A história da Hermès

A Hermès é uma marca de moda imersa em história e tradição, provavelmente uma das mais desejadas do mundo quando pensamos em luxo e exclusividade, e sua história não poderia deixar de ser tão interessante, confira!

Negócio familiar por cinco gerações, seu nome sempre foi símbolo de classe em todo o mundo.

Desde os primórdios da montaria e dos finos artigos equestres de couro, até as famosas bolsas Hermès atuais, a Hermès é conhecida por uma variedade de itens de alta costura.

Eles certamente percorreram um longo caminho nos últimos dois séculos e, hoje, descobrimos um pouco mais sobre a história por trás desta marca icônica.

Image result for Hermès Paris logo

Linha do Tempo da Hermès

1801 – Nasce, em Krefeld, Alemanha, Thierry Hermes – filho de um pai imigrante francês, Thierry Hermes, e de uma mãe alemã, Agnese Kuhnen. Krefeld é conhecida como ‘Stadt wie Samt und Seide’, ou seja, Cidade da Seda e do Veludo, devido a sua forte tradição têxtil.

1828 – A família Hermes se muda para Pont Audemer, ao norte de Paris, onde o Thierry Jr. aprende técnicas de fabricação de couro e passa a fazer couraças.

1831 – Thierry e sua esposa, Petronille Pierrtant, dão as boas vindas a seu primeiro filho e futuro herdeiro do trono Hermes, Charles-Emile Hermes.

1837 – Thierry Hermes funda a marca francesa Hermès como oficina de arnês no bairro Grands Boulevards de Paris. Sua loja serve os nobres europeus da época. A oficina também produz arneses de ferro forjado e freios para comércio de carruagens.

1855 – Os arneses e freios de alta qualidade criados por Hermès ganham reconhecimento, recebendo vários prêmios, como a Medalha da Primeira Classe na Exposição de Paris.

Image result for Hermès

1867 – Hermès ganha a Medalha da Primeira Classe pela segunda vez na Exposição Universelles em Paris.

1878 – Falece Thierry Hermes.

1880 – O filho de Hermès, Charles-Emile Hermès, assume a gestão da oficina do pai e se muda para um local diferente, na 24 Rue du Faubourg Saint-Honore, onde a loja permanece até hoje. Aqui, ele continua com a manufatura de itens de montaria e passa a se concentrar nas vendas de varejo internacionais com linhas para a elite da Europa, Rússia, África do Norte, Ásia e as Américas.

1900 – Com apoio de seus filhos, Adolphe e Emile-Maurice, Charles-Emile desenha o modelo ‘Haut a Courroies’, bolsa cuja intenção era permitir que os montadores carregassem suas selas.

1902 – Charles-Emile se aposenta, deixando o negócio para seus filhos, Adolphe e Emile-Maurice, que o renomeiam Hermès Freres ou Irmãos Hermes.

Image result for Hermès

1914 – Emile-Maurice começa a fornecer selas ao czar da Rússia e até 80 artesãos de selas são empregados pela oficina. Com isso, Emile-Maurice ganha direitos exclusivos sobre o uso do zíper em artigos de couro e roupas, tornando-se a primeira marca na França a apresentar este dispositivo.

1918 – A Hermès apresenta o primeiro casaco de couro com um zíper, produzido para o Príncipe de Gales, Edward. Devido ao seu exclusivo acordo de direitos, o zíper se torna conhecido em toda a França como fermeture Hermès, ou seja, o fecho da Hermès.

1919 – Um declínio nas vendas de couraça e equipamentos de montaria leva Adolphe Hermès a deixar a empresa com Emile-Maurice, que compra a parte de seu irmão.

1922 – As primeiras bolsas femininas surgem quando a esposa de Emile-Maurice se queixa de não encontrar um modelo que lhe agrade. O próprio Emile-Maurice desenha, então, uma versão menor da bolsa ‘Haut a Courroies’.

1924 – A marca estabelece sua presença nos EUA e abre duas novas lojas em resorts franceses.

1929 – A Hermès apresenta a primeira coleção feminina de vestuário de alta costura, que inclui roupas de banho e tem lançamento em Paris.

1935 – A Hermès lança um de seus itens originais mais famosos, a bolsa tiracolo que mais tarde se tornaria conhecida como a Kelly.

Image result for Hermès kelly

1937 – A marca apresenta seu lenço de seda, que, imediatamente, se torna um grande sucesso entre celebridades, como a Jacqueline Kennedy.

1938 – A pulseira ‘Chaine d’ancre’ e a jaqueta e demais trajes de montaria juntam-se à coleção clássica. Os designers da empresa também começam a se inspirar em livros, pinturas e objetos de arte por volta desta época.

1950 – É lançada a divisão de perfumes da marca.

1951 – Falece Emile-Maurice Hermes, e Robert Dumas Hermès, marido de Jacqueline Hermès, assume a empresa com o perfumista Jean Rene Guerrand, marido de Aline Hermès, ambas bisnetas de Thierry Herme.

Image result for Hermès Paris

Início de 1950 – A Hermès começa a usar um logotipo com base em um desenho do pintor francês Alfred de Dreux. Nessa época também, a marca começa a usar suas icônicas caixas de cor laranja.

1956 – Uma foto da atriz hollywoodiana, que depois virou Princesa de Mônaco, Grace Kelly, carregando uma bolsa Hermes modelo ‘Sac a Depeches’ para cobrir sua barriga grávida, foi publicada na capa da revista Life. Subitamente, mulheres de todo o mundo foram às lojas Hermes procurando  “a bolsa da Kelly“. Hermés, então, renomeou esse estilo como Kelly.

Grace Kelly esbanjando charme e elegância com sua Bolsa Hermès.

1978 – Jean Louis Dumas, filho do tataraneto de Thierry Hermès, assume a empresa e, no mesmo ano, a Hermès compra o prédio ao lado da loja na 24 Rue Faubourg Saint-Honoré, ampliando o seu carro-chefe em Paris.

Related image

1981 – O icônico modelo de bolsa Birkin é lançado com homenagem à atriz britânica Jane Birkin, após um encontro casual no ano anterior.

miranda-kerr-look-birkin-hermes

2003 – Seguindo a aposentadoria de Jean Louis Dumas, Patrick Thomas se torna o novo líder do negócio Hermès.

2007 – Com a compra do edifício número 28 da Rue Faubourg Saint-Honore, a Hermès, mais uma vez, expande seu carro-chefe em Paris.

2012 – Membro da sexta geração da família Hermès, Axel Dumas, é nomeado CEO da companhia e permanece nesta posição até os dias atuais.

2016 – Pesquisa realizada comprova que uma bolsa Hermès modelo Birkin tem sido um investimento melhor do que ações na Bolsa de Valores ou em barras de ouro durante os últimos 35 anos.

Curiosidades

  • Atualmente, a Hermès vende um lenço de seda a cada 20 segundos
  • A bolsa Birkin é a mais demorada na lista de acessórios de luxo hoje, podendo levar em torno de 6 anos para ser entregue!
  • A Hermès tem 240 lojas pelo mundo, incluindo as famosas unidades da Wall Street e da Madison Avenue em NYC.
  • Entre as famosas clientes da Hermès, estão: Madonna, Elle MacPherson, Kim Kardashian, Victoria Beckham, Nicole Kidman, e Julianne Moore.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here