Conheça a marca e o estilista por trás do grande nome Elie Saab

  Banner Promocional Chanel do Etiqueta Única  

Elie Saab é um estilista nascido no Líbano, com grande reconhecimento internacional. Sua principal especialidade é a criação de peças para noivas, feitas com tecidos de altíssima qualidade, pedras preciosas, cristais Swarovski e bordados ricos em detalhes.

Conhecido como Mister Saab, o designer é uma verdadeira estrela global, e marca presença tanto nos red carpets quanto nos mais altos círculos da indústria fashion, sendo atualmente o maior expoente atual da moda do Oriente Médio.

No texto a seguir você pode conhecer mais a respeito desse conceituado estilista e sobre a marca a qual seu nome deu origem.

O império de Elie Saab

Elie Saab nasceu em Beirute, capital do Líbano, no dia 4 de julho de 1964. O estilista afirma que aos 5 anos já tinha uma “visão do que faria em sua vida”. Com apenas 9 anos de idade já demonstrava grande interesse por moda e dedicava-se a confeccionar roupas para as suas irmãs a partir de toalhas de mesa e cortinas.

Ao completar 18 anos, Saab abriu o seu primeiro ateliê, em Beirute, no ano de 1982. Logo no início, já contava com 15 artesãos, e era o responsável por vestir boa parte das moças da cidade. Nessa mesma época o estilista já lançou a sua primeira coleção.

O seu nome se fortaleceu cada vez mais com o tempo, e a maneira como rapidamente conquistou sucesso e reconhecimento foi surpreendente e admirável. Dois anos depois da inauguração do seu ateliê, Saab já era considerado um dos mais renomados estilistas da cidade de Beirute.

Não tardou até que Saab começasse a receber pedidos da alta sociedade árabe. Dessa forma, passou a costurar para a realeza do Oriente Médio e para magnatas do petróleo. Foi usando um vestido Elie Saab que a Rainha Rânia, da Jordânia, foi coroada em 1999.

A sua atuação é bastante diversa, e Saab desenha vestidos de festa, noivas, acessórios e coleções ready-to-wear e haute couture. Mas não pára por aí! O estilista trabalha também com alguns segmentos inusitados, desenhando desde acessórios até carros (como os feitos para a marca de luxo BMW, em 2003), linhas de maquiagem (em parceria com a MAC Cosmetics) e até interiores de hotéis de luxo.

Atualmente, Elie Saab possui duas casas de costura. Uma delas fica em Beirute, sua cidade natal, e foi inaugurada em 2005, no mesmo ano em que o estilista foi o responsável por apresentar pela primeira vez uma coleção prêt-à-porter e de acessórios e bolsas na Semana de Moda de Paris.

A outra casa de costura da sua marca fica em Paris, e foi aberta em 2007. Há também uma boutique Elie Saab localizada no Harrod’s, badalado shopping de luxo localizado em Londres, inaugurada em 2008.

O tapete vermelho

A sua marca hoje é presença garantida nos tapetes vermelhos, além de também vestir a realeza internacional. Um currículo e tanto, não?! O estilista adota a elegância, o poder e o luxo em suas criações, sem deixar para trás a feminilidade e a classe.

Aspectos como esses são os responsáveis por atrair as atenções de grandes estrelas que já usaram looks da marca, como Angelina Jolie, Katie Holmes, Marion Cottilard, Halle Berry, Catherine Zeta Jones e Mila Kunis, entre diversas outras celebridades.

A marca de Elie Saab explora principalmente cores como tons pastéis e combinações entre preto, cinza, dourado e branco, criando looks monocromáticos ou bicolores exuberantes, ainda que minimalistas.

O estilista gosta de brincar ao utilizar em suas obras formas geométricas e decotes em V, e investe bastante em peças acinturadas, saias com modelagem lápis e casacos de pele sintética.

O estilo criado por Saab é uma fusão única e extremamente original entre as culturas ocidental e oriental. Ele usa materiais nobres, como tafetá, organza e cetim, combinados com tecidos mais leves e fluidos.

As peças são feitas para pessoas de gosto requintado e exigente: um vestido básico do estilista não custa menos de R$ 4 mil. “O preço da alta-costura é como o preço da arte, medido por sua beleza e exclusividade”, disse o estilista à revista Caras em entrevista concedida em 2012.

Em 2011, Elie Saab lançou seu primeiro perfume. Batizado de Le Parfum, a criação busca celebrar a feminilidade através de uma fragrância composta por flor de laranjeira e jasmim, combinados com um mel de rosas.  

Atualmente, Saab divide seu tempo trabalhando entre Paris e Beirute, é o responsável criativo pela sua marca e comanda um império com lojas em Beirute, Paris, Dubai, Londres e Hong Kong, além de pontos de venda em 22 países.

A coleção bridal

A linha feita especialmente para noivas é um dos principais destaques dos seus desfiles de moda. Os vestidos dessa linha são completamente bordados com cristais opacos, tecidos preciosos e capas, que transformam a noiva em uma verdadeira rainha por uma noite.

