4 Looks inspirados em Mulheres Negras Incríveis

Capa do post sobre looks inspirados em mulheres negras poderosas
  Ação 10% OFF Black week  

Hoje, 20 de Novembro, é comemorado o dia da Consciência Negra. Criado em 2003, o feriado é comemorado em cerca de mil cidades no território brasileiro e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

Um dia muito importante para gerar uma reflexão e questionamentos em relação a tópicos e problemas que, infelizmente, ainda são muito recorrentes na sociedade atual, como o racismo, discriminação, igualdade social e a inclusão de negros na sociedade.

Para comemorar esta data de extrema importância, elegemos quatro mulheres negras que são destaque em diferentes indústrias, além de servirem de inspiração para milhares de pessoas ao redor do mundo para recriar looks e contar um pouco de sua história.

Confiram abaixo quatro looks inspirados em mulheres negras incríveis para se inspirar.

Michelle Obama

Michelle LaVaughn Robinson Obama nasceu no dia 17 de Janeiro de 1964 na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Advogada por formação, Michelle se graduou na Universidade de Princeton e também na Harvard Law School, ambas prestigiosas universidades americanas. Após completar os estudos, voltou para sua cidade natal, onde aceitou um emprego no escritório de advocacia Sidley Austin, onde conheceu seu marido e futuro presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. 

Em 2008, se tornou a 46º Primeira Dama dos Estados Unidos quando seu marido foi eleito Presidente do país, além de ser a primeira afro-descendente a ocupar o posto. Durante os 8 anos em que foi primeira dama, Michelle não se tornou apenas um ícone da moda para milhares de mulheres, mas também ficou conhecida por sua luta com as causas que apoia, como a igualdade de pagamento entre gêneros, defesa do direito das mulheres e o racismo e intolerância.

Foto: Reprodução/Instagram @michelleobama. Clique na imagem e confira peças similares!
Foto: Reprodução/Instagram @michelleobama. Clique na imagem e confira peças similares!

Lupita Nyong’o

Lupita Amondi Nyong’o nasceu no dia 1º de Março de 1983 na Cidade do México, capital do México, porém, se mudou ao Quênia (terra natal de sua família) quando tinha menos de um ano de idade. Se mudou para os Estados Unidos para cursar a faculdade, graduando-se no Hampshire College em estudos de cinema e teatro. Antes de se tornar uma atriz renomada de Hollywood, Lupita começou como assistente de produção, onde trabalhou em diversas produções, como “O Jardineiro Fiel”.

Sua carreira de atuação se iniciou em 2008 ao estrelar o curta East River, dirigido por Marc Grey. Após isso, retornou ao Quênia, onde atuou na série de televisão Shuga de 2009 a 2012. Seu grande papel de destaque veio no ano seguinte, em 2013, ao interpretar Patsey no longa “12 anos de Escravidão”. Sua atuação foi extremamente elogiada pela crítica e pelo público, e o papel lhe rendeu diversos prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, onde foi a primeira atriz mexicana e queniana a ganhar a categoria.

Além de diversos trabalhos no cinema e ter se tornado um ícone d, Lupita também é engajada em causas sociais em diversos campos, é embaixadora global da ONG WildAid, que luta contra a extinção de elefantes na África, além de lutar contra o racismo e grande defensora da inclusão e da autoconfiança para meninas negras, tópico o qual escreveu um livro infantil batizado de “Sulwe”.

Foto: Reprodução/Instagram @ lupitanyongo. Clique na imagem e confira peças similares!
Foto: Reprodução/Instagram @lupitanyongo. Clique na imagem e confira peças similares!

Viola Davis

Viola Davis nasceu no dia 11 de Agosto de 1965 na cidade de St. Matthews, no estado da Carolina do Sul, Estados Unidos. Mudou-se com a família para o estado de Rhode Island quando tinha apenas dois meses de idade. Sua mãe, Mary Alice, foi uma ativista durante o Movimento dos Direitos Civis dos Negros nos Estados Unidos e, quando Viola tinha dois anos, foi presa durante um protesto e a levou consigo. Graduou-se em teatro em 1988 no Rhode Island College e, posteriormente, estudou na prestigiada Julliard School em Nova Iorque.

