Dolce & Gabbana se torna a primeira marca de luxo com tamanhos para todos os corpos

Capa do post sobre a Dolce & Gabbana
   

Em tempos onde o debate sobre o conceito de “corpo ideal e padrão” está a todo vapor, diversas marcas começam a mostrar variedade de corpos em suas campanhas publicitárias e desfiles, reforçando que não existe apenas um tipo de silhueta, além de que todos os tipos são belos.

No mundo das marcas de luxo, este conceito não é muito comum, dificilmente apresentando esta variedade na exposição dos produtos, fazendo com que muitas mulheres não tenham representação nos meios publicitários deste segmento. No entanto, isto vem mudando recentemente!

A Dolce & Gabbana, uma das maiores marcas italianas de luxo do mundo, anunciou no ano de 2019 que irá aumentar sua grade de tamanhos para abranger números plus size, se tornando a primeira marca de luxo a tomar a iniciativa.

Breve História da Dolce & Gabbana

A Dolce & Gabbana foi fundada por Domenico Dolce e Stefano Gabbana em 1985 na Itália.

Domenico e Stefano se conheceram no começo dos anos 1980 quando trabalhavam como assistentes do estilista Giorgio Correggiari em Milão. A dupla teve uma visão de como gostariam de vestir as mulheres, então, em 1982, abriram um pequeno ateliê em Milão onde trabalhavam como freelancers para grandes marcas da cidade.

Em 1985 lançaram sua primeira coleção chamada “Donna-Donna” durante a semana de moda de Milão dentro da categoria Novos Talentos. Como não possuíam dinheiro para contratar modelos para desfilarem, foram ajudados por amigos para mostrarem a coleção. O sucesso veio de imediato e a marca se tornou a queridinha da imprensa e ganhou espaço dentro do cenário de moda italiana com suas criações femininas, sexy e com grande influência do sul da Itália.

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Em 1987 a marca abriu seu primeiro showroom e conquistou admiradoras famosas, como Madonna e Isabella Rossellini, nomes que ajudaram a marca a ganhar destaque internacional da noite para o dia. No final dessa década, a D&G começou a abrir suas primeiras lojas próprias em Tóquio, Milão e Hong Kong.

Atualmente, é uma das maiores marcas de luxo do mundo, possuindo um DNA definido com influência italiana, roupas com estampas coloridas e excêntricas, além de possuírem um estilo sexy e sensual.

Novas Numerações

Em um esforço para fazer com que todas as mulheres, independentes de sua silhueta, se sintam representadas em suas ações publicitárias, a Dolce & Gabbana começou a incluir modelos de todas as formas em seus desfiles (desde as mais magras às mais curvilíneas) e campanhas publicitárias (Ashley Graham, conhecida modelo plus size, estrelou a campanha de Primavera/Verão 2019 da marca).

Outra medida tomada pela marca italiana foi estender a numeração oferecida de suas peças. Anteriormente, podia-se encontrar peças nas boutiques até o tamanho 12 americano, mas, a partir da coleção de Pré-Fall 19 (que chegou às lojas em Junho de 2019), é possível encontrar peças da linha feminina até o tamanho 18 americano.

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Em uma declaração via email para o jornal LA Times, Domenico Dolce disse:

“Nós sempre amamos a silhueta feminina em todos os tamanhos e formas. Estender a numeração de nossas roupas é um tributo para as mulheres, para formatos corporais femininos e para a beleza em sua totalidade. Beleza não é uma questão de tamanho, não é medida em centímetros, em vez disso, é um estado de espírito, uma atitude.”

No mesmo email, Stefano Gabbana também comentou que seu objetivo é fazer com que todas suas clientes “se sintam confortáveis, sensuais, elegantes e especiais.”  Ele ainda disse:

“O que sempre estivemos interessados é em trazer autenticidade, belas mulheres na passarela, sem adequar-se a nenhuma regra. Nosso objetivo é criar beleza e desenhar roupas que façam com as mulheres se sintam fascinantes e únicas, independente de seu tamanho.”

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Nossas Peças

Vestido Dolce & Gabbana Estampado Preto

Vestido D&G HJB108 do EU.

Vestido Dolce & Gabbana Tecido Preto

Vestido D&G BKJ60 do EU.

Camisa D&G Seda Estampada 

Camisa D&G HMS24 do EU.

Vestido Dolce & Gabbana Crepe de Seda Estampado

Vestido Dolce & Gabbana CBN63

Mesmo sendo uma marca envolvida em diversas polêmicas por conta de declarações de seus fundadores, a ação da Dolce & Gabbana é louvável e espera-se que outras marcas de luxo sigam seu exemplo.

O que acha da medida da marca de estender sua numeração? Nos conte nos comentários!

   

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