Marcas de moda e os uniformes das Olimpíadas!

Foto: Reprodução/Instagram @lopezdoriga.
Foto: Reprodução/Instagram @lopezdoriga.
  Banner Bolsas    

As Olimpíadas de Tokyo começaram ontem, 23 de Julho, após um atrasado de um ano por conta da pandemia mundial do Covid-19.

Além dos jogos eletrizantes com atletas excepcionais, algo que também chama atenção durante os jogos são os uniformes usados tanto nas competições mas também nas cerimônias de abertura e encerramento. Nos últimos anos, estes vem sendo desenhados por grandes marcas, o que entrelaça ainda mais os laços entre a moda e o esporte.

Confiram abaixo algumas das marcas de moda que desenharam uniformes para as delegações olímpicas de diversos países para a Olimpíada de Tokyo:

Libéria – Telfar Clemens

Foi divulgado pela repórter Vanessa Friedman do The New York Times que o estilista nova-iorquino Telfar Clemens (que está em super alta atualmente e é o criador de um modelo de bolsa que causo grande furor na indústria da moda recentemente) seria o encarregado de desenhar os uniformes oficiais da delegação da Libéria, país localizado na África Ocidental e que possui apenas cinco integrantes.

A participação de Clemens neste momento tão especial e grandioso foi graças à iniciativa do velocista Emmanuel Matadi, que entrou em contato com o designer após ouvir sua namorada falar sobre suas bolsas. O nova-iorquino tem laços muito fortes com o país, já que ele e seus pais nasceram no país e imigraram para os Estados Unidos para fugir da guerra civil no país em 1990, quando ele tinha apenas 5 anos de idade.

Por mais que a delegação liberiana tenha apenas cinco pessoas, Telfar criou uma coleção de até 70 peças e afirma que, após a experiência, ele deverá inserir em seu catálogo roupas que possuam inspiração esportiva. “Essa é a roupa que queremos vender pelo resto de nossas vidas”, confessou Clemens à Friedman.

Foto: Reprodução/Instagram @telfarglobal. Clique na imagem e confira peças inspiradas nas olimpíadas!
Foto: Reprodução/Instagram @telfarglobal. Clique na imagem e confira peças inspiradas nas olimpíadas!

Espanha – Bosco

A marca esportiva Bosco foi a responsável, mais uma vez, pelos uniformes da delegação espanhola para as Olimpíadas, tendo já esquecidas suas polêmicas peças que colocaram em pé de guerra a indústria espanhola.

As peças foram apresentadas pelos atletas Mireia Belmonte e Saúl Craviotto, que foram os porta bandeiras na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos que aconteceram ontem, 23 de Julho em Tokyo. A sustentabilidade, alinhada ao espírito das olimpíadas deste ano foi o grande fio condutor da coleção, que é composta por uma linha de calçados e mais de trinta peças diferentes que foram confeccionadas, pela primeira vez, à partir de plástico processado que foi transformado em fio de poliéster. A cor protagonista é o branco, mas também é possível ver detalhes em vermelho, amarelo e azul.

Foto: Reprodução/brasil.elpais.com. Clique na imagem e confira peças inspiradas nas olimpíadas!
Foto: Reprodução/brasil.elpais.com. Clique na imagem e confira peças inspiradas nas olimpíadas!

Estados Unidos – Ralph Lauren

Como já é tradição desde 2008, os uniformes da seleção americana para as Olimpíadas foi criado pela tradicional marca Ralph Lauren. Com um espírito mais “preppy” (que seria algo mais arrumadinho como patricinha e mauricinho), as peças foram confeccionadas a partir de materiais sustentáveis e não renunciaram o clássico logo de cavalo do logo da grife e a bandeira do país, mas apostam em um tom de branco mais puro com um epicentro estético.

A coleção também possui inspiração naval, principalmente vista em um agasalho com gola azul escuro que lembra aqueles usados pelos soldados da marinha norte americana.

Foto: Reprodução/USA Today.com. Clique na imagem e confira peças inspiradas nas olimpíadas!
Foto: Reprodução/USA Today.com. Clique na imagem e confira peças inspiradas nas olimpíadas!

França – Lacoste

Os uniformes da delegação francesa para as Olimpíadas de Tóquio tem um toque especial: foram criados pela marca francesa Lacoste, o qual seu fundador, René Lacoste, foi vencedor da medalha de bronze no torneio de duplas nas Olimpíadas de Paris que acontece há 97 anos atrás.

A coleção criada pela maison francesa presta homenagem ao país organizador dos jogos (Japão), com referências aos icônicos quimonos e às cores de sua bandeira. Ela tem como estrela principal um casaco oversized impermeável tricolor.

Foto: Reprodução/Instagram @lacoste. Clique na imagem e confira peças inspiradas nas olimpíadas!
Foto: Reprodução/Instagram @lacoste. Clique na imagem e confira peças inspiradas nas olimpíadas!

Brasil – Peak Sports, Riachuelo, Wollner e Havaianas

Já na delegação brasileira, os uniformes e demais trajes para os atletas não foram criados apenas por uma marca só, mas sim um conjunto que idealizaram peças para diferentes ocasiões. No dia 03 de Junho, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) apresentou os uniformes oficiais a serem usados pelos atletas que foram confeccionados pela empresa chinesa Peak Sports, que é a atual patrocinadora oficial. Estes são os primeiros Jogos Olímpicos desde que a americana Nike rompeu com o COB em 2016.

As peças foram desenvolvidas em fibras 100% e destacam as cores nacionais: verde, amarelo, azul e branco, presentes na bandeira do país. Para os trajes casuais dos atletas, a responsável pela coleção foi a empresa brasileira Riachuelo. Já a Wollner (também uma marca nacional) criou as roupas formais que foram usadas na cerimônia de abertura das Olimpíadas.

Por fim, a clássica e icônica marca Havaianas ficou responsável pelo uniforme oficial dos atletas do surfe brasileiro nas Olimpíadas de Tóquio ao fechar apoio à Confederação Brasileira de Surf. Ela vestirá os atletas por completo, com calçados, peças de vestuário e acessórios para antes e depois dos treinos e competições. Dentre as peças criadas, fazem parte do uniforme os tradicionais chinelos Havaianas Brasil com logo, os óculos Caraíva e Ubatuba, shoulder bags e mochilas de saco da marca. Também compõe a coleção: boardshorts, as camisetas aquarela e arara, casacos, bermudas e calças, incluindo o modelo Rainbow.

Foto: Reprodução/Instagram @timebrasil. Clique na imagem e confira peças inspiradas nas olimpíadas!
Foto: Reprodução/Instagram @timebrasil. Clique na imagem e confira peças inspiradas nas olimpíadas!

Estas são algumas das delegações que são destaques no quesito uniforme! Qual a sua preferida? Nos conte nos comentários!

  Banner Bolsas    

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here