Agatha Ruiz de La Prada
Agatha Ruiz de La Prada
  Credit Month  

Mesmo sem nenhuma ligação direta com a marca Prada, a estilista e empresária Agatha Ruiz de La Prada ganhou a atenção dos holofotes nos últimos anos… nascida em 1960 em Madri na Espanha, em uma família aristocrata, a sua criatividade e gosto pela arte podem ter sido herdados do pai, que era arquiteto. 

Ela entrou no mundo da moda ainda cedo, aos 20 anos, como ajudante no estúdio de um estilista na Espanha, e 1 ano depois já estava realizando seu primeiro desfile no Museu de Arte Contemporânea de Madri.

Agatha iniciou sua carreira em 1980 e se tornou uma das estilistas mais conhecidas do design mundial. Sempre manteve seu estilo irreverente e bem humorado de compor peças. Suas produções refletem o humor, a alegria, o amor, o otimismo e a jovialidade, que ela consegue através do uso de cores e formas.

O seu conceito é “abraçar a vida nos mínimos detalhes para compor um mundo cheio de cor e vitalidade”.

Agatha foi casada durante 30 anos com o jornalista Pedro J. Ramirez, fundador do jornal El Mundo, e anunciou a separação no final de 2016. Com ele teve dois filhos – Tristán e Cósima.

Agatha vestindo uma de suas criações

Um estilo irreverente

Agatha costuma utilizar cores vivas em suas criações (dificilmente você encontrará uma peça preta, bege ou cinza, por exemplo), dando vida a um estilo jovial, com muitos corações, flores e formas geométricas.

É como se ela tivesse criado um mundo próprio de cores e roupas divertidas.

  Credit Month  

Seu trabalho é considerado também um meio de expressão artística, sendo caracterizado por misturas de cores, fantasia e felicidade. Recentemente, a estilista lançou uma coleção denominada “Espetacular”, que expôs no Palácio Cadaval, em Évora, Portugal.

Acho que é muito importante nos rodear de um mundo colorido e otimista, pois nos ajuda a ser mais felizes. O preto está proibido na minha vida. Eu não gosto do preto, pois me faz lembrar de coisas tristes, como a morte e os funerais, e também acho que usar essa cor demonstra uma falta de personalidade“, afirmou a estilista em uma de suas entrevistas.

Modelo veste uma das criações da estilista em um desfile de 2017

Perfumes

Além das roupas, Agatha também tem uma linha de perfumes, e os frascos não fogem à regra da estilista – todos muito coloridos que nos remetem a um mundo de fantasia. Suas fragrâncias são alegres, frescas e leves, assim como suas criações. Conheça abaixo um pouco sobre as principais delas. Talvez você já tenha visto alguns desses frascos nas lojas.

Florever: uma de suas fragrâncias mais recentes. O lindo frasquinho azul turquesa em formato de flor traz em seu interior um perfume alegre, com notas de pimenta rosa, âmbar, musk e magnólia, que formam um floral refrescante frutal.

Love Forever Love: o frasco com formato de coração esconde uma fragrância delicada, feminina, jovial, contemporânea e refrescante, com notas de frutas cítricas, batom, musk e notas amadeiradas.

Beso: fragrância floral amadeirada, almiscarada, com notas florais, maçã verde, tangerina, caramelo, baunilha, madeiras raras e patchouli. O frasco em formato de boca condiz com o nome do perfume – um aroma romântico, intenso e atrevido.

Flor: frasco laranjado em formato de flor – uma fragrância divertida, para mulheres jovens e descontraídas. É perfeito para ser utilizado no dia a dia, graças às suas notas frescas de Mandarina, Frésia, Frutas Vermelhas, âmbar e sândalo.

Para mim, trabalhar significa liberdade…

É assim que Agatha costuma falar do seu trabalho, que foca em roupas, acessórios, perfumes e mobílias, compostos de flores, corações, pontos e círculos, para crianças e adultos. Ao contrário da maioria das pessoas, ela gosta do que faz e se sente bem atuando no mundo da moda há tantos anos.

Agatha sempre se manteve fiel a um estilo de roupas, mas é aberta também às últimas tendências, como afirmou em uma entrevista:

eu permaneço sempre fiel às minhas raízes e também gosto de misturá-las com as últimas tendências da moda.

A estilista já afirmou algumas vezes que dá muito valor ao trabalho e que adora trabalhar. “Eu desejo que chegue a segunda-feira para ir trabalhar”. Como qualquer ser humano eu gosto de tirar alguns dias de férias, mas é verdade que adoro o que faço e sou motivada a explorar novos projetos”, afirmou em uma entrevista para um site de Portugal.

Agatha Ruiz: um dos principais nomes do design mundial

Lojas

As lojas físicas da estilista estão espalhadas por Madri, Portugal, Bogotá e Paris. Para quem mora no Brasil, é possível comprar perfumes e outros cosméticos criados por Agatha em várias lojas de cosméticos, como a Sephora e a Beauty Box.

Além disso, ela mantém uma loja virtual, onde podemos encontrar suas principais criações, como óculos de sol, roupas infantis, artigos de papelaria, roupas femininas, cortinas, almofadas, perfumes, malas de viagem, e diversos outros acessórios. Os preços não são tão altos se comparados aos de outros estilistas renomados.

Alguns dos acessórios que podem ser encontrados na loja virtual são esses óculos de sol super modernos e coloridos, que combinam com pessoas ousadas, que não têm medo de expor o seu estilo único.

Óculos de Sol colorido

Óculos de sol colorido

Este suéter também está disponível no site por 74,50 €.

Atuação na urbanização

Em 2011, as cores de Agatha Ruiz também deram vida ao bairro de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, Portugal.

O projeto de reabilitação do bairro contou com alguns desenhos da estilista em 2011, renovando, assim, as fachadas de alguns prédios da cidade.

A dedicação da estilista ao bairro resultou também em muitas visitas de turistas que se dizem admirados pelas suas obras, que não se restringem somente às passarelas.

A estilista já tinha feito trabalhos semelhantes em países da América do Sul, como Argentina e Chile.

Visita ao Brasil

Em 2015, Agatha Ruiz de La Prada esteve em São Paulo, no Brasil, onde inaugurou a mostra Agatha vs Agatha, com 35 peças, e lançou o perfume Florever, que contou com a atriz brasileira Fiorella Matteis como estrela de sua propaganda.

Prêmios

Agatha Ruiz já recebeu vários prêmios de design, como o Prêmio Nacional de Desenho de Moda, em 2017, Premio CFDA de Estilista Internacional, em 2004, e Prêmio de Dedicação à Moda, em 2010.

  Credit Month  

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here