Fernanda Souza e sua história de sucesso na TV e Online

Capa do post sobre Fernanda Souza
   

A atriz e apresentadora Fernanda Souza é conhecida por diversos personagens marcantes que já teve durante anos de carreira, desde quando ainda era uma linda atriz mirim.

Mas seu sucesso não pára por aí: mais recentemente ela esteve apresentando os programas “Só Toca Top”, na TV Globo, ao lado do cantor Luan Santana, e “Vai, Fernandinha”, no Multishow.

Além disso, ela também possui um canal no Youtube, através do qual ela compartilha com seus fãs diversos assuntos sobre coisas que gosta.  

Você já conhece a história de Fernanda, seus principais papéis em novela e seus projetos mais recentes? Continue a leitura e confira tudo isso e muito mais a seguir.

A história por trás de Fernandinha  

Natural da cidade de São Paulo, Fernanda Rodrigues de Souza nasceu em 18 de junho de 1984, e ingressou na carreira artística quando ainda era criança.

Seus primeiros trabalhos foram em comerciais, e aos 8 anos estreou na TV como apresentadora mirim do programa X-Tudo, da TV Cultura, em 1992.

Sua desenvoltura diante das câmeras era tanta que chamou a atenção de diretores do SBT. Em 1993, ela foi contratada para atuar na novela Retrato de Mulher, e em 1996 ela participou também da trama de Razão de Viver.

Foi após essas duas novelas que a pequena Fernanda foi chamada para o papel que lhe abriria muitas portas no mundo artístico: o da protagonista Mili, da novela Chiquititas, que fora exibida de 1997 a 1999. A atriz tinha 13 anos na época.

O sucesso da sua personagem a tornou conhecida em todo o Brasil. Nessa época, ela gravou seu primeiro álbum musical autointitulado. A atriz foi convidada a fazer parte do time de estrelas da Rede Globo já em 1999.

Nesse mesmo ano, Fernanda fez parte do elenco de Andando nas Nuvens e, logo em seguida, participou de Malhação, em 2000. Os anos seguintes foram repletos de papéis diversos em novelas da emissora global, como Sabor da Paixão (2002) e Um Só Coração (2004).

Em 2005 a atriz mais uma vez interpretou uma personagem marcante: a doce caipira Mirna, de Alma Gêmea. O papel lhe garantiu as premiações como atriz coadjuvante de Melhores do Ano e Prêmio Arte Qualidade Brasil.

A partir de então, Fernanda Souza conseguiu crescer cada vez mais como atriz, consolidando a sua carreira com outros trabalhos de destaque, em produções como O Profeta (2006), Toma Lá Dá Cá (2007-2009), Ti ti ti (2010), Aquele Beijo (2011), A Regra do Jogo (2015) e Escolinha do Professor Raimundo (2015).

Durante esse período, ela fez também participações especiais em outras produções da TV Globo, e voltou a atuar em Malhação depois de 10 anos, na 21ª temporada da novela, interpretando dessa vez a engraçada Bernardete, que fez par romântico com o ator Paulo Betti.

A paulista fez sua estreia no cinema em 2005, com o filme “Eliana em O Segredo dos Golfinhos”. Além desse, ela também atuou nos filmes “Muita Calma Nessa Hora”, de 2010, e na continuação “Muita Calma Nessa Hora 2”, lançado em 2014.

Em 2010, Fernanda foi campeã do quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão. Na final ela competiu com a atriz Sheron Menezzes. Com o prêmio, ela recebeu o registro de bailarina profissional.

Fernanda também foi repórter da 3ª temporada do The Voice Brasil em 2014, e atuou no remake de A Escolinha do Professor Raimundo em 2016. Essa versão foi protagonizada por Bruno Mazzeo, filho do humorista, na qual a atriz interpretou a personagem Tati. Atualmente, a estrela já atuou em mais de 15 produções da Rede Globo.