Sua carreira de atriz se iniciou em 1996, ao interpretar uma enfermeira no longa “The Substance of Fire”. Em 2001, ganhou o primeiro grande prêmio de sua carreira, um Tony Awards de Melhor Atriz Coadjuvante por sua performance na peça “Rei Hedley II”, onde interpretou uma mãe de 35 anos de idade lutando eloquentemente pelo direito de abortar uma gravidez. Após isso, participou de diversos filmes, como Out of Sight, Solaris e Traffic. Porém, o reconhecimento veio apenas em 2008 quando integrou o elenco de “Dúvida” ao lado de Meryl Streep, Amy Adams e Philip Seymour Hoffman. Apesar de aparecer em apenas uma cena, sua atuação foi imensamente elogiada e Viola foi indicada ao Globo de Ouro e ao Oscar.

Ao longo de sua carreira, Viola acumulou papéis onde foi aclamada pela crítica e nomeações nas principais premiações do cinema ao redor do mundo. Em 2015, Davis se tornou a primeira mulher negra a ganhar o Emmy de Melhor Atriz em Série de Drama por seu papel de Annalise Keating na série “How To Get Away with Murder”. Por seu papel de Rose Maxson em “Fences” (papel que interpretou também no teatro e ganhou seu segundo Tony Awards em 2010) em 2016, a atriz, mais uma vez, foi aclamada pela crítica e ganhou diversos prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, se tornando a primeira negra a ser indicada três vezes ao Oscar.

Foto: Reprodução/Instagram @violadavis. Clique na imagem e confira peças similares!
Foto: Reprodução/Instagram @violadavis. Clique na imagem e confira peças similares!

Oprah Winfrey

Oprah Gail Winfrey nasceu no dia 29 de Janeiro de 1954 na cidade de Kosciusko, localizada no estado do Mississippi, Estados Unidos. Seu nome foi uma homenagem a Orpah, uma das pessoas do Livro de Rute (livro da terceira divisão da Bíblia hebraica). Porém, devido a problemas de soletração ou pronúncia, seu nome ficou como Oprah, mas seu pais resolveram deixá-lo com a escrita diferente. Sua infância e juventude foram marcadas por muita dificuldade financeira, abusos e negligências por parte de integrantes de sua família e outros acontecimentos traumáticos, como a perda de um filho horas depois de seu nascimento.

Após muita luta e dedicação aos estudos, Oprah ganhou uma bolsa de estudos na Universidade do Tennessee após ganhar um concurso de locução, onde estudou Comunicação Televisiva. Em seus dois primeiros anos na faculdade, trabalhou como locutora de notícias de plantão na rádio local WVOL. Quando começou a trabalhar na mídia local, foi a mais jovem e única pessoa negra a ocupar o cargo de âncora em um jornal na cidade de Nashville, capital do estado. Em 1976, mudou-se para Baltimore, Maryland, após ser convidada para ser convidada a ser repórter e apresentadora de um jornal local.

Alguns anos mais tarde, mudou-se para Chicago, onde liderou o talk show matinal AM Chicago. Dentro de poucos meses, o programa se tornou o mais visto da região de Chicago, superando o concorrente The Phil Donahue Show. Devido ao enorme sucesso, a emissora cedeu uma hora inteira de duração ao talk show que foi rebatizado de Oprah Winfrey Show e passou a ser transmitido para todo o país em Setembro de 1986. O sucesso foi duplicado e logo se tornou o talk show mais visto dos Estados Unidos. Ao longo de 25 anos de existência do programa, Oprah se tornou uma das apresentadoras mais conhecidas do mundo, além de entrevistar diversas pessoas importantes, desde celebridades, até políticos e presidentes americanos.

Foto: Reprodução/Instagram @oprahmagazine. Clique na imagem e confira peças similares!
Foto: Reprodução/Instagram @oprahmagazine. Clique na imagem e confira peças similares!

Todas estas mulheres são incríveis e admiráveis não apenas em sua profissão, mas também na luta contra o racismo e a desigualdade. Com qual delas você mais se identifica com o estilo? Nos conte nos comentários!

  Ação 10% OFF Black week  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here