Kate Spade, a marca de bolsas que deixou no Brasil um gostinho de quero mais

Banner da Kate Spade.
   

Quando pensamos na Kate Spade, pensamos em suas estampas coloridas, frases criativas bordadas e designs diferentes e divertidos.

Seus produtos são feitos especialmente para contar uma história alegre e cheia de vida. Suas lojas são aconchegantes e convidativas, e seus produtos oferecem uma abordagem prática, colorida e atemporal para uma mulher vibrante e moderna, sempre refletindo o estilo nova-iorquino de ser.

Gif Kate Spade Limosine.

O Começo de Tudo

Tudo começou em 1991 quando Katherine Noel Brosnahan, então editora da Revista Mademoiselle, se sentiu insatisfeita por escrever há seis anos sobre moda, sobre desfiles, acessórios e roupas e ver que não havia nada mais entediante que uma bolsa clássica.

Kate queria ter em suas mãos bolsas com design irreverente e cores que chamassem atenção e não conseguia achar o que buscava em nenhuma loja, nem mesmo em Nova York, conhecida por sua vida agitada e lugar das grandes criações.

Kate tinha em sua mente, ideais de bolsas lúdicas, de diversas cores e estampas, chegando a conclusão de que teria que fazê-las caso quisesse mesmo usá-las. Kate então deixou seu cargo na Mademoiselle e, junto com seu noivo, Andy Spade, um publicitário que conheceu na universidade, fundou a Kate Spade, que foi a junção de seus nomes na época, já que o casal se casou apenas em 1994.

Kate e Andy Spade fundaram a marca Kate Spadeem 1993.
Kate e Andy Spade fundaram a marca Kate Spade em 1993.

A marca foi fundada em janeiro de 1993 como Kate Spade New York Handbags. Em seu começo, a marca produzia bolsas em design prático, com características retrô e em 6 modelos diferentes. As bolsas, mesmo práticas, sempre eram cheias de personalidade, combinando estampas diversas e elaboradas com cores vibrantes.

Nos três primeiros anos, a marca não gerou lucro algum. Kate disse em uma entrevista ao NPR:

“Nós ainda não estávamos fazendo nenhum dinheiro. Ninguém tinha um salário. Andy estava financiando tudo. Eu apenas me lembro de pensar, Eu acho que nós devemos fechar tudo.”

Coleção Outono 2013 da Kate Spade.
Coleção Outono 2013 da Kate Spade.

Expansão da marca

O ano de 1996 foi um ano crucial na história da marca. Kate ganhou o prêmio de melhor Novo Talento de Acessórios pela CFDA (Conselho dos Estilistas Norte-Americanos).

No mesmo ano, o casal decidiu abrir sua primeira loja física, localizada em um dos bairros mais modernos de Nova York, o Soho, e Andy decidiu deixar seu trabalho na área de publicidade e se dedicar totalmente a marca.

Kate Spade em sua primeira loja no Soho.
Kate Spade em sua primeira loja no Soho.

A marca então começou a ir para frente e ganhar enorme notoriedade, aparecendo nas páginas de revistas de moda, como a Vogue, e se tornou rapidamente a queridinha de celebridades, como Julia Roberts e Gwyneth Paltrow.

Com as vendas e a procura aumentando, a marca decidiu expandir sua linha de acessórios, começando a produzir carteiras, cintos e agendas.

Com o crescimento da empresa, seus principais valores de design foram reforçados por meio do logotipo icônico de naipe de espada e elementos gráficos modernos, o que se tornou a marca registrada da Kate Spade ao redor do mundo.

Em 1998, Kate foi premiada, mais uma vez, pelo CFDA, desta vez como Melhor Designer de Acessórios. No mesmo ano, a marca criou sua linha masculina, intitulada Jack Spade, que oferecia bolsas tipo carteiro.

Campanha de Outono/Inverno 14 da Jack Spade.
Campanha de Outono/Inverno 14 da Jack Spade.

Venda de Ações e Saída de Kate

Em 1999, a cadeia de lojas Neiman Marcus comprou 56% das ações da Kate Spade por aproximadamente US$33 milhões de dólares, mas os Spades ainda continuaram envolvidos na empresa e Kate ainda ficou como diretora criativa da marca.