Em 2012, a condessa Stéphanie usou um vestido desenhado por Elie Saab em sua cerimônia, ao casar-se com o grão-duque de Luxemburgo, tornando-se, assim, a grã-duquesa de Luxemburgo.

Suas criações recorrentemente possuem cinturas apertadas e saias volumosas, e chamam muita atenção pelos seus detalhes. Para compor a coleção Primavera de 2019, Saab inspirou-se nos bailes de Viena, uma grande tradição na alta sociedade austríaca.

Cada peça da nova coleção é composta por um elemento dinâmico, seja por meio de delicadas costuras que se destacam em meio ao cetim, ou através das flores tridimensionais em efeito cascata que enfeitam o corpete de camadas de tule.

É dessa forma que Saab consegue transformar algo tradicional como um vestido de noiva em um obra de arte extraordinária. 

Reconhecimento internacional

Elie Saab foi o primeiro estilista não italiano a fazer parte da Câmara Nacional de Moda Italiana. Em 1998, Saab apresentou a sua primeira coleção de prêt-à-porter, exibida com grande prestígio na Semana de Moda de Milão.

 

O trabalho de Elie Saab passou a ser mais conhecido nos Estados Unidos ao ser o primeiro estilista libanês a vestir uma vencedora do Oscar. Halle Berry ganhou o prêmio da categoria de melhor atriz pelo filme Monster’s Ball (A Última Ceia, no Brasil).  

Em 2000, o designer foi convidado pela Chambre Syndicale de la Haute Couture a desfilar suas peças em Paris, o que se tornou uma tradição desde então. Em 2006, ele se transformou um Membre Correspondant, posto ocupado somente por outros dois estilistas não franceses: Valentino e Giorgio Armani, ambos de origem italiana.

The Beyoncé Experience

Saab foi um dos estilistas a desenhar roupas para a turnê The Beyoncé Experience, em 2007, junto de outros designers de moda, como Tina Knowles, House of Deréon, Giorgio Armani, Versace e Hervé Léger.

Em 2011, o museu Madame Tussauds lançou a estátua de cera de Kate Winslet, usando o vestido Elie Saab que a musa exibiu durante o 63º Primetime Emmy Awards.

Parceria com a BMW

Em 2003, o BMW Group do Oriente Médio uniu-se a Elie Saab para produzir uma edição especial e limitada do premiado BMW X5 Sports Activity Vehicle.

Chamado de BMW X5 “Elie Saab Limited Edition“, a edição foi lançada com duas combinações diferentes de cores exteriores e interiores, inspiradas nas coleções feitas por Elie Saab naquela época, que tinham o uso de preto e branco como tema principal.

A origem da inspiração para criar essa versão do carro foi nada menos do que a linha para noivas de Elie Saab. Foram fabricados 100 veículos X5, sob o tema de um “casamento perfeito entre o luxo e a exclusividade”.

O estilista apresentou combinações das clássicas cores usadas por noivos e noivas durante as cerimônias tradicionais, com uma peça branca com interior em couro branco, e a outra em cor preta, também com interior em couro branco. O resultado desse contraste é surpreendentemente atraente.

“Este projeto inovador com Elie Saab é mais um exemplo do nosso conceito em criar produtos extraordinariamente diferentes, que realmente capturam a imaginação e apelam para o gosto dos nossos clientes diferenciados do Oriente Médio”

disse Robert Bailey-McEwan, diretor administrativo do BMW Group dessa região.

A ideia de estabelecer essa parceria veio de uma perspectiva de que carros e itens da moda estão intimamente relacionados, pois ambos expressam a personalidade e o senso de estilo de cada indivíduo. “O BMW X5 Elie Saab Limited Edition é o reflexo máximo de estilo e desempenho“, acrescentou McEwan.

Ehab Shouly, gerente regional de marketing do BMW Group do Oriente Médio relatou que o libanês foi escolhido para compor essa parceria justamente por estar entre os dez melhores estilistas do mundo e, mais importante ainda, por ser o estilista árabe mais respeitado do planeta. “É por isso que escolhemos Elie Saab: porque ele é dessa região, e porque incorpora os mesmos padrões internacionais da BMW”, explicou.

Na coletiva de imprensa feita em Dubai para anunciar a colaboração, Elie Saab, que inclusive é um grande fã do design desenvolvido pela fabricante de carros, disse que “a moda e os carros compartilham uma paixão pelo design e, como designers, estamos na busca constante pela criação e união de linhas, cores e materiais de uma forma original e provocante”.

O estilista se declarou orgulhoso e encantado por ter sido escolhido para “vestir” um dos mais inovadores carros, no que diz respeito ao design contemporâneo desse segmento.

A edição limitada contou com uma mistura de elegância, glamour, luxo e inovação, e de fato foi criada para fascinar o mercado de carros.

Os veículos da edição especial contam com uma placa cromada com a inscrição “Elie Saab Limited Edition” no estilo do logotipo adotado pelo estilista. Outros designers de moda como Karl Lagerfeld e Sonja Kiefer também já tinham feito parcerias com a BMW antes de Elie Saab.

  Banner Promocional Chanel do Etiqueta Única  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here