View this post on Instagram

#Escolinha #Tati 😍

A post shared by @fernandasouzaoficial (@fernandasouzadiva) on

Nesse mesmo ano, iniciou as gravações do programa do Multishow “Vai, Fernandinha”, que atualmente já está em sua terceira temporada. Em 2018, ela foi indicada ao Prêmio Jovem Brasileiro pela sua apresentação na produção.

Em 2016, Fernanda Souza estreou a sua peça “Meu Passado Não Me Condena”, escrita em parceria com o produtor Léo Fuchs e direção de Pedro Vasconcelos. Nela, a atriz conta sua trajetória profissional e pessoal, relembrando personagens de sucesso como Mili, de Chiquititas, a Carola, da novela O Profeta, e a Isadora, de Toma Lá Da Cá, entre outros.

Principais personagens feitas pela atriz

Uma das personagens mais memoráveis de Fernanda Souza foi Mili, da novela Chiquititas. A trama contava a história da menina que foi parar no orfanato Raio de Luz depois que seu avô materno fundou a entidade como forma de afastar a menina da mãe, uma vez que ele não gostava do pai da garota.

Em entrevista à Revista Glamour, a atriz contou que a direção da novela precisava de uma atriz mais experiente para fazer a Mili, uma vez que a personagem era a protagonista e tinha uma grande quantidade de textos.

“Realmente, Chiquititas foi o trabalho mais intenso que eu já fiz. Foi o período de mais emoção e aprendizado que eu vivi”

A atriz ficou apenas 1 ano e 8 meses em Chiquititas, quando então foi chamada para compor o elenco de “Andando nas Nuvens”, novela da Globo. Ela conta que a parte mais difícil de abrir mão desse trabalho foi deixar o elenco, com quem ela tinha criado tanta proximidade.

Quem acompanhava Chiquititas deve se lembrar que o folhetim era na verdade uma produção musical. Em entrevista concedida recentemente ao programa Conversa com Bial, Fernanda revelou que nunca cantou de verdade.

No CD de Chiquititas era informado de quem eram os vocais atribuídos às atrizes, feitos por outras pessoas, mas ainda assim ela foi chamada para gravar um CD solo:

“Acharam que depois que eu saí da novela as pessoas queriam algo da Mili, daí um CD meu seria uma forma de elas terem isso. Fui na gravadora e cantei mal. Minha mãe disse: ‘avisei três meses que essa menina não canta nada’”

Posteriormente, em outros papéis, Fernanda veio a se destacar principalmente pela sua veia cômica. Outra personagem de grande destaque feita por ela foi Mirna, de Alma Gêmea, novela de Walcyr Carrasco na TV Globo.

A caipira foi capaz de conquistar todo o Brasil com sua personalidade cômica. Em entrevista concedida à Globo, a atriz contou que considera esse papel um verdadeiro divisor de águas na sua carreira, pois foi o primeiro que a fez trabalhar com humor.

Mirna era uma personagem romântica e sonhadora, que morava no sítio junto com seu irmão Crispim e seu tio Bernardo. A novela era de época, e o sonho da personagem de Fernanda era arranjar um noivo para casar. Seu irmão, no entanto, possuía ciúmes dela, e colocava todos os pretendentes para correr, jogando-os no chiqueiro de seu sítio. Frustrada, Mirna recorria com frequência à sua pata Doralice, a quem faz confidências e desabafos.

Em 2007, Fernanda novamente encarnou outra personagem capaz de arrancar gargalhadas dos telespectadores. Na série Toma Lá Dá Cá, dirigida por Miguel Falabella, ela interpretou Isadora, filha adolescente de Rita e Mário Jorge. A rebeldia era a sua principal característica, gerando o jargão do pai, que recorrentemente a chamava de “mau caráter”.

Para viver Isadora, personagem com mais apelo sexual do que as que fez anteriormente, Fernanda precisou emagrecer sete quilos e adotar o cabelo louro.

