Conheça a icônica estampa Xadrez da Burberry

Capa do post sobre estampa da Burberry
  banner credit month julho de 2020  

Quando pensamos na Burberry, uma das primeiras coisas que nos vem à cabeça é sua icônica estampa xadrez. Ela está presente em diversos produtos da marca e virou um fenômeno fashion atualmente, com inúmeras fashionistas usando-a como pontos focais em seus looks.

Com quase 100 anos desde seu lançamento, o xadrez da marca não é apenas mais uma estampa, se tornou seu símbolo de representação.

Confiram sobre este ícone e sobre a tradicional marca britânica que há 163 anos vem inovando e encantando com suas criações.

Gif da marca Burberry.

História da Burberry

A Burberry foi fundada em 1856 por Thomas Burberry em Basingstoke, Inglaterra.

Aos 21 anos de idade, Thomas abriu uma pequena loja especializada em roupas para atividades esportivas, como a caça e a pesca. Aprendiz de tecelão, preocupava-se muito com a qualidade de seus produtos e, com menos de 20 anos de história, se tornou muito popular entre os ingleses. Sua loja se tornou um grande empório, onde tinha uma clientela sofisticada e rica.

Sua grande inovação se deu na criação do gabardine, tecido impermeável, respirável e extremamente resistente para dias chuvosos. O tecido virou matéria-prima de guarda-chuvas e indumentária para facilitar a vida de exploradores e esportistas, mas logo caiu no gosto de todos os clientes da Burberry.

A Burberry tem como marca registrada seus casacos em gabardine e o xadrez.
A Burberry tem como marca registrada seus casacos em gabardine e o xadrez.

Em 1891, sob o nome de Thomas Burberry & Sons, a marca abriu sua nova loja na região de West End, em Londres. No ano de 1895, Thomas foi “convocado” pelo exército britânico para desenvolver um casaco para os oficiais, peça que seria antecessora ao Trench Coat. Era o surgimento da famosa capa de chuva, adaptada ao estilo militar.

Em 1914, a empresa foi comissionada pelo escritório de guerra para adaptar o antigo casaco dos oficiais para combate. Sendo assim, adicionaram dragonas para exibir as patentes dos oficiais, a aba sobreposta no peito oferecia maior segurança, enquanto o protetor contra chuva na parte superior das costas garantia que a água não entrasse em contato com o corpo, e ali nascia a versão trench coat que conhecemos hoje, um casaco extremamente quente e resistente, que durante a Primeira Guerra Mundial foi vestido por meio milhão de soldados britânicos, fato que ajudou a aumentar sua popularidade.

Outro fator que fez com que a Burberry ganhasse mais notoriedade foi o fato de que o Rei George V se tornou grande fã da marca, e era visto usando casacos em diferentes ocasiões. Atualmente a marca se configura como uma das mais tradicionais e conhecidas do Reino Unido destaque com suas peças facilmente reconhecidas pelo mundo inteiro.

O Famoso Xadrez

Uma das características mais marcantes da Burberry é a sua estampa xadrez. Ela está presente no forro dos famosos trench coats, além de bolsas, sapatos, acessórios e demais itens de moda. A marca usa e abusa do padrão e gosta de colocá-lo em evidência para que todos possam saber de imediato a origem de tal produto.

Na verdade o xadrez é uma derivação do tartan, estampa tradicional da cultura do Reino Unido, principalmente na Escócia, o quão é usado para diferenciação dos clãs (famílias) do país. Ele foi primeiramente introduzido pela marca em 1924 nas cores bege, preto, branco e vermelho e patenteado no mesmo ano.

A princípio o xadrez era apenas aplicado nos casacos da marca, mais especificamente no forro. E esta prática continuou pelos quarenta anos seguintes até se destacar como fenômeno e ícone de moda e ser aplicado também em cachecóis, roupas, acessórios, cosméticos e sapatos da marca.

View this post on Instagram

Never have I been more proud of something. The last part of my series with @burberry Art Directed by myself, shot by #juergenteller Styled by @poppykain. Make-Up by @celiaburtonmakeup Outfits by my Auntie Tina. Featuring my cousin @kensemah My Grandma, Auntie Mary, Auntie Tina and my skrillion @sonny_hall .Thank you to everyone who made this possible, for listening to Juergen and I when we came up with this mad idea. This is what it’s all about, do something different, think outside the box and create something iconic. #juergenxadwoa – Going home, back to the motherland. A place where I felt like an outsider but always wanted to belong. Growing up differently, never knowing the mother tongue. Patronized by the world, one sided images of famine and underdevelopment. Culturally appropriated, continuously stolen with no respect or return. The world knowing nothing about the magic that Ghana is, the beauty and chaos. Where my father was born, the other half of my British blood, Accra. Home away from home with the church and the swing and grandma and grandad, aunties, Kente cloth, fufu and buckets for washing. Memories, so many memories of 6 hour journeys to visit my other half. The last chapter and I want the world to know that there are two families, both that mean the world to me, two sides to my story. I want the world to see the beauty and Ghana to have that moment in the light, one that it has always deserved. I have been claimed by Ghana, told to go and show the world, make them proud. I belong. So that’s what this is, a message of love and pride to my family and the people of Ghana.

A post shared by Adwoa Aboah (@adwoaaboah) on

Como Usar?

Por ser uma estampa bem chamativa e singular, surge a dúvida de qual é a melhor maneira de usá-la para criar um look elegante e sofisticado.

A maneira mais certeira e simples de combinar o tartan com seu look é fazer com que a peça (seja um cachecol, bolsa ou camisa) seja um ponto de destaque e foco. Ou seja, use cores neutras e mais discretas para que a composição fique mais harmônica.

 

Nossos Produtos

Galocha Burberry Borracha Xadrez

Galocha Burberry do Etiqueta Única.

Camisa Burberry Seda Estampada 

Camisa Burberry CBY83 do Etiqueta Única.

Lenço Burberry Ash Rose

Lenço Burberry do Etiqueta Única.

Bolsa Burberry House Check Macken Crossbody

Bolsa HVF1 Burberry do Etiqueta Única.

 

Bolsa Burberry Beaton House Check

Bolsa Burberry EFJ16 do Etiqueta Única.

Capa Burberry Lã Xadrez e Preto

Capa da Burberry BGE43 do Etiqueta Única.

E vocês, o que acham da estampa icônica? Já tinham reconhecido o padrão em outros looks? Nos contem nos comentários!!

No Etiqueta Única vocês encontram diversas peças com o famoso tartan! E já pensou no presente do seu pai para o dia dos pais? Que tal dar uma olhada nas coleções que foram selecionadas com carinho por nossa equipe?

  banner credit month julho de 2020  

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here