Conheça a Isolda – a grife com DNA baiano

Capa do post sobre a marca brasileira Isolda
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Nascida em Londres e com DNA baiano, a Isolda é uma criação conjunta de duas amigas de infância. Com forte inspiração na cultura, fauna e flora brasileiras, a marca produz peças para o vestuário feminino e uma linha paralela de moda praia.

A Isolda possui uma coleção célebre de clientes e fãs ao redor de todo o mundo, vestindo personalidades marcantes como a cantora neozelandesa Lorde, a atriz, modelo, produtora e estilista Elizabeth Hurley e a editora de moda, blogueira internacional e trendsetter Caroline Issa. Helena Bordon, Miroslava Duma e a Princesa Mette-Marit da Noruega também já foram vistas frequentemente usando peças da marca.

Famosa por seu estilo colorido e exuberante, a Isolda tem feito muito sucesso entre as celebridades e as apreciadoras da moda. Confira a seguir a história de criação da marca e suas parcerias mais marcantes.

A história da Isolda

O nome da marca lhe é familiar, não é?! Se você acha que o nome remete à lenda medieval do romance de Tristão e Isolda, você está certa(o)!

A escolha do nome Isolda para batizar a marca é na verdade uma homenagem à Maria Tereza de Faria, bisavó de Juliana, uma das suas sócias-fundadoras. Seu marido Alceu Amoroso Lima foi um dos maiores críticos de literatura do Brasil e membro da Academia Brasileira de Letras. Assinava suas obras sob o pseudônimo Tristão de Athayde, o que por sua vez rendeu a sua esposa o carinhoso apelido de Isolda.

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Feliz dia da Mulher 🌹 Nossas roupas são criadas por mulheres e para mulheres. Nossa equipe é composta majoritariamente por mulheres inteligentes, talentosas, fortes, determinadas, diversas, múltiplas…incríveis! Hoje celebramos toda força feminina criativa. O nome Isolda foi inspirado numa grande mulher, à frente de seu tempo, minha bisavó. Em pensar que tudo começou com uma mulher inspiradora… Seja a mulher que você deseja conhecer! Ainda temos muito pelo que lutar, unidas venceremos 🏆 #girlpower #womenpower #isoldagirls #isoldawoman #internationalwomensday Happy International Women’s day Our clothes are made by women for women. Our team is made by the vast majority of bright, talented, strong, determined, diverse, incredible…women! Today we celebrate all the feminine creative strength! The name Isolda was inspired by a great woman, ahead of her time, my great grandmother. To think that it all started by the influence and inspiration of a woman…Be the woman you’d like to meet! We still have a lot to fight, united we will conquer!

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Maya Pope e Juliana Affonso Ferreira são os nomes à frente da marca. As amigas cresceram juntas na cidade de Salvador, nos arredores do bairro Horto Florestal, e suas infâncias foram rodeadas por animais silvestres, como pássaros e macacos, entre árvores de caju, manga e goiaba.

Esse cenário foi o responsável por fornecer boa parte do material que serve até hoje de inspiração para a identidade da marca.

Além disso, há o fato de que Juliana tem descendência brasileira e inglesa, enquanto que Maya possui descendência brasileira e japonesa. Esse legado também tem forte influência sobre Isolda, resultando em um DNA com identidade multicultural e globalizada.

Juliana é jornalista com especialização em moda, e já trabalhou para a Vogue Brasil. Após formada, mudou-se para Londres, onde fez mestrado em Cinema Documentário. Com essa bagagem, foi a responsável pela criação dos primeiros vídeos das mídias da Isolda. Atualmente mora em São Paulo e cuida das áreas comercial e de marketing da marca.

Maya estudou design de produto e formou-se em design gráfico. Atuou em diversas agências de branding e design de São Paulo, e então mudou-se para a Inglaterra. Atualmente vive em Madrid, e é a responsável pela identidade visual da Isolda e dos aspectos técnicos da linha de produção, além de assinar os desejados prints.

Foi unindo os interesses em comum e a paixão pela herança cultural e design típicos do Brasil que as amigas criaram a Isolda. A marca nasceu em Londres no ano de 2011, e possui forte personalidade brasileira.

Foi apenas uma questão de tempo até que os modelos exuberantes e as estampas exclusivas pintadas à mão passassem a fazer parte das mais luxuosas multimarcas ao redor do mundo.

O estilo e as peculiaridades da marca

As flores e frutas tropicais que adornavam a infância baiana de Juliana e Maya são os principais elementos encontrados nas ilustrações vibrantes da marca, que possui estilo romântico e cosmopolita. Suas peças são fluidas e leves, com estampas trabalhadas à mão e geralmente coloridas.

