Comme des Garçons: A marca descolada que conquistou o mundo da moda!

Capa do post sobre a história da Comme Des Garçons
   

A marca Comme des Garçons foi fundada em 1969 por Rei Kawakubo conquistou o mundo da moda por suas criações modernas e ousadas. E caiu no gosto de celebridades como Rihanna, Drake, Pharell, Lady Gaga e entre outras.

Conhecida por seus modelos criativos que não seguem tendências e regras, a marca japonesa é considerada uma das mais expressivas e criativas do mundo da moda. Fundada em Tóquio, a estilista usa e abusa de referências, proporções que remetem ao abstrato.

Confiram abaixo mais sobre a marca que revoluciona o mundo da moda desde os anos 60.

Paixão pelo Diferente

A Comme Des Garçons é uma marca japonesa fundada em 1973 com sua sede em Tóquio.

Fundada por Rei Kawakubo, a marca incorpora a filosofia de um estilo de vida vanguardista e incentiva que seus consumidores saiam de sua zona de conforto.

Rei Kawakubo, a estilista por trás da Comme Des Garçons.
Rei Kawakubo, a estilista por trás da Comme Des Garçons.

Rei Kawakubo nasceu em Tóquio em 1942 e é filha de um palestrante de universidade e de uma dona de casa. Não tem formação em moda, mas sim em filosofia, arte e literatura pela Universidade de Keio em 1964. Após se formar, foi trabalhar no departamento de marketing da Asahi Kasei, uma empresa de tecelagem.

Começou a trabalhar como estilista freelancer em 1967 após não encontrar uma roupa para um editorial. Após alguns anos, em 1969, começou a vender roupas para lojas de departamento em Tóquio sob o nome Comme Des Garçons.

Rei se destacou por sua inteligência e personalidade vanguardista, oferecendo roupas para mulheres que fossem confortáveis e com boa mobilidade.  Suas roupas diferentes e muitas vezes bizarras sempre trazem uma coisa: curiosidade. Palavra que Rei definiu em uma entrevista como:

“Curiosidade é ser interessado e aberto, inesperado, pesquisar, procurar por algo novo.”

A marca abriu sua primeira loja em 1973 em Tóquio no distrito badalado de Minami-Aoyama com uma linha apenas feminina. Em 1978 lançou sua primeira coleção masculina, chamada Homme.

Sua estréia na semana de moda em Paris veio em 1981, onde chocou os críticos e o mundo com uma coleção sendo quase toda preta, volumosa, desconstruída e assimétrica. Sendo chamada de e “Hiroshima chic” e “pós-atômico”.

Parcerias de Sucesso

Fazendo grande sucesso desde seu lançamento nos anos 70, a marca fez inúmeras parcerias ao longos dos anos com inúmeras marcas de diferentes setores no mercado da moda. Fez parcerias com a Nike, Gucci, Adidas, Supreme, a brasileira Melissa, Converse, entre outras.

Parcerias de Sucesso com grandes marcas é um forte da Comme de Garçons.
Parcerias de Sucesso com grandes marcas é um forte da Comme Des Garçons.

Tais parcerias, sempre de muito sucesso, trouxeram mais visibilidade ainda para a marca e mostra que a Comme Des Garçons não se fixa em apenas um segmento, sendo uma marca para todos aqueles que gostam do diferente e saem de suas zonas de conforto.

Homenagem no Met Gala

No ano de 2017, a estilista da marca, Rei Kawakubo foi escolhida para ser homenageada no Met Gala e ter uma exposição em sua homenagem exposta no Metropolitan Museum of Art em celebração de seu legado na indústria da moda através da marca Comme Des Garçons.

O evento que ocorre toda primeira segunda feira do mês de Maio é organizado pela revista Vogue, e Rei foi a segunda estilista viva a ser homenageada no evento. O tema teve título de “Rei Kawakubo/ Comme des Garçons: Art of the In-Between”.

Rei Kawakubo e Comme Des Garçons são homenageados no Met Gala 2017.
Rei Kawakubo e Comme Des Garçons são homenageados no Met Gala 2017.

Andrew Bolton, curador do Metropolitan definiu a estilista como “uma das estilistas mais importantes e influentes dos últimos quarenta anos,” em uma entrevista para a Vogue. Ainda adicionou:

“Ao nos convidar a repensar a moda como um lugar de constante re-criação e hibridismo, ela definiu a estética de nosso tempo.”

Celebridades como Rihanna e Helen Lasischanh homenagearam a marca durante o Met Gala usando vestidos emblemáticos da Comme Des Garçons.

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THANK YOU HELEN. THANK YOU PHARRELL. @pharrell

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A exposição contou com 120 criações da Comme Des Garçons datando de seu primeiro desfile na Semana de Moda de Paris em 1981 aos desfiles mais recentes da marca e foi dividida em temas contrastantes como Leste/Oeste, Feminino/Masculino e Passado/Presente.

Vocês podem conferir mais sobre a exposição no video abaixo:

Queridinha das celebridades

A marca é queridinha das celebridades. Sejam seus looks mais ousados e diferentes com suas formas assimétricas e volumosas, ou minimalistas com a estampa de coração com olhos que virou marca registrada da Comme Des Garçons.

 

Lady Gaga gosta de apostar em looks mais ousados da marca. Usando os looks mais estruturados, com cores vibrantes e descolados.

Aposta em diferentes produtos

A marca além de suas roupas emblemáticas, aposta em diferentes produtos. Lançou em 1998 o seu primeiro perfume, chamado “Anti-perfume’ Odeur 53”. O perfume contém 53 notas que não eram usadas comumente, como oxigênio, metal, roupas secando ao vento, carbono mineral, dunas de areia, esmalte, celulose, ar puro das montanhas, borracha queimada e pedra incandescente.

A Comme Des Garçons expandiu seus produtos, tendo linha praia, lingerie, perfumes e mais.
A Comme Des Garçons expandiu seus produtos, tendo linha praia, lingerie, perfumes e mais.

Desde então, expandiu seus produtos, lançando linhas de moda praia, moda íntima, jóias, acessórios como bolsas, capinhas de celular, além de novos perfumes.

A Comme Des Garçons cativou e continua a cativar o mundo com suas criações criativas, ousadas, que brincam com volumes, texturas e desafiam os padrões.

Conquistou clientes fiéis que não tem medo de ousar, de sairem de suas zonas de conforto e tem curiosidade com o novo.

O Etiqueta Única conta com produtos desta icônica marca para aqueles que amam o moderno e diferente.

   

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