Em 2015, a paulista foi convidada para mais um personagem de humor, dessa vez para interpretar a personagem Tati no remake de Escolinha do Professor Raimundo. O papel já havia sido vivenciado anteriormente pela atriz Heloísa Perissé.

A reedição do clássico de Chico Anysio se revelou um dos maiores acertos da Rede Globo e do canal Viva nos últimos anos. Apesar do sucesso de sua atuação, esse foi o último trabalho de Fernanda como atriz, que optou por dar prioridade à apresentação de programas de TV.

Carreira como apresentadora de TV

A verdade é que desde criança Fernanda já demonstrava grande talento e desenvoltura como apresentadora, quando com 8 anos já trabalhava no X-Tudo, programa infantil da TV Cultura.

Recentemente, ela voltou a investir nessa área, deixando as atuações um pouco de lado. Em 2016, foi chamada para comandar o programa “Vai, Fernandinha”, do canal Multishow. A produção é uma mistura de talk show com reality, na qual Fernanda entrevista grandes celebridades brasileiras, enquanto que mostra os desafios dos bastidores para realizar seu programa.

A terceira temporada do programa foi lançada em abril de 2018, contando com entrevistas com estrelas como Sasha, Luan Santana, Claudia Raia e Pabllo Vittar. O clima é bem descontraído, e conta com muitas brincadeiras, comidas e alegria.

A artista já revelou há algum tempo que fora convidada por Silvio Santos a apresentar um programa sozinha quando tinha 14 anos. Ela recusou, pois na época não se sentia preparada para tal responsabilidade.

Quando foi repórter do “The Voice”, o apresentador Tiago Leifert elogiou sua performance e a aconselhou a investir nesse lado da carreira. No ano seguinte, ela começou a gravar com o Multishow.

O programa “Vai, Fernandinha”, que é um verdadeiro sucesso de público e de crítica, rendeu à Fernanda a indicação ao Prêmio Jovem Brasileiro deste ano. As duas primeiras temporadas foram gravadas no Rio de Janeiro, mas essa terceira foi em São Paulo, marcando a volta da atriz a sua cidade natal depois de 18 anos morando em terras cariocas.

Em entrevista recente ao Site Heloisa Tolipan, a apresentadora conta que no “Vai, Fernandinha” ela tem a oportunidade de participar de todos os detalhes da produção do programa, do roteiro à edição. 

É muito gostoso e especial, porque a emissora me deu uma coisa que nunca imaginei na vida que é confiar em mim e me permitir ter o total controle de tudo

O sucesso do programa é tanto que a emissora resolveu investir em uma websérie em parceria com Fernanda, chamada de “ConFêssionário”. O roteiro dessa produção é ainda mais livre, na qual ela dá conselhos aos fãs, principalmente no que diz respeito a relacionamentos. Para isso, ela conta também com a ajuda de amigos famosos e do marido, Thiaguinho. A websérie foi feita exclusivamente para a internet.

Novo programa amplamente voltado para a internet
Novo programa amplamente voltado para a internet

A artista, que atualmente tem 34 anos, relembrou, ainda, que na época do X-Tudo ainda não tinha a carreira de apresentadora como um ideal. À Revista Donna, ela conta que sua peça “Meu Passado Não Me Condena” a fez querer continuar se comunicando como Fernanda Souza, e não apenas como uma personagem.

Para ela, a peça foi uma forma de aproximar os telespectadores da pessoa pública e de humanizar a sua profissão. Na produção, ela aborda principalmente assuntos sobre experiências vivenciadas nos bastidores, nunca antes abordadas em entrevistas. Além disso, o texto fora atualizado e aperfeiçoado justamente conforme o feedback do seu público.

Em 2018, ela também apresentou o programa “Só Toca Top”, substituto do “Estrelas”, liderado por Angélica.

