Carolina Herrera – O sucesso do mundo fashion

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O conceito da marca Carolina Herrera pode ser traduzido de quatro formas: muito luxo, sofisticação, atemporalidade e claro, elegância.

A marca têm uma identidade única que faz com seus acessórios, roupas e perfumes sejam inconfundíveis e muito desejados.

Os consumidores da marca são pessoas modernas e chiques, que estão sempre atrás de produtos exclusivos.

Nomes importantes como Renée Zellweger e Jacqueline Onassis estão na lista desse público que já ultrapassou décadas. O interesse requintado fez das suas roupas tradicionais e contemporâneas um sucesso imediato para consumidores que buscam sutileza e luxo.

Quem é Carolina Herrera e sua história

A estilista fundadora da marca é Maria Carolina Josefina Pacanins y Niño, ou mais conhecida como Carolina Herrera. Nasceu na cidade de Carcaras no dia 8 de janeiro em 1939.

A estilista é filha de um casal que vem de uma linhagem aristocrática venezuelana.

Aos 13 anos de idade a sua avó a levou para uma viagem a Paris. Foi durante essa viagem que ela descobriu a sua paixão e ficou fascinada pelo trabalho de um dos grandes nomes da moda, o estilista espanhol Cristóbal Balenciaga, que um tempo depois foi a inspiração para as suas criações.

Carolina Herrera.
Carolina Herrera.

Quando Carolina Herrera tinha 25 anos, começou a trabalhar na Venezuela como relações públicas na Casa Pucci.

Foi nesse período da sua vida que conheceu Maria Teresa Herrera, que é mãe do homem que a estilista viria a se casar em 1968 e herdar o sobrenome Herrera, Don Reinaldo Herrera Guevara, seu segundo casamento aliás.

Don Reinaldo Herrera Guevara trabalhava como editor da revista Vanity Fair.

Em 1980, a estilista lançou o seu primeiro trabalho no ramo da moda. Ela que já fazia parte, durante muito tempo, da lista das mulheres mais bem-vestidas dos Estados Unidos.

A estilista foi muito bem recebida pelos críticos do assunto e ganhou o auxílio de um investidor venezuelano para abrir a sua empresa no ano posterior. Nesse período Carolina Herrera e a família se mudaram para Nova York.

E foi apenas no mês de abril que a design foi incentivada pela Diana Vreeland, a famosa editora da Vogue, a lançar oficialmente a sua primeira linha prêt-à-porter nas passarelas do Metropolitan Club.

Composta por aplicação de tecidos variados em comprimentos diferentes, e o sucesso foi imediato!. Logo ganhou clientes importantes, como a Estée Lauder, conhecida por ser a rainha dos cosméticos e a ex-primeira dama Jacqueline Kennedy Onassis, que fez o pedido de um vestido de casamento para sua filha Caroline.

Rapidamente, as suas obras sofisticadas conquistaram as araras das mais importantes lojas de departamentos. A mudança para modelos mais enxutos foi fácil de fazer nos meados da década de 80 e foi reconhecida por suas incríveis peças para a noite e para o dia.

Uma das criações mais conhecidas é a simples e universal camisa branca. Sempre muito usada pela estilista e sua gama de seguidoras do mundo fashion, a camisa se tornou um tipo de cartão de visitas e levou a marca para um outro nível: o de mais desejada e entres as mulheres da alta sociedade.

camisas brancas Carolina Herrera
camisas brancas Carolina Herrera

Em seguida, a estilista deu início a elaboração de coleções de vestidos de noiva. Porém, foram os famosos perfumes da marca que ajudaram a lançar o seu nome mundialmente.

Criação do Perfume Carolina Herrera

Isto ocorreu no ano de 1988, quando a Antonio Puig, uma conhecida empresa espanhola de perfumaria, desenvolveu o primeiro perfume feminino da marca, nomeado de Carolina Herrera.

Desde então, a design criou um império que se concretizou com a apresentação dos famosos Herrera for Men, primeiro perfume voltado para o público masculino da marca, inspirado nas duas pessoas do sexo masculino mais importantes da sua vida: o pai Guillermo Pacanis e o marido Reinaldo Herrera, sendo lançado no ano de 1991.

O perfume feminino 212, um dos lançamentos de maior sucesso de Carolina Herrera, que foi inspirado no estilo de vida vanguardista nova-iorquino, foi apresentado ao mundo em 1997- e até hoje é recorde de vendas.

Nos anos seguintes, foram lançados artigos em couro, óculos, sapatos, bolsas, malas, acessórios e a grande novidade: a linha masculina da marca.

Depois de, praticamente, duas décadas comercializando suas peças e produtos para as principais lojas de departamentos, a primeira unidade da marca foi inaugurada em 2000, a Carolina Herrera New York, na popular Madison Avenue.

As primeiras lojas próprias da marca

Nos anos seguintes, foram lançados artigos em couro, óculos, sapatos, blsas, malas, acessórios e a grande novidade: a linha masculina da marca. Depois de, praticamente, duas décadas comercializando suas peças e produtos para as principais lojas de departamentos, a primeira unidade da marca foi inaugurada em 2000, a Carolina Herrera New York, na popular Madison Avenue.

