Conheça a Vilebrequin, marca francesa especializada em moda praia masculina de luxo

Coleção "Tal pai, tal filho"
  asasasas  

Vilebrequin é a famosa grife francesa de bermudas, reconhecida mundialmente pelas suas estampas inusitadas e descoladas. A qualidade do tecido exclusivo usado pela marca também é digna de atenção, já que faz com que a peça seque rapidamente.

A marca é uma das primeiras escolhas para levar na mala durante viagens para os mais badalados balneários e cruzeiros do mundo, e já conquistou artistas como George Clooney e Brad Pitt.

Confira a seguir a história da marca de origem francesa que chama a atenção devido a suas estampas exclusivas, design contemporâneo e alta tecnologia.

Como surgiu a Vilebrequin

A história da Vilebrequin começou no ano de 1971, em Saint-Tropez, comuna no sul da França reconhecida internacionalmente por suas praias belíssimas, que atraem turistas de todo o mundo. O local é também um recanto para os milionários europeus.

Saint-Tropez
Saint-Tropez

Em uma de suas viagens para lá, o fotógrafo e jornalista automobilístico Fred Prysquel decidiu transformar uma toalha de mesa de algodão xadrez em um calção de banho, algo que fosse simples, elegante e apropriado para ser usado nas praias da região. Após algumas tentativas, resolveu fazer uso da tela de uma vela de barco, justamente pela sua propriedade de secagem ultra-rápida.

Essa criação marca o surgimento do boxer-short, o primeiro calção de banho masculino batizado de Vilebrequin (nome que em francês remete ao eixo central do motor de um carro, em referência à paixão do criador da marca por corridas de automóveis). A invenção de Prysquel chamava a atenção não só pela sua estampa, mas também pelo corte singular, muito diferente das outras peças da época.

A novidade tomou grandes proporções rapidamente
A novidade tomou grandes proporções rapidamente

A partir de então, o jornalista passou a aprofundar-se ainda mais no assunto, realizando pesquisas acerca de tecidos com o intuito de produzir calções e bermudas em pequena escala e aprimorar ainda mais a sua criação. As peças produzidas por ele eram vendidas exclusivamente na Riviera Francesa, e conquistaram a admiração não só dos frequentadores comuns do lugar, mas também de diversas celebridades de Saint-Tropez.

Isso contribuiu de forma a dar grande visibilidade e respeitabilidade à marca, que em poucos anos se tornou um ícone fashion. Logo suas bermudas passaram a ser vistas nas mais badaladas praias europeias. Seu principal triunfo foi aliar modelagens inovadoras aos tecidos de secagem rápida, aspectos que se tornaram a marca registrada da Vilebrequin.

As cores vibrantes e estampas divertidas ilustrando calções e shorts de banho masculinos conquistaram rapidamente o público, e eventualmente também caíram no gosto das celebridades da Europa.

Durante os primeiros anos da década de 90, a marca dedicou-se a buscar e implementar inovações em sua linha de bermudas. Foi dessa forma que surgiu o bolso feito com forro de algodão e protegido com Velcro, aliando praticidade e bom gosto.

Em 1995, a Vilebrequin explorou o conceito “Like father, like son” (“Tal pai, tal filho”, em tradução para o português). Essa forma de publicidade buscava se beneficiar da ideia de cumplicidade entre pais e filhos. Para isso, apresentou coleções de bermudas adultas e infantis, o que impulsionou ainda mais a marca como um objeto de desejo.  

Coleção "Tal pai, tal filho"
Coleção “Tal pai, tal filho”

A primeira loja oficial da Vilebrequin foi inaugurada em 1996, aproveitando-se de muito luxo, elegância e descontração em seus aspectos decorativos.

Nesse mesmo ano, a grife apresentou mais dois exclusivos modelos de calções de banho. Um deles foi batizado de Okoa, e se tratava de uma bermuda mais longa, com design mais fashion que a tradicional. O outro era o Master, e era mais curto e confortável.

Esse modelo é um dos mais pedidos e confortáveis
Esse modelo é um dos mais pedidos e confortáveis

Além disso, nessa mesma época a Vilebrequin também expandiu a sua linha de produtos, introduzindo itens como toalhas de praia, camisetas, camisas pólos, bonés, chapéus, calças de abrigo, moletons, óculos de sol e, posteriormente, até mesmo uma linha completa de prêt-à-porter para o inverno, composta por camisas de linho, parcas, calças e malhas de cashmere.

Tais posicionamentos mostram como a empresa de Prysquel soube atrair e fidelizar seu público, oferecendo uma gama de peças que atendesse diversas preferências e necessidades em variadas épocas do ano.

A qualidade e exclusividade são outros aspectos fortemente valorizados pela marca. Para fins de controle e garantia da qualidade de seus produtos, todos os modelos de bermudas têm ponteiras de prata no cordão e até mesmo número de série. Desde o seu surgimento, o principal propósito da marca sempre foi vender bermudas com status de produto de luxo.

Ainda no século XX, diversas outras lojas da marca foram inauguradas em localidades como Nova York, Genebra, Paris, Cannes, Lyon e Marselha.

A Vilebrequin do século XXI

Em 2007, o Fashion Fund One adquiriu 100% da TRB International SA, holding com sede em Luxemburgo que até então detinha as operações mundiais e os direitos de propriedade intelectual da Vilebrequin. O negócio foi fechado pelo valor aproximado de 120 milhões de dólares.

