Gucci Lança sua primeira coleção de Moda Circular

Capa do post sobre gucci e a moda circular
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Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos têxteis de 175 mil toneladas ao ano apenas no Brasil, onde apenas 36 mil toneladas são reaproveitadas segundo dados da ABIT.

Atualmente, inúmeras marcas do setor de luxo vêm anunciando e tomando medidas com o objetivo de garantir que suas produções tenham uma natureza mais sustentável e que menor impacto no meio ambiente.

Uma das pioneiras nestas ações foi a tradicional marca italiana Gucci, que nos últimos anos vem cada vez mais reforçando este comprometimento em se tornar eco-friendly. Sua última medida foi a de lançar sua primeira coleção de moda circular.

Mas, antes de falarmos sobre a nova coleção, precisamos entender um pouco mais sobre o conceito de moda circular.

O que é Moda Circular?

O conceito de moda circular baseia-se nos princípios fundamentais da economia circular e do desenvolvimento sustentável, que seriam: Preservar e aumentar o capital, otimizar a produção de recursos e fomentar a eficácia dos processos. A partir destes princípios, ela se diz respeito ao ciclo de vida de um produto, ou seja, desde o seu design até o final de sua vida útil, passando por sua produção e o usuário. A moda consciente questiona a maneira em que as roupas são feitas, usadas e reutilizadas.

Ele foi primeiramente introduzido na primavera de 2014, um momento em que o temo sustentabilidade estava presente na pauta de agendas políticas e ambientais na Europa. Uma das precursoras foi Anna Brismar, chefe e dona da empresa de consultoria sueca Green Strategy, que o apresentou em um projeto para organizar um evento sobre moda sustentável em Estocolmo, além da equipe de sustentabilidade da cadeia de lojas, também sueca, H&M.

Moda circular

Gucci e a Moda Circular

Batizada de Gucci Off The Grid, a coleção foi anunciada na última terça feira, 16 de Junho, e consiste em roupas e acessórios que são confeccionados em materiais orgânicos, reciclados e que tenham uma origem sustentável. Dentre estes materiais, está um nylon  regenerado que foi feito a partir de retalhos e resíduos de pré e pós consumo.

Para acompanhar o conceito da coleção, a campanha publicitária da Gucci Off The Grid foi fotografada e filmada em Los Angeles e conta com Jane Fonda, Lil Nas X, Miyavi, King Princess e David de Rothschild como protagonistas representando moradores de uma metrópole que criam um refúgio que tem como inspiração em uma casa na árvore em meio aos arranha-céus.

Em um comunicado de imprensa, o diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele, contou mais sobre o conceito desta nova coleção da marca italiana:

“A coleção é resultado do trabalho em equipe; todo mundo trouxe algo para isso. E na campanha também existe essa ideia de diálogo entre as pessoas que constroem algo novo. Imaginei que poderíamos construir uma casa na árvore no centro da cidade, todos juntos, como crianças brincando no parque. Porque todos nós precisamos construir esta casa ou descobrir que nosso planeta existe, mesmo onde parece que não está lá ou está longe.”

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Academy Award-winning actress, producer, author, activist and founder of #FireDrillFriday @JaneFonda appears in #GucciOffTheGrid campaign, the new collection by @alessandro_michele designed for those mindful of their environmental impact. #JaneFonda says the climate crisis is the defining issue of our time. “Demand that your government officials invest in clean energy infrastructure. Global economists agree that it's the top investment we can make, both in terms of climate benefits and having the highest stimulus effect during the time of pandemic when so many jobs need to be created.” The campaign is shot by photographer and director #HarmonyKorine with creative direction by #AlessandroMichele and art direction by @christophersimmonds. See the collection through link in bio and discover @gucciequilibrium, the House’s commitments and actions to reduce its environmental footprint and protect nature, while supporting people’s rights and championing inclusivity and respect, so that everyone in the global #GucciCommunity is free to express their authentic, diverse selves.

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Além de sua primeira campanha de moda circular, a Gucci também possui um instagram (que foi lançado em 2018) chamado Gucci Equilibriumque serve como uma plataforma online com o objetivo de conectar pessoas, o planeta e propósito. O projeto faz parte do plano de 10 anos da marca para se tornar mais sustentável e tem como três pilares: meio ambiente, pessoas e inovação.

O que acharam desta nova coleção da Gucci? Esta foi apenas uma das inúmeras ações da marca italiana que confirma seu comprometimento com a sustentabilidade e esforços em ser mais eco-friendly!

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