O guarda-roupa cápsula é um novo conceito da moda, que gira em torno de ter um armário minimalista, compacto e versátil.
A ideia ganhou notoriedade quando a norte-americana Caroline Rector, do blog Unfancy, começou a falar do assunto e passou a estimular milhares de pessoas do mundo todo a ver a moda de forma mais consciente, minimalista e simplificada.

A ideia de simplificação adotada pela blogueira vai além do guarda-roupa e também se estende para outros aspectos da vida.
Caroline definiu que o guarda-roupa cápsula ideal tenha 37 peças versáteis para cada estação.

A cada três meses, as peças são reunidas e o restante que cabe às outras temporadas é colocado em caixas. Entretanto, há peças que atravessam estações e se mantém no guarda-roupa.
Caso se perceba que essas roupas ficaram encostadas e não estão sendo mais usadas, as mesmas são doadas.
O objetivo do guarda-roupa cápsula é diminuir a sua quantidade de roupa e ter em seu armário peças que realmente combinam com seu corpo e estilo de vida.
Ao fazer diversas combinações com as poucas peças do armário, a tendência também é que se compre menos. Por isso, recomenda-se investir em peças duráveis de boa qualidade,onde se incluem as roupas e acessórios de marcas renomadas.
As três principais diretrizes do guarda-roupa cápsula são:
- Desapegar das roupas que não servem em você, não se enquadram no seu atual estilo de vida ou que estão com algum defeito. Isso pode ser feito a partir de doações ou com a venda em um bazar; Voê também pode vender no Etiqueta Única.
- Certifique-se que suas roupas favoritas se enquadram ao seu estilo de vida, corpo atual e estação do ano e arrume o armário. Quando uma nova estação climática chegar, também será tempo de reorganizar seu guarda-roupa;
- Compre com menos frequência e quando for comprar procure por peças bem feitas, de qualidade e duradouras, ainda que sejam um pouco mais caras.
Quais os benefícios do guarda-roupa cápsula?

Há muitos benefícios em se adotar formas de viver minimalista e que vá à contramão do consumismo. Entre os principais benefícios destacamos:
- Menor produção de lixo e impacto ao meio ambiente, já que o guarda-roupa cápsula é sustentável e favorece o consumo consciente. Por ano, toneladas de roupas são descartadas e grande parte desse lixo não pode ser reciclado totalmente e vai emitir substâncias tóxicas durante sua degradação por muitos anos;
- A ideia é fugir do modelo de consumo das fast fashions e, dessa forma, não apoiar as relações de produção e trabalho degradantes da indústria da moda feita para o consumo rápido (como se sabe, as fast fashions possuem sua produção em economias do terceiro mundo em que a mão de obra é mais barata e não há regularização definida para as condições de trabalho);
- Maior economia em peças de roupas;
- Você consegue decidir em menos tempo o que vestir;
- Mas fácil de arrumar e manter o guarda-roupa em ordem;
- A grande sacada do armário cápsula é fazer você encontrar o que as roupas e o estilo que lhe fazem sentir bem consigo mesma;
- Inúmeras possibilidades de combinações criativas e divertidas com as peças do armário.
Como criar um guarda-roupa cápsula
Não há uma fórmula “certa ou errada” para criar um guarda-roupa cápsula. O ideal é que as peças estejam de acordo com as suas necessidades e estilo de vida.
Por exemplo: Se você não se sente à vontade em usar vestidos, não tem motivo ter essa peça em seu guarda-roupa. Nesses casos, você pode substituí-la por outra.
A ideia, contudo, é que o guarda-roupa cápsula tenha entre 30 a 40 peças. A combinação de cores e o clima da cidade em que você vive deve ser levado em consideração na hora de montar o guarda-roupa perfeito.

A predileção deve ser por peças atemporais, mas isso não impede que você inclua algumas peças que sejam tendência no momento. Contando que você a use muito.
Para chegar ao número de peças ideais, Caroline fez uma avaliação da quantidade de peças que precisa/ queria por casa categoria.
O guarda-roupa cápsula de Caroline é composto por 37 peças, que são:
Roupa íntima, pijama e roupas para exercícios não se incluem nessa contagem, bem como roupas de festa.
A mudança para um estilo de vida mais minimalista, certamente, é gradativo. Contudo, estimular o desapego de peças que você não usa mais e o questionamento acerca da moda consciente certamente é um bom começo para a mudança de estio de vida em que o guarda-roupa cápsula possa fazer parte.
Achei muito interessante essa ideia, excelente, principalmente por ter essa visão de preservar o meio ambiente, além de evitar o consumo exagerado. Nos ensina, também, que menos é sempre mais, quando sabemos o valor das coisas.