Logo depois, Carolina Herrera inseriu produtos em vários segmentos, como por exemplo uma segunda coleção de acessórios e roupas com preços mais acessíveis. Seis anos depois, a marca inaugurou mais um ponto de venda na célebre Melrose Place, localizada na
cidade de Los Angeles.

Em 2008, a design, ao lado de sua filha Carolina Adriana, que foi as mãos por trás do grande sucesso 212, fizeram parte de uma comemoração aos 20 anos do primeiro perfume da marca. O jantar foi realizado na Casa Fasano, em São Paulo.

A venezuelana explicou o porquê escolheu o Brasil como local de comemoração e, especialmente, o maior estado do país para realizar o evento. Ela diz:

“Eu escolhi apresentar a exposição na cidade de São Paulo porque a fragrância tem sido um hit de vendas durante 20 anos aqui”.

O espaço alugado para o evento já era conhecido para a realização dessas celebrações de luxo e a exposição ocupou a primeira sala do ambiente. Continha textos que relatam a trajetória de cada lançamento, com a descrição de notas de cada perfume e a fonte de inspiração para o desenvolvimento do mesmo.

Ao lado tinha os pôsteres que ilustravam as campanhas publicitárias e juntamente as variadas embalagens ao decorrer dos anos.

Carolina Herrera em território nacional

No ano de 2010, a marca Carolina Herrera abriu a sua primeira unidade no Brasil, localizada no famoso Shopping Cidade Jardim, em São Paulo.

Essa loja traz todos os produtos que fazem o nome internacional da grife, como coleções masculina e feminina, acessórios e claro, os desejados perfumes.

Mesmo com um estilo cosmopolita que habita o lugar, a decoração lembra uma casa de campo com um ar aconchegante. A coleção infantil, elaborada por uma das filhas de Carolina que nomeia a grife, oferece peças que vestem dos pés à cabeça tanto meninas quanto meninos, com camisas pólo, vestidos e sapatos.

Para quem está antenado na moda e gosta de se vestir bem em qualquer ocasião, vale a pena procurar e investir nos acessórios desenvolvidos pela grife, onde é possível encontrar, até mesmo, acessório para o seu cavalo, como selas.

Por isso, até os dias atuais, os consumidores continuam sendo grandes celebridades, que englobam algumas das figuras femininas mais chiques do show business, como por exemplo: Renée Zellweger, Dita von Teese, Penélope, Meryl Streep e Katie Holmes.

A criação do primeiro ícone da marca

A marca é famosa por suas criações elegantes de um ombro só, por vestidos de noiva e longos de gala, usado por pessoas importantes nos tapetes vermelhos ao redor do mundo.

A fragrância foi criada de um encontro social em Nova York, cidade em que a design venezuelana tem uma grande e eterna relação.

Passeando através dos convidados, a estilista Carolina Herrera passou perto do diretor da empresa de perfumaria espanhola, o Don Mariano Puig, que sentiu um cheiro de muita personalidade e quis saber a sua origem.

Carolina contou que não era nenhum perfume, apenas uma consequência experimental de óleo e essências de cravo e jasmim, que são aromas de flores que fizeram parte da sua vida na Venezuela.

Algum tempo depois, o grande desafio de transmitir o mundo emocional para um perfume resultou na criação da primeira fragrância, o Carolina Herrera. A trajetória da marca mudou de rumo e as coleções de perfumes conquistaram uma parte essencial no faturamento da empresa.

Veja uma entrevista cedida pela fundadora da marca ao canal Harpers Bazaar Chile:

A mente brilhante por trás das fragrâncias

A musa dos perfumes, hoje, é a filha da estilista venezuelana, Carolina Adriana Herrera, que deu início ao seu trabalho ao lado da mãe em 1997, depois que se formou em biologia e bioquímica em Nova York.

A possibilidade de trabalhar nesse segmento aconteceu por acaso, quando solicitaram a sua participação no desenvolvimento de um aroma, quando nasceu a fragrância 212 na versão feminina. Após dois anos, foi lançada a versão para o público masculino. A partir desse momento, surgiu uma coleção de produtos que engrandeceram a grife.

A Carolina Adriana Herrera fez parte da elaboração de todas as fragrâncias, desde a embalagem até o conceito que cada perfume levaria consigo, que vem sendo a “bandeira” da grife por cerca de 20 anos.

A jovem tem o hábito de dizer que o sucesso por trás dos perfumes é resultado do envolvimento na mistura perfeita do aroma, de quem vende e da estratégia de divulgação, ou seja, o marketing. Todas as fragrâncias Carolina Herrera têm a sua identidade única, trazendo a ideia do que é o homem ou a mulher que o compra e usa.

Carolina Herrera no mundo

Nos dias atuais, os produtos como perfumes, artigos em couro, óculos, vestidos de noivas e a linha ready-to-wear, são comercializados em mais de 120 países por meio das mais famosas e importantes lojas de departamento e unidades especializadas.