Além da natureza, outros temas muito comuns nos desenhos da marca são o sincretismo religioso, a cultura e o folclore brasileiros e a miscigenação. Tamanha diversidade resultou em peças que favorecem um estilo despojado e alegre de se vestir. É através desse olhar que a marca representa a exuberância e elegância brasileiras, sendo capaz de promover, por meio da moda, a curiosidade internacional pelo Brasil.

As peças da Isolda são de fato para as mulheres que querem se destacar. A marca conta também com uma linha apaixonante de moda praia, com diversos modelos de biquínis, saídas, kaftans e panneaux em estampas exclusivas.

O espírito jovem e inovador da grife foi capaz de conquistar rapidamente as fashionistas do mundo todo, e suas peças, que possuem design exclusivo e alta qualidade, são feitas a partir de fibras naturais. “O conceito da Isolda é vestir uma roupa que é uma obra de arte. É pintado à mão e celebra a nossa cultura”, comenta Juliana.

Após escolherem a temática que serve de inspiração para cada coleção, os elementos da Isolda são desenvolvidos manualmente e então digitalizados e graficamente combinados para expressar a identidade tropical inerente à marca.

Quanto aos tecidos, os preferidos da Isolda são a seda e o algodão. As modelagens são fluidas, com caimentos femininos e delicados, resultando em modelos versáteis que, além de serem a cara do verão, podem se encaixar a diversas ocasiões.

Já há algum tempo que a grife marca presença com seu showroom nas fashion weeks de Nova York e Paris. Em entrevista ao site Metrópoles, foi explicado que não promover desfiles é uma opção das próprias sócias-fundadoras, que acreditam que isso fugiria do conceito da marca.

“Optamos por apresentações mais intimistas. Acredito que nossas roupas, por serem estampadas à mão e terem muitas cores merecem uma interação mais próxima que a passarela oferece”

esclarecem as sócias.

Outro ponto da grife que chama bastante atenção são as suas colaborações, como a que foi desenvolvida com a Converse, que resultou em um grande sucesso, e a realizada com a Samsung, que gerou um desfile um tanto quanto irreverente. Além dessas, a Isolda também já fez parceria com a label francesa Twins For Peace, através da qual seriam feitas doações para instituições sociais na África e no Brasil.

Maya e Juliana atuam juntas na criação das coleções, contando com um time formado por uma equipe criativa de ilustradores, desenhistas e modelistas. As peças são produzidas em São Paulo, e os tecidos utilizados são importados.

O escritório da Isolda fica localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, enquanto que sua flagship está no shopping Iguatemi, na Avenida Brigadeiro Faria Lima. Além disso, suas coleções também podem ser encontradas em diversas multimarcas e e-commerces nacionais e internacionais, como a Bergdorf Goodman, em Nova York, e a Matches, em Londres, entre diversas outras.

Parceria com a Riachuelo

Uma das parcerias mais badaladas da Isolda foi feita em aliança com a Riachuelo. A marca de fast-fashion preparou em 2017 uma linha especial assinada pela grife.

“Gostamos muito da ideia da democratização da moda, e ninguém faz isso melhor que a Riachuelo”,

declararam em comunicado à imprensa Juju Affonso Ferreira e Maya Pope.

A linha limitada foi disponibilizada em apenas 60 lojas selecionadas da Riachuelo, e os itens tinham preços que variaram entre R$ 49,90 e R$ 199,90. O algodão e a viscose foram os tecidos mais utilizados para compor as peças, que com esse valor se tornaram mais acessíveis.  

Assim como tudo que envolve a Isolda, a linha criada em parceria com a Riachuelo também procurou exaltar a identidade e as riquezas naturais nacionais. A cidade do Rio de Janeiro foi eleita como um dos cenários a serem explorados pela campanha.

“A coleção, 100% criada e fabricada nacionalmente, valoriza o nosso produto, nossa gente, nosso trabalho e nossa identidade”,

comentaram as sócias da Isolda.

A coleção, batizada de “Ode ao Brasil”, era composta por 80 peças no total, entre elas vestidos, calças, saias, jaquetas bomber, bodies e até mesmo sandálias Havaianas.

Entre os modelos, estavam vestidos midi, batinhas ombro a ombro e saias sino, que transmitiam a personalidade da Isolda de maneira bem forte e particular. Uma das estampas que mais encantou e fez sucesso foi a de pitangas.

Inspiração na Copa do Mundo 2018

Como forma de prestigiar a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2018, a Isolda criou um lenço inspirado nas cores da bandeira do Brasil. O principal objetivo era contribuir com uma instituição social: a peça única foi leiloada e 100% do lucro obtido foi revertido para a Associação Maria Helen Drexel (AMHD)

A estampa da peça foi pintada manualmente, e era composta por elementos típicos da fauna e flora brasileiras.