O trabalho, que foi lançado em julho, é feito ao lado do cantor Luan Santana, no qual músicos de diferentes gêneros e estilos são chamados para se apresentar. O principal enfoque do programa é abrir espaço para novidades e lançamentos, mostrando os artistas mais ouvidos da semana, refletindo um ranking dos sucessos mais aclamados nas rádios e na internet.  

Herdeiro de Fernanda Souza

Há poucos dias, ela anunciou que dará uma pausa na carreira. Essa pausa será inicialmente de um ano. Sendo assim, ela não participará da segunda temporada do programa com Luan Santana.

“Não disse que vou [engravidar], mas, se por acaso acontecer, não quero ter que deixar a equipe do programa na mão para ter que arrumar uma outra pessoa no meio da temporada! Não quero atrapalhar quem me deu uma oportunidade linda de trabalho! Estou só ajudando minha equipe”

desabafou em sua conta pessoal no Twitter.   

Luan Santana continuará nos palcos do programa, que em 2019 deve ir ao ar de março até dezembro. Fernanda Paes Leme e Fernanda Lima são alguns dos nomes mais cotados para assumir o posto ao lado do cantor e apresentador.

O canal de Fernanda no Youtube

Fernanda se mostra cada vez mais uma artista surpreendente, versátil e com muito jogo de cintura.

Em setembro de 2017, ela lançou seu canal no Youtube, onde fala sobre o seu passado, suas manias e as perspectivas que têm para o futuro. Além disso, também compartilha dicas com seu público, interage com convidados e faz colaborações com outros youtubers que ela acompanha.

Em menos de 24 horas após se lançar na plataforma, Fernanda já havia conquistado 100 mil inscritos. Em entrevista ao Correio Braziliense, a artista explica que seus vídeos são, na verdade, um “mix de tudo”.

Ela posta conteúdos novos duas vezes por semana em seu canal, e já acumula mais de 1,8 milhão de inscritos. Alguns dos seus vídeos mais famosos são o que ela recebeu sua sogra para um bate-papo, e outro no qual ela fala sobre a sua relação com espiritualidade e religião.

A influência online de Fernanda

Fernanda revela que têm aprendido muito com a internet desde que lançou seu canal próprio.

“Sempre costumo dizer que a internet me influencia muito mais do que uso ela para influenciar”

Ela reconhece a importância e a influência das redes sociais nos dias atuais, que, em sua opinião, foram as principais responsáveis por abrir uma porta de comunicação que antes não existia, capaz de conectar o artista com o seu público através da internet.

A apresentadora do “Vai, Fernandinha” e do “Só Toca Top” contou em entrevista à Revista Donna que assiste aos programas comentando no Twitter, subindo hashtag e recebendo atentamente o feedback dos seus seguidores nas redes. Como o resultado é imediato, isso acaba servindo até mesmo como uma forma de motivação à artista.

Ela explica que não segue nenhuma regra em especial para compartilhar seus momentos e opiniões nas redes.

“A rede social é democrática e livre. Você pode compartilhar muito ou pouco, pode compartilhar o quanto quiser, da maneira que quiser e onde quiser”

A artista, que também usa bastante o Instagram, revela que “sou sincera, dou aquilo que tenho vontade e o que eu consigo também”. Para ela, no entanto, também é importante ficar alguns dias off das redes sociais, sem compartilhar exatamente tudo sobre a sua vida. É saudável. “Têm fases que é bom dar uma desligadinha”, completa Fernanda.

Com 2,29 milhões de seguidores no Twitter e 16,5 milhões no Instagram, Fernanda acredita que seu sucesso nas redes sociais foi fundamental para o programa “Vai, Fernandinha”.