Nos próximos anos, a marca expandiu suas linhas de produtos, lançando a de banho e corpo em 2002 em parceria com a Estée Lauder, a de casa em 2003 (intitulada Kate Spade at Home) e até uma linha de uniformes de comissárias de bordo, que foi desenvolvida para, a agora extinta, Song Airlines.

Kate Spade expandiu suas linhas e lançou coleções de moda casa, corpo e banho e até uniformes de comissários.
Kate Spade expandiu suas linhas e lançou coleções de moda casa, corpo e banho e até uniformes de comissários.

Em 2006, a Neiman Marcus vendeu a marca Kate Spade para a Liz Claiborne, Inc. por aproximadamente US$124 milhões de dólares. Um ano depois, em 2007, Kate e Andy Spade se desligaram definitivamente da empresa

No mesmo ano que Kate e Andy saíram da empresa, Deborah Lhoyd foi apontada como diretora criativa da marca, a estilista já havia passado por marcas tradicionais como a Burberry e Banana Republic antes de ir para a Kate Spade.

Sob o comando de Deborah, a marca expandiu sua gama de produtos, lançando linha de roupas, infantil, de jóias e também uma outra marca, a Kate Spade Saturday.

Sob o comando de Deborah Lloyd, a Kate Spade expandiu suas linhas de produtos.
Sob o comando de Deborah Lloyd, a Kate Spade expandiu suas linhas de produtos.

Chegada na América Latina

A marca começou a sua expansão para a América Latina em 2011 no Brasil, abrindo uma loja em São Paulo na Rua Bela Cintra, nos Jardins. A loja possuía decoração moderna, a loja da marca trouxe para as consumidoras brasileiras muita sofisticação e elegância, mas sem perder uma atitude divertida e bem humorada.

Tamanho foi o sucesso e boa recepção no Brasil, que a marca abriu mais lojas no país, duas em São Paulo (no Shopping JK Iguatemi e outra no Shopping Pátio Higienópolis), no Rio de Janeiro, Curitiba, uma pop up em Fortaleza e uma loja no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos, além de disponibilizar o e-commerce para o público brasileiro.

Infelizmente a marca encerrou as operações no Brasil em 2015 devido a crise econômica que o país enfrentava, e deixou seus admiradores e clientes com um gostinho de quero mais.

Loja da Kate Spade no Shopping JK Iguatemi.
Loja da Kate Spade no Shopping JK Iguatemi.

Queridinha dos Famosos

Suas peças coloridas, com estampas e formatos divertidos e alegres, continuaram a fazer grande sucesso mundo a fora e a ganhar mais admiradores ao longo dos anos.

A marca se tornou queridinha de muitas celebridades e até mesmo da realeza. Taylor Swift, a Duquesa de Cambridge, Lauren Conrad e Jessica Alba são algum dos nomes que já foram vistos usando a marca.

A Duquesa de Cambridge, Lauren Conrand. Priyanka Chopra e Taylor Swift usando Kate Spade.
A Duquesa de Cambridge, Lauren Conrad. Priyanka Chopra e Taylor Swift usando Kate Spade.

Campanhas Divertidas

Não são apenas seus produtos que são alegres, divertidos e cheios de vida, as campanhas publicitárias também refletem estas características, que é marca registrada da Kate Spade.

A marca aposta em atrizes não tão conhecidas para estrelar campanhas especiais, como Anna Kendrick, que estrelou alguns episódios da série da marca chamada “Miss Adventure”, Bryce Dallas Howard e Sadie Sink.

Bryce Dallas Howard em campanha da Kate Spade.

Sadie Sink em campanha da Kate Spade.

A marca com toda certeza deixou uma grande saudade no público brasileiro com seus produtos alegres, diferentes, divertidos e coloridos! O que acham da marca? Gostam de seu estilo?

No Etiqueta Única você encontra diversos produtos da marca que tem como marca registrada estampas coloridas e designs criativos.

   

1 COMENTÁRIO

  1. As bolsas da Kate Spade são muito bonitas, alegres, mas tb elegantes. Quem não gostaria de ter uma bolsa dessa marca? Eu mesma gostaria. Lindas!!

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