A proposta era de que o fundo levasse a Vilebrequin ao próximo nível de desenvolvimento. O diretor-gerente da Fashion Fund One na época, Hans Ouwendijk, declarou que a Vilebrequin se encaixava perfeitamente em sua estratégia de investir em marcas fortes e com patrimônio estabelecido.

Após mais de 4 décadas dedicada à criação de peças de vestuário masculino, em 2013 a Vilebrequin finalmente lançou a sua primeira linha de produtos dedicada ao público feminino, composta por biquínis, vestidos, shorts, camisetas, bolsas e acessórios.

Nesse mesmo ano, a grife lançou pela primeira vez em sua história bermudas com estampas de um personagem famoso, o Wally, da série de livros infanto-juvenis “Where’s Wally?”, criada pelo ilustrador britânico Martin Handford.

Coleção divertida Onde está Wally?
Coleção divertida Onde está Wally?

Nos anos seguintes, mais lojas próprias da marca foram abertas ao redor do mundo, com a inauguração de unidades na Coréia do Sul, Tailândia e Cingapura.

A primeira coleção de calçados da Vilebrequin foi lançada em 2016, composta por tênis, sandálias e alpargatas.

Com mais essa atitude, a grife diversificou ainda mais a sua gama de produtos, se tornando uma marca além da moda praia e atendendo cada vez mais as necessidades de seus clientes.

Elegância, tecnologia e irreverência de mãos dadas

Os temas mais frequentemente explorados nas estampas da Vilebrequin são referentes à fauna e flora, como desenhos de tartarugas, florais, tropicais, etc. As listras e as estampas xadrezes também são bastante utilizadas. No total, são 200 estampas diferentes.

A originalidade e exclusividade da marca são tamanhas que seus shorts e bermudas podem ser reconhecidos a metros de distância.

Um dos principais pontos positivos da marca é o seu constante investimento em variedade. Por isso, a Vilebrequin também produz peças lisas, com mais de 50 cores diferentes. Dessa forma, ela consegue agradar tanto os clientes mais despojados quanto os mais conservadores, tudo com muito bom gosto e requinte.

Estampas Vilebrequin
Estampas Vilebrequin

São confeccionados no total 16 modelos de bermudas com diferentes cortes. O campeão de vendas da Vilebrequin no mundo é o modelo Moorea, caracterizado por ser mais largo e pela sua amarração na cintura. Esse design é um clássico, pois foi desenhado nos primeiros anos da marca, e até hoje faz um enorme sucesso.

Todos os shorts e bermudas são confeccionados com um tipo de algodão especial, que proporciona a sensação de toque de pêssego na pele. Esse tecido foi desenvolvido com exclusividade pela Vilebrequin, com o intuito de priorizar o conforto de quem usa suas peças.

Além disso, os shorts e bermudas possuem um compartimento vedado da mesma dimensão do bolso traseiro, para que se possa guardar pertences. Há também um sistema de ilhoses, feito para evitar que a bermuda fique inflada ao sair da água.

Toda essa tecnologia e evolução constantes buscadas e aprimoradas pela Vilebrequin com o passar das décadas a tornaram a única marca de luxo masculina totalmente especializada no universo praia, e uma das mais badaladas grifes francesas. Esse é o primeiro nome que vem à mente quando se procura peças masculinas de moda praia com alta tecnologia.

Os famosos aderem ao estilo da marca

Não à toa a marca conquistou inúmeras celebridades. Além das citadas no início do texto, há também muitas outras pessoas importantes e influentes que são fãs da marca, como Tom Cruise, David Beckham, Leonardo di Caprio, Hugh Grant, Robert de Niro, Príncipe William, Barack Obama e Nicholas Sarkozy.

O status da Vilebrequin ao redor do mundo

Atualmente, a Vilebrequin está presente em cerca de 60 países ao redor do mundo, e conta com mais de 200 lojas próprias localizadas em cidades marcadas pelo luxo e consumo, como Saint-Tropez, Capri, Paris, Milão, Londres, Beverly Hills, Lisboa, Nova York e Los Angeles.

Peças como roupas e acessórios da marca, como seus óculos de sol e as toalhas de praia, também são comercializados em 2 mil pontos de venda estratégicos, como aeroportos e lojas de departamento ao redor do mundo.

Países como França, Estados Unidos e Itália são os maiores mercados da Vilebrequin, marca que atualmente pertence ao G-III Apparel Group desde 2012. O grupo adquiriu a empresa pelo equivalente a 106 milhões de dólares na época, e detém outras marcas de luxo valiosas, como DKNY, Donna Karan e Calvin Klein.

De volta ao Brasil

Em 2008, a grife francesa finalmente chegou ao Brasil, com a inauguração de uma loja própria no shopping Iguatemi, em São Paulo. Logo, outra unidade foi aberta no Rio de Janeiro. Suas bermudas custavam entre R$ 530 e R$ 1.400. 

Em 2016, no entanto, a marca encerrou as suas atividades no Brasil, em função da crise financeira enfrentada pelo país na época.

A Vilebrequin voltou ao Brasil quase dez anos depois de ter vindo para cá pela primeira vez, e dessa vez tudo indica que para ficar.

Retorno ao país quase 10 anos depois
Retorno ao país quase 10 anos depois

A marca abriu uma pop-up store no JK Iguatemi, inaugurada em novembro de 2017. Posteriormente, em março de 2018, mudou-se definitivamente para uma flagship store, no piso térreo do shopping, com o lançamento de uma linha de maiôs e biquínis inéditos.

O shopping JK Iguatemi fica localizado na Vila Olímpia, e a loja Vilebrequin conta tanto com peças do segmento masculino quanto para o vestuário feminino.

  asasasas  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here