Fondation Louis Vuitton

Capa do post sobre a Fondation Louis Vuitton.
   

Você provavelmente já deve ter ouvido falar da Fondation Louis Vuitton, certo? Ela teve início em 2006, ainda como Fundação Louis Vuitton para Criação. É um moderno museu de arte e centro cultural que tem como patrocinador principal, a marca LVMH.

Sua administração está nas mãos de uma entidade sem fins lucrativos. Está legalmente separado dos demais trabalhos desenvolvidos pela marca. ao todo, o museu está avaliado em US$ 143 milhões! Ele fora inaugurado na cidade da Luz, Paris, em outubro de 2014. O projeto fora desenhado por ninguém menos que Frank Gehry.

Arquitetura Fondation Louis Vuitton

Depois de ter recebido um convite inspirador de Arnault, Frank visitou o pequeno local e prontamente imaginou uma arquitetura que se inspiraria no vidro Grand Palais, além das estruturas feitas em vidro, como o Palmarium. O local da construção deste foi projetado de acordo com as princípios fundadores dos jardins paisagísticos, presentes no século XIX.

Fondation Louis Vuitton.

Ao todo, sua estrutura possui dois andares com 11 galerias espalhadas entre eles, de tamanhos completamente diferentes uma das outras, um volumoso auditório com capacidade para suportar 350 pessoas, que fica no piso inferior e terraços de telhado multinível, que é dedicado para eventos de grande porte e demonstrações artísticas.

uma das coisas que mais chamam a atenção na arquitetura é o edifício de vidro, que toma a forma de uma vela de veleiro inflado pelo vento. A mágica da sua iluminação discreta e aconchegante se dá devido a presença de clarabóias  que estão embutidas acima ou estão parcialmente ocultas. O lado do prédio que dá para a Avenida Mahatma Gandhi tem um logo da marca, um LV desenhado também pelo arquiteto- isso é que é marketing!

Coleções Fondation Louis Vitton

A coleção presente no museu, considerada uma mistura entre as obras de propriedade de Bernard Arnault e da própria LVMH, também contam com obras de Jean Michel Basquiat, Jeff Koons e Gilbert e George.

Além de tudo, a fundação também conta com um restaurante que fica aberto durante todo o dia. Para almoçar, você encontra opções mais curtas, que serão baseadas em pratos tradicionais da cozinha francesa. Já na parte da tarde, divirta-se com deliciosos aperitivos, sorvetes, pâtisseries e composições salgadas. É uma ótima oportunidade para degustar um millésime. Já para o jantar às sextas e sábados, você encontra uma carta mais elaborada. Só consegue-se reservas de mesa na hora do jantar.

A forma mais simples de você conseguir chegar ao Fondation Louis Vitton é pegar o pequeno ônibus elétrico da Fondation no Arco do Triunfo, Place Charles de Gaulle, esquina com  Avenue Fridland. De lá, saem ônibus a cada 15 minutos.

Preparada para o destino da sua próxima viagem, hein?

   

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here