Sem mencionar que as marcas Carolina Herrera New York e CH Carolina Herrera contam com, aproximadamente, 130 unidades próprias em países como: Catar, Inglaterra, França, Panamá, Emirados Árabes, Colômbia, Espanha, Venezuela, Brasil (com 5 unidades) e os Estados Unidos.

Além das lojas âncoras que estão situadas em cidades como Dallas, Miami, Las Vegas, Los Angeles e Nova York, há também uma loja exclusivamente para as noivas no México.

  • 1987: Aconteceu a apresentação da primeira linha de vestido de noiva.
  • 1989: Apresentação da uma coleção de peças esportivas.
  • 1990 : Apresentação da primeira linha de joias.
  • 1994: Lançamento do Floré, uma fragrância com acentuadas notas florais.
  • 1996: Apresentação do Aquaflore, um perfume da marca.
  • 1997: Importante lançamento do 212, o famoso perfume da marca na versão feminina. Nesse mesmo ano, aconteceu o lançamento da primeira linha de acessórios que é composta por gravatas, lenços, artigos em couro e bolsas.
  • 1999: Foi a vez do 212 Men, na versão masculina do perfume.
  • 2001: Apresentação ao mercado da marca CH Carolina Herrera, que inclui roupas e acessórios femininos, masculinos e infantil, com um estilo esportivo e com um preço mais baixo, que custam cerca de 1/3 das coleções da grife Carolina Herrera New York. A primeira unidade foi aberta em Madri.
  • 2002: Lançamento do CHIC, um perfume feminino da marca e a sua versão masculina seria apresentada ao mercado dois anos depois.
  • 2004: Grande lançamento do 212 Sexy, o perfume de mais sucesso de vendas marca mundialmente, inclusive no Brasil, o produto esgotou dentro de um mês, o que trouxe a marca para o patamar de perfumes mais vendidos no mundo inteiro.
  • 2005: Apresentação do Herrera Acqua, um perfume masculino da marca Carolina Herrera.
  • 2007: Foi a vez do CH Carolina Herrera, uma fragrância que traz a combinação entre o moderno e clássico, a sua embalagem também tem o uso de materiais como prata e o couro. Neste mesmo ano ocorreu o lançamento do 212 Splash, uma versão especial do perfume durante o verão. O tradicional frasco surge com tons aquáticos e o aroma normal foi embrulhado em uma embalagem transparente em forma de uma latinha de refrigerante.
  • 2008: Inauguração de uma loja âncora da marca, situada na cidade de Dallas.
  • 2009: Inauguração de uma unidade âncora na cidade de Miami.
  • 2010: Apresentação da fragrância 212 Vip. Pequenas frases como “Esta é uma festa privada” ou “Você está na lista?” estavam fazendo parte da campanha publicitária, trazendo a ideia de quem usa o produto está em grande evidência. O aroma do perfume foi criado pela estilista, sua filha e o reconhecido perfumista Alberto Morillas. Em prol da prevenção ao câncer de mama, a marca Carolina Herrera realizou uma importante parceria com a Lojas Renner e lançou no mercado o perfume CH Ser. Essa parceria trazia a importância do autoexame e para combinar com a ocasião, o frasco do perfume ganhou uma versão rosa e o aroma continha notas orientais com a mistura da delicadeza floral.
  • 2011: Apresentação da primeira linha de óculos da grife.
  • 2013 : Lançamento do CH Eau De Parfum Sublime, um novo perfume da marca e completar esse lançamento, a grife lançou juntamente uma linha cápsula de acessórios, composta por faixa de cabelo, sapatos, luvas e cintos, em tons da cor roxa para continuar na mesma linha da fragrância.
  • 2015: Foi a vez do CH Men Africa, um perfume que trazia uma embalagem moderna e com um aroma com notas exóticas e inspirado no pôr-do-sol da savana africana. Durante esse período ocorreu o lançamento de uma série de novos óleos e perfumes desenvolvidos a partir de infusões inspiradas nas clássicas tradições do Oriente Médio. Essas fragrâncias foram nomeadas de Herrera Confidential e tem como um suporte especial o óleo de Uod, que é extraído da madeira da árvore tropical Agar e é famoso como ouro líquido por ser muito difícil extrair e ser muito raro.

Curiosidades da marca Carolina Herrera

  1. Atualmente, a marca Carolina Herrera pertence a Puig. A espanhola é proprietária também de outras grifes renomadas, como Jean Paul Gaultier, Paco Rabanne e Nina Ricci.

2. Para o tão esperado casamento na saga Crepúsculo, entre Bella Swan e Edward Cullen, vividos pelos atores Kristen Stewart e Robert Pattinson, a estilista venezuelana foi desafiada a desenvolver o incrível vestido usado pela noiva em cena. A peça foi avaliada em US$ 35 mil e foi utilizado no filme Amanhecer Parte 1 no ano de 2011. Rapidamente seu desenho delicado e elegante, trazendo bordados e transparência, foi copiado por milhares de outras noivas ao redor do mundo.

 

   

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