Conheça o Manual de Couros da Hermès

Capa do post manual de couros Hermès
   

Consagrado como uma das marcas mais valiosas do mundo do luxo, a francesa Hermès tem provado que não está no topo por nada. Seu design incomparável com inovação de materiais crescem a cada ano e seus produtos icônicos são resultado do trabalho manual de artesãos especializados que utilizam as melhores matérias primas.

A grife em toda a sua trajetória colecionou diversos tipos de couros para a produção de seus acessórios.

TOGOhermes-manual-couro-togo

O couro mais popular para a bolsa Birkin, o Togo foi lançado em 1997.

Características: textura granulada, couro anti-risco, leve mas mantém sua forma, acabamento macio apesar da textura. De longe, aparenta veias verticais e reflete luz.

NOSSAS PEÇAS

Bolsa Hermès JPG Birkin Shoulder Togo

Bolsa Hermès Birkin Togo BCH3107

CLEMENCE

hermes-manual-couro-clemence

Lançamento na metade dos anos 1980, é oficialmente chamado de Veau Taurillon Clemence.

Características: natural granulado, couro anti-risco feito de pele de bebê bezerro, a textura é maior e mais larga que o do couro Togo, causando o efeito “matte”. Durável e pesado, o material é considerado um couro slouchier (macio, não estruturado e não rígido), preferência de algumas mulheres.

Cuidados: ao entrar em contato com água, a peça pode formar bolhas e será quase impossível de remover. Se o couro pesado começar a rachar nas extremidades, faça a reforma do mesmo que parecerá nova.

NOSSAS PEÇAS

Bolsa Hermès Kelly Clemence JKP20

EPSOMhermes-manual-couro-epsom

O couro Epsom em 2003 substituiu o couro Courchevel. Diferente de outros couros, o padrão da textura é impressa no couro, dando uma aparência laminada rígida e estruturada.

Características: Epsom não arranha facilmente e também é muito fácil de limpar. O couro é leve, durável mas não muito macio.

NOSSAS PEÇAS

COMPARATIVO

A principal característica que difere esses três couros é o formato do granulado. Os formatos do Togo e Clemence apesar de possuirem quase o mesmo formato, apontam detalhes diferentes. Diferente do Togo, o couro Clemence apresenta mais linhas (risquinhos) entre as figuras.

Já o Epsom contém granulado um pouco mais geométrico que os anteriores.

comparativo-hermes-couros

VEAU GRAIN LISSE

manual-couro-hermes-veau-grain-lisse

Muito parecido com o couro Epsom, o Veau Grain Lisse foi descontinuado em 2003. Mas mesmo assim ainda circulam peças com esse material.

Características: A utilização do couro apesar de sua produção interrompida se deu uma vez que seu couro leve com granulado, menos angulares que do Epsom, é muito popular uma vez de sua boa resistência e sua facilidade na limpeza.comparativo-hermes-couros-epsom-veaugrain

CHEVRE

DE COROMANDELmanual-couro-hermes-chevre-de-coromandel

Couro feito de pele de bode, suave e leve de anti-arranhões, o Chevre de Coromandel é excelente escolha pra quem quer qualidade e facilidade.

Características: Muito forte, o material apresenta granulados aparentes mas ainda com textura suave. Além de sua textura, é facil de ser levado a qualquer lugar. Uma ótima escolha para as mulheres.

MYSOREmanual-couro-hermes-chevre-mysone

Se você ama o couro Chevre de Coromandel, é natural que ame o Chevre Mysore. Feito de pele de bode e completamente resistente a arranhões e machucados, o Chevre Mysore foi lançado em 2002.

Características: Diferente de seu primo, o Mysore possui um granulado mais refinado, tornando-o mais visível. Além disso, seu couro além de resistente, brilha e reflete a luz facilmente.

COMPARATIVOcomparativo-manual-hermes-chevre

FJORDhermes-guide-fjord

Características: Com o granulado maior e mais largo que os outros couros, como o Clemence, por exemplo, o Fjord ou Vache é feito de pele de touro. Possui uma textura leve, elegante e sofisticada. Completamente a prova d’água, significa que a peça não correrá perigo de ficar com marcas. Mas alguns dizem que esse tipo de couro é um pouco pesado mas que a durabilidade, a qualidade e e acabamento matte valem o peso.

Uma característica marcante do Fjord é o desenho de veias verticais visíveis a distância.

NEGONDAmanual-couro-hermes-couro-negonda

O couro Negonda pode ser descrito como “completamento matte” ou quase seco ao toque que funciona das peças em que são aplicadas. Foi lançado em 2007, de touro adulto com o granulado largo, especificamente para a coleção Garden Party.

Características: Um dos pontos altos desse couro é a total resistência a água.

 

BOX CALF

hermes-guide-boxcalf

O mais antigo dos couros da marca Hermès, o couro Box Calf possui um acabamento suave que traz sofisticação a peça. Frequente em bolsas Kelly e cintos. O nome foi originado em homenagem ao artesão de sapatos, Joseph Box em 1980.

Caraterísticas: Feita de pele de bezerro, o couro é brilhoso e rígido. Apesar de ser um dos couros queridinhos, ele é um dos que tem que tomar cuidado. Muito sensível a qualquer tipo de arranhão ou líquidos, esse couro pode marcar facilmente, deixando manchas e arranhões.

