do seu império fashion.

O ponto forte de Nanette Lepore são suas peças de vestuário, tais como jaquetas, tops, casacos, calças, vestidos e suéteres. Hoje, se tornou uma marca internacional, que oferece, além do vestuário feminino, itens de moda praia, calçados, acessórios e fragrâncias.

Peças delicadas e femininas fazem a vez da estilista
Peças delicadas e femininas fazem a vez da estilista

Chamado de Nanette Lepore, o seu primeiro perfume foi lançado em 2004, e assinado pelo perfumista Gianni Mastrocola. Caracteriza-se por seu aroma floral frutado, com notas de oxicoco, pêssego, laranja, limão, cassis e rosa, entre outros elementos presentes em sua composição.

Atualmente, as peças da marca são vendidas em diversas lojas de departamento espalhadas pelos Estados Unidos, incluindo Saks Fifth Avenue, Neiman Marcus e Macy’s. Além disso, a grife possui boutiques em cidades como Chicago, Los Angeles, Boston e Nova York, e em países badalados da Ásia e Europa.

O estilo Nanette

Conhecida por suas cores ousadas, impressões provocativas e silhuetas marcadas, Nanette Lepore se tornou um dos principais nomes da moda contemporânea americana.

As peças de Nanette Lepore foram caracterizadas pela New York Magazine como femininas e tomadas de uma aura jovial. Seus looks são cheios de cores fortes e estampas brilhantes, com babados e rendas que valorizam a silhueta feminina.

A estilista americana busca sempre criar um vestuário pensando em vestir mulheres sérias, femininas, fortes e sensuais – tudo isso ao explorar o potencial e a peculiaridade fornecidos pelo trabalho artesanal de alta qualidade que virou uma das principais marcas registradas de sua grife e um dos seus maiores motivos de orgulho.  

Peças femininas, delicadas e alegresPeças femininas, delicadas e alegres
Peças femininas, delicadas e alegres

A teoria do design de Nanette é simples: fazer algo bonito. Em seguida, adicionar um detalhe especial que eleve a aparência da peça, algo que transpareça a identidade da marca ao mesmo tempo em que seja moderno e envolvente.

Para a estilista, a moda é algo extremamente importante, pois é uma forma através da qual as mulheres podem expressar sua personalidade e criatividade.

Nanette se tornou uma importante e influente estilista contemporânea, e se impõe em meio ao universo da moda como uma figura empoderadora da indústria. A evolução de sua grife prova que a paixão pelo que se faz é vital quando o trabalho envolve criatividade e personalidade.

A grife assume a responsabilidade de empoderar mulheres. Assim como sua própria estilista, que começou seu negócio em uma indústria dominada pelos homens, a marca enxerga a importância de vestir mulheres fortes em ascensão.

Atualmente, a marca acumula um extenso grupo de poderosas fãs, incluindo Michelle Obama, Scarlett Johansson, Taylor Swift, Abigail Breslin, Blake Lively e Kristin Chenoweth.

Yes Yes Nanette

Por meio de um coluna hospedada no próprio site oficial da marca e também através de uma conta na plataforma Tumblr, a estilista e sua equipe procuram manter uma relação mais próxima com seus clientes, alimentando um blog chamado Yes Yes Nanette.

A inspiração para o nome do blog vem do curta-metragem mudo feito em 1925, dirigido por Stan Laurel e Clarence Hennecke e estrelado por Oliver Hardy.

Yes Yes Nanette
Yes Yes Nanette

Em entrevista para o The Style Line, a estilista conta que essa “é uma ótima maneira de acessar pessoas reais e personalidades reais”. Essas tecnologias também possibilitam que a artista tenha acesso ao que as pessoas estão fazendo com suas roupas, as combinações criadas e para quais ocasiões as vestem.