View this post on Instagram

Eu demorei muuuuito pra ter coragem de "investir" em bolsas mais caras/de marca gringa (mesmo sabendo da qualidade delas e que vão durar praticamente a vida toda! Eu sou da equipe da qualidade e não da quantidade), mas hoje em dia com o @etiquetaunica eu faço a festa! Com moderação, claro! Pq ralo mto e meu dinheiro não cai da árvore.. kkkk Nessa @celine eu usei o crédito de uma outra bolsa minha que vendi lá! Se você quer vender, ou realizar o desejo de comprar sua primeira bolsa que você paquera há anos, dá uma olhada no site! Você não paga em dólar (porque qdo converte fica tenso), pode dividir em vaaaaaaaarias vezes, compra um produto autêntico (porque tem muita gente enganando as pessoas por aí , cuidado!) e por um valor que as vezes é metade do valor de venda na loja por ser "second hand"! Ahhhh se o @etiquetaunica existisse há anoooos, eu já teria economizado bastante…. kkkkkk Viva o Consumo consciente! PS: o nome do batom tá lá no stories! Kkkk

A post shared by F e r n a n d a S o u z a (@fernandasouzaoficial) on

Em entrevista a Matheus Mazzafera, a atriz afirmou que se sente íntima dos fãs, e por isso fica totalmente à vontade para compartilhar com seus seguidores diversos fatos sobre sua vida pessoal, como quando fez a cirurgia dos seios, por exemplo. “Contei porque eu queria que todo mundo soubesse por mim”, disse Fernanda. Há poucos anos, a estrela precisou fazer uma cirurgia de redução das mamas, por causa das dores que sentia.

Ela já foi muito adepta do Snapchat, e em 2015 inclusive fez parte de uma lista das artistas brasileiras mais acompanhadas nessa rede social, ao lado de outras personalidades como Bruna Marquezine e Preta Gil. Através do aplicativo, Fernanda já compartilhou vídeos de shows do marido Thiaguinho, e também mostrou uma participação que o cantor fez em sua peça “Meu Passado Não Me Condena”.

No início de 2018, Fernanda e seu marido Thiaguinho foram considerados um dos casais que mais geram influência nas redes sociais. Dos 23 casais da lista, ela é a celebridade que mais produz conteúdos, com a média de 247 publicações em 90 dias, enquanto que seu parceiro fez 106 postagens no mesmo período analisado.

Casamento com Thiaguinho

Fernanda Souza e Thiaguinho, ex-vocalista do Exaltasamba, já estão casados há mais de 3 anos. A união foi oficializada no dia 23 de fevereiro de 2015, na Paróquia Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo, e contou com a presença de familiares e amigos famosos do casal.

O evento foi marcado por diversas surpresas preparadas pelo cantor para a atriz e apresentadora, como músicas cantadas por Péricles, Leonardo Gonçalves e Dani Araújo, e a entrada da imagem de Nossa Senhora.

Fernanda deixou a igreja visivelmente emocionada, e confessou que quase desmaiou com tantas surpresas. A lista de convidados famosos contou com artistas como Angélica, Luciano Huck, Claudia Leitte, Preta Gil, Fernanda Vasconcellos, Paloma Bernardi, Adriane Galisteu, Samara Felippo, Rafael Zulu e Luiza Possi, entre muitos outros.

Além disso, diversas companheiras de Fernanda da época de “Chiquititas” apareceram, tais como Aretha Oliveira e Mariane Oliva, que respectivamente interpretavam Pata e Marian na novela.

Sobre o dia a dia como casal, Fernanda conta que o cantor é super-romântico, tranquilo e divertido. “Ele me faz rir o dia inteiro, me diverte, me entretém, não consigo me imaginar sem a alegria da vida dele na minha vida“, disse.

Em entrevista ao Video Show, ela relatou que:

“casar é sensacional, quando você casa com a pessoa certa. Existe amor, companheirismo, respeito. A melhor coisa que eu fiz foi dividir a vida com o Thiago”.

Fernanda fará uma pausa em sua carreira artística por um tempo, mas deve permanecer ativa em suas redes sociais, onde pode ter sua vida acompanhada pelos seus fãs e seguidores.

Qual sua fase preferida da vida de Fernanda, como atriz ou apresentadora? Conta pra gente nos comentários.

   

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here