Como conservar peças de Luxo? Dicas de como cuidar!

capa do post sobre como conservar peças de luxo
   

Quando se investe em artigos de luxo, principalmente em lojas second hand, seja uma roupa em tecido mais delicado como cashmere, um acessório, sapatos (principalmente aqueles confeccionados em verniz) e, principalmente, bolsas, saber como cuidar e preservar estas peças é fundamental. Afinal, elas possuem um alto valor.

Por mais que estas peças foram feitas para ter uma alta durabilidade e possuírem uma alta qualidade, existem algumas dicas de como prolongar ainda mais a vida útil do seu tão sonhado item.

Confiram abaixo dicas valiosas de como conservar peças de luxo e fazer com que elas fiquem com uma aparência tão boa quanto a de uma nova:

Peças em Cashmere

Não há uma época certa para investir em malhas confeccionadas em materiais nobres e de alta qualidade, principalmente aquelas em cashmere. Elas são atemporais e versáteis e podem ser usadas em qualquer momento do ano, além de combinarem com tudo e nunca sairem de moda!

Porém, por serem feitas em material tão delicado, é necessário possuir alguns cuidados na hora de manusear, lavar e cuidar delas para que elas durem mais ainda.

Lave sempre à mão

Na hora de limpar seu suéter ou peça em cashmere, tenha o cuidado de sempre lavá-las na mão, virando a peça do avesso e passando suavemente a água por ela, tendo cautela para não torce-la, evitando que ela perca sua forma original.

Na hora de secá-las, siga o mesmo processo de lavá-la e garanta que a água esteja morna para evitar que as fibras encolham, sempre tomando cuidado para não torce-la para que não distorça o tecido. Em vez disso, enrole-as em uma toalha e aperte bem suavemente para apenas remover o excesso da água. Após isso, desenrole-a e remodele a peça na mão. Após moldá-lo, coloque a peça em cashmere em uma toalha e deixe-a secar naturalmente.

Guarde a peça quando ela estiver 100% seca

Na hora de armazenar a peça, tenha certeza que ela esteja totalmente seca, pois mariposas também amam peças em cashmere! Por isso a necessidade de ter certeza que a peça recém-lavada esteja bem seca antes de colocá-la de volta no armário – é altamente recomendável por diversos especialistas colocar a malha de cashmere em uma sacola com zíper e colocá-las no freezer por 48 horas antes de guardá-las! Isso faz com que mate as larvas e proteja a malha de possíveis ovos de mariposas.

Além disso, evite de pendurar peças confeccionadas neste tecido, pois irá afetar a forma da mesma. Em vez disso, dobre-as e coloque na prateleira.

Sueteres de cashmere Etiqueta Única

Cuidados com Jeans

Quando foi criado no século 19 por Levi Strauss, o jeans tem como objetivo ter uma longa vida útil e suportar inúmeros usos, característica que possui até hoje. Contudo, o que muita gente não sabe é que ele não precisa ser lavado com tanta frequência como as outras peças de vestuário – o recomendado é lavá-lo a cada 10 usos. Caso caia algo nele, como algum molho ou até mesmo café, passe um pano úmido para limpar a área.

Uma dica valiosa para fazer com que as peças em jeans durem ainda mais é que, na hora de lavá-las coloque-as no avesso na máquina e use lave sempre em um ciclo delicado com água fria. Caso sejam confeccionadas em jeans puro, lave-as sempre na mão.

Na hora de secar, nunca torça a peça, mesmo que elas estejam molhadas! Caso seja uma opção viável, deixe-as secando em um cabide específico para calças. Já na hora de guardar, por mais que ela seja uma peça com alta durabilidade, tenha cuidado na hora do armazenamento. O ideal é deixá-las penduradas para que a gravidade mantenha os vincos afastados e o ar possa circular ao redor.

Calças Jeans
Calças Jeans

Peças em Seda

Conhecida por ser muito sofisticada, versátil e atemporal, a seda pode ser usada em qualquer momento do ano, já que no inverno ela é quentinha e no verão se torna bem fresquinha. Por mais que seja um tecido muito delicado, com os cuidados certos, ela pode durar por muitos anos!

Na hora de lavar

Por mais que nas etiquetas da maioria de peças em seda esteja escrito “lave apenas a seco”, você pode lavá-la à mão, desde que seja de dentro para fora. Encha um balde com água fria e adicione detergente delicado nele. Caso seja possível, use detergentes que sejam especialmente formulados para seda, porque, diferente dos comuns, este irá fornecer um pH neutro que irá agir suavemente nas proteínas naturais da seda.

Mergulhe a peça e deixe-a de molho por algum tempo, sempre tomando cuidado para não torce-las e danificar as fibras desta peça tão delicada. Em vez disso, pressione os dedos no tecido, permitindo que a água e o detergente se movam pelos fios, enxágue em água fria após isso. Na hora de secar, envolva a peça em uma toalha limpara para remover o excesso de água e, após isso, estique-a em uma superfície plana e deixe-a secar naturalmente.

Na hora de guardar

Conhecida por dobrar facilmente, na hora de armazenar a peça, se possível, é recomendado usar um steamer antes de pendurá-la e evite de guardar peças de seda guardadas, caso não queira passá-las todas as vezes antes de usar. Guarde-as em locais frescos e secos e longe da luz solar, para evitar a descoloração da peça.

vestido em seda EÚ

Jóias preciosas

Pedras preciosas foram feitas para durar eternamente, mas, você precisa ter certos cuidados adequados para que isso aconteça.

Diamantes

Sempre limpe-os suavemente e tenha muito cuidado na hora de armazenar. A melhor forma de limpar é encher uma tigela ou caneca pequena com água morna e um pouco de detergente para louça (bem pouco, não precisa exagerar!) e usar uma escova de dentes de cerdas macias para limpar delicadamente o diamante.

Pérolas

Pérolas são delicadas e exigem cuidado na hora de limpar. Use um pano delicado na hora de limpá-las, jamais usando produtos químicos ou detergentes abrasivos. É necessário também tomar o cuidado de deixá-las longe de líquidos, que podem danificar o fio. Quando você usa jóias com pérolas, elas tocam melhor sua pele e absorvem óleos naturais, mas, na hora de guardá-las, deixe-as em um local seco.

Ouro e Prata

Assim como os diamantes, peças em outros também podem ser limpas com água morna e detergente suave. Na hora de secar, deixe-as em uma toalha de papel para que sequem naturalmente.

Já as peças em prata exigem um cuidado diferenciado. Para limpá-las use molho de prata apenas naquelas que não possuam pedras. Caso elas sejam cravejadas de pedras, a melhor maneira é usar um pano prateado especial; você irá poder ver a transferência de oxidação de suas joias para o tecido. Na hora de secar, passe suavemente sob água morna e um pouco de detergente e deixe-as secas em uma toalha de papel.

jóias diversas em seda EÚ

Estas são algumas dicas valiosas para conservar produtos de luxo e fazer com que sua vida útil e durabilidade se prolonguem! Já conhecia alguma delas? Nos conte nos comentários!

   

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here