“O verde da bandeira foi substituído pelas folhas e flores do caju, fruta brasileiríssima e nosso mascote. Um banquete dos mesmos frutos forma o losango amarelo e as araras azuis, beleza rara da nossa fauna, complementa a ‘bandeira’”,

apresentou a marca.

A associação beneficiada por essa iniciativa fica localizada em São Paulo, e atua há mais de 45 anos no auxílio e cuidado de crianças e adolescentes com acesso limitado a direitos básicos, como educação e saúde.

Atividades culturais, cursos e oficinas são promovidos pela instituição, com o intuito de contribuir com a formação dos jovens.

Parceria com a Phebo

Em 2018 a Isolda estabeleceu mais uma parceria fantástica, dessa vez com a Perfumaria Phebo. Através dessa colaboração foi criado o Cajueiro, perfume inspirado na fragrância do caju, árvore nativa do nordeste brasileiro.

Através dessa fragrância, a colaboração tem a pretensão de reproduzir a personalidade da Isolda, rica em brasilidade como nenhuma outra grife nacional.

O lançamento também está relacionado a uma das estampas da coleção verão 2019 da grife, que, é claro, permanece apostando na temática tropical. O perfume traz o frescor adocicado da fruta, e transmite as cores, os sabores e a exuberância típicos do Brasil.

O aroma do óleo natural da bergamota também pode ser sentido nas notas de saída da fragrância, que está custando R$ 180. A criação possui um toque delicado e feminino, resultando em um aroma inédito, sofisticado e jovial.

“Foi um filho que nasceu após dois anos de desenvolvimento. É a concretização de um sonho. O perfume é quase que o toque final do processo de vestir”,

relata Juju Affonso Ferreira, sócia-fundadora e co-diretora criativa da Isolda.

Ao mesmo tempo em que é uma fragrância frutada, é também fresca. Essa faceta torna o perfume ainda mais versátil, podendo ser usado tanto de dia quanto à noite, nos meses do verão ou até mesmo durante o inverno.

Seu aroma busca explorar a feminilidade da mulher moderna, além de também proporcionar uma viagem olfativa e afetiva, algo que já é uma característica própria e essencialmente uma das tradições das fragrâncias criadas pela Phebo.

A diretora de marketing da Perfumaria Phebo, Sissi Freeman, conta que o caju foi escolhido para compor a fragrância por explorar o lado tropical brasileiro.

“A fragrância tem uma delicadeza e feminilidade – marcadas pelas notas florais de Flor de Laranjeira, Frésia e Rosa – que representam bem a sofisticação da Phebo e da Isolda”,

explica Sissi.

O perfume é produzido com álcool extra neutro e passa pelo processo de maceração, o que gera maior intensidade das notas olfativas e qualidade superior ao produto. A embalagem do perfume foi desenhada em formato de livro, com o intuito de contar a história, a inspiração e o conceito por trás da criação. Seu rótulo conta com uma estampa exclusiva, presente também nas peças de vestuário da próxima coleção.  

A Phebo é uma tradicional marca brasileira, criada no ano de 1930, em Belém do Pará. Seu nome remete ao deus grego do Sol, e foi escolhido como maneira de marcar o nascimento de uma nova era da perfumaria brasileira. Atualmente, a marca de sabonetes e perfumes, que é quase centenária, é um dos maiores nomes da perfumaria nacional.

Nenhuma outra empresa poderia ter sido escolhida para formar uma parceria tão deslumbrante e harmônica com a Isolda, não é mesmo?!  

Amazônia – Linha Verão 2019

A nova linha da Isolda foi batizada de “Amazônia”, o que em muito explica a escolha do caju para compor as estampas dessa coleção, bem como as notas do perfume Cajueiro. Dessa vez, seu foco principal está na fauna e na flora da mais diversa e rica região brasileira, sobretudo nos recifes de corais.

Essa coleção conta com vestidos confortáveis, com babados, transparências e estampas de frutas e flores, de estilo à la Dolce & Gabanna.

O poá também se fez presente nos modelos, se apresentando como uma aposta mais vintage. Há também uma estampa marítima encantadora. A modelagem e as estampas criam um equilíbrio original entre as formas geométricas, conferindo um ar abstrato de fluidez e movimento às peças.

Há também diversas estampas florestais, uma aposta mais ousada e carregada, para quem quer fugir definitivamente do básico.

O que achou das novas peças apresentadas pela Isolda? Conta pra gente nos comentários qual a sua aposta de sucesso para essa coleção verão 2019.

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