EVERCALFmanual-couro-hermes-evercalf-couro

Uma versão mais macia e matte da Box Calf, outro couro principal da marca, o Evercalf possui um acabamento aveludado sem granulados visíveis.  Com toque mais macio, não arranha, nem risca facilmente.

EVERGRAINmanual-couro-hermes-evergrain-couro

Características: Evegrain é um couro rígido com granulado. Na verdade, ele é a versão em relevo do couro popular Evercalf. Com o toque mais suave que os demais couro granulados, é bastante popular entre as consumidoras.

Cuidados: devido a seu grão fino, o couro pode ser mais facilmente arranhado. Pequenos arranhões podem ser removidos apenas esfregando os dedos, enquanto os arranhões maiores precisam de um profissional.

COMPARATIVO

comparativo-hermes-couros-evercalf-evergrain

O couro Evergrain é a versão simples em relevo do Evercalf. As duas são suaves ao toque e possuem grãos muito finos. Mas, o couro Evergrain arranha mais facilmente que o primeiro mas pode ser removido esfregando os dedos.

CHAMONIXmanual-couro-hermes-chamonix-couro

Conhecida como a versão suave do couro Calf e de propriedades similares ao couro BoxCalf, o Chamonix, que imita a aparência de plástico, possui um acabamento matte ao invés de brilhante. Usado frequentemente em cintos e jóias de couro.

Características: A variação, diferente do BoxCalf, tem melhorias no quesito arranhões e manchas. Porém, não é tão bom no contato com a água, podendo formar bolhas.

COMPARATIVO

comparativo-hermes-couro-chamonix-evercalf-boxcalf

SWIFThermes-guide-swift

Inicialmente chamado de couro Gulliver (couro que foi interrompido em 1999), foi reintroduzido no ano de 2006 como couro Swift.

Características: É o tipo do couro que possui um toque macio. Possui habilidade de refletir a luz e absorvê-la fazendo a cor mais intensa e brilhante. Mas o seu ponto fraco é a facilidade de arranhões, o que dobra a atenção com os cuidados.

BARENIA NATURALmanual-couro-hermes-couro-barenia-natural

Originalmente usados em selas da marca Hermès, a qualidade do couro Barenia é incomparável. Barenia é comum no uso de pequenos acessórios e ás vezes bolsas.

Características: Com o externo suave, possui uma quantidade pequena de brilho para torná-lo levemente brilhante. Normalmente combinado com ponto de acabamento branco, para dar boa aparência e durabilidade. O couro é completamente resistente a arranhões graças ao material oleoso absorvente. Também é resistente ao contato com líquidos.

VACHE NATURALmanual-couro-hermes-couro-vache-natural

Outro couro clássico da marca Hermès, aparece nas peças mais vintage. Feito de couro de vaca, que não passa por nenhum tratamento é muito suave e delicado.

Características: Quando natural e novo, o tecido aparenta ser muito claro. Mas conforme o tempo pode escurecer, podendo manchar. Parecido com o couro de vaca Vachetta usado por outra marca de luxo, Louis Vuitton.

Não é a prova d’água podendo ter formação de bolhas.

EXÓTICOS

OSTRICHmanual-couro-hermes-ostrich-couro

O couro Ostrich é um dos couros mais exóticos na linha da marca. A prova d’água, o material vem do avestruz Struthio, cuidada na África do Sul. Considerado um dos mais raros e delicados, o couro é desejo entre as mulheres.

Características: Conhecido por seus desenhos de pontos, são causados por arrancar as penas do animal. Uma das características mais inusitadas é o fato de que em contato com a pele, o couro escurece e quando exposto ao sol, se torna mais clara.

CROCODYLUS NILOTICUS

Da região do Zimbábue, perto da região do Rio Nilo, na África, os exemplares são bastante caros por sua qualidade incomparável e todo o processo de tratamento. Para identificar tal couro nas peças, o símbolo ‘ aparecerá localizado em algum lugar da peça.

NILOTICUS SHINEYmanual-de-couro-hermes-crocodilus-nicolticus-shiney

Derivado do Nile Crocodile, esse maravilhoso couro vem com textura em larga escala bastante visível e marcante. Comparado com outros couros, o Crocodylus Niloticus não possui só larga escala mas também é mais lustrosa e brilhante graças ao polimento continuo dando o nome de Shiney ao nome.

Características: O maior problema desse couro seria o cuidado em contato com água.

MATTEmanual-de-couro-hermes-crocodylus-nicotilus-matte

Irmã do Shiney, a versão matte, Crocodylus Niloticus Matte é um pouco mais cara. Mas mais barata que o Porosus Crocodile, outro exótico couro usado pela marca. De origem derivada também do crocodilo, o Crocodylus Niloticus, não passa horas no processo de polimento. Ao invés disso, é deixado com o acabamento matte, apresentando-se com uma textura distinta.

Características: Também com larga escala de textura, esse couro não deve entrar em contato com água ou chuva o que deixar marcas permanentes na peça.

 

POROSUS CROCODILEmanual-couro-hermes-crocodylus-porosus

Outro popular couro feito de crocodilo, é o Porosus Crocodile. Um dos desejos da marca, esse material vibrante e brilhante assim como o Crocodylus Niloticus Shiney demora horas e horas para finalizar o processo de polimento. Mas diferente dele, esse é cuidado na Austrália e na Ásia, em um dos lugares da Singapura. O símbolo “^” aparecerá para representar esse tipo de couro.

   

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here