Através dessas ferramentas, ela divide experiências de suas viagens com as pessoas que acompanham o blog e compartilha composições e imagens que a inspiram, como paisagens e construções belíssimas, por exemplo. Além disso, pelo seu Tumblr ela também disponibiliza sugestões de looks e imagens dos bastidores de suas oficinas de design.

Ateliê em Nova York

A empresa de Nanette teve início originalmente em uma pequena loja localizada no East Village, bairro de Manhattan em Nova York. Com o crescimento da demanda das encomendas, a estilista se mudou pouco tempo depois para o Garment Center, bairro também conhecido como Fashion District, ou Fashion Center (Distrito da Moda e Centro da Moda, respectivamente).

De seu ateliê, Nanette tem o controle de tudo
De seu ateliê, Nanette tem o controle de tudo

Sua nova oficina a partir de então passou a ser em uma cobertura na 35th St. Nanette permaneceu fiel ao novo bairro e expandiu sua empresa para vários andares do edifício, onde até hoje ela administra seus estúdios de showroom, produção e design de suas criações.

Uma equipe completa de artesãos altamente qualificados cria os padrões das peças, além de serem os responsáveis também pelo corte e costura. As roupas exibidas na passarela são todas produzidas em sua oficina de moda. Em prol da alta qualidade artesanal, sua equipe busca sempre aperfeiçoar seu modo de produção, prestando muita atenção aos mínimos detalhes.

De lá, saem todas as suas peças
De lá, saem todas as suas peças

Todo o processo criativo, as etapas dos detalhes trabalhados, as pinturas feitas à mão e o acabamento: tudo é realizado no ateliê localizado na 35th St., que atualmente ocupa 5 blocos do prédio.

“Save the Garment Discrict”

Os esforços persistentes de Nanette para proteger o Garment Center de Nova York e os empregos gerados pela indústria da moda é também um ponto marcante de sua carreira.

A estilista é uma das principais artistas a contribuir com o aumento da conscientização e da demanda por roupas feitas nos Estados Unidos.

Mobilização em prol de um consumo consciente
Mobilização em prol de um consumo consciente

Há dez anos, em sua coleção da primavera de 2009, ela desfilou na passarela com sua filha, ambas vestindo camisetas que diziam  “Save the Garment District” (“Salve o Distrito de Garment”, em tradução para o português).

Essa iniciativa foi pensada com o intuito de aumentar a conscientização para proteger a área de leis de zoneamento que pudessem ser prejudiciais ao desenvolvimento local.

Coleção Primavera 2019

A nova coleção prêt-à-porter de Nanette Lepore vêm como uma proposta de mudança do enfoque do design da marca. Para isso, a estilista lançou um olhar pessoal e sensível de volta a trajetória da sua carreira, a história da sua marca e suas principais influências e inspirações. Foi dessa forma que ela redescobriu sua paixão por se vestir.

Peças que embelezam as mulheres
Peças que embelezam as mulheres

Lepore possui um estilo bem pessoal, caracterizado pelas influências ciganas e boho chic. Com muita delicadeza, conseguiu transferir docemente e de maneira incrivelmente elegante essa inspiração para a sua mais nova coleção.

Camadas, babados e mangas de sino no estilo cigano estão presentes nas peças, bem como criações em jeans. Um dos itens de maior destaque é uma saia jeans macia e escura, que é abotoada da cintura até a bainha.

Em geral, toda essa nova coleção possui uma aparência mais leve e com menos restrições do que as coleções anteriores de Nanette Lepore. Esse resultado é devido às silhuetas simples, que permitiram que o maior destaque ficasse por conta das estampas arrojadas e bordados charmosos.

Há também diversas estampas de animais presentes nessa temporada, como em um terno composto por uma saia com estampa de leopardo.

A mudança caiu muito bem, tanto para o estilo da designer quanto para a sua grife, trazendo um ar de renovação para as suas peças, que deve agradar e atrair muitas fãs da marca. E você, o que achou dessa transformação da marca? Gostou do resultado? Conta pra gente nos comentários abaixo.

  Credit Month April 04 2019.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here