Conheça a Burberry – a icônica marca de luxo britânica do trench coat

Burberry Icônica marca de luxo britânica
Burberry Icônica marca de luxo britânica
  Banner da ação de credit month de dezembro do etiqueta única  

A Burberry foi fundada em Basingstoke no ano de 1856 e ficou conhecida no mercado por suas roupas para atividades esportivas assim como por criar o gabardine, tecido impermeável e resistente para os dias de chuva.

A marca apresenta peças de roupas, sapatos, bolsas, acessórios e perfumes, tendo como seu grande ícone o famoso trench coat com forro em tecido xadrez, que vestiu a memorável cena de beijo entre a dupla Audrey Hepburn e George Peppard de Bonequinha de Luxo.

O início da Burberry

Para entender a sua marca e o seu conceito, é necessário viajar no tempo e voltar lá para 1856, quando o jovem Thomas Burberry que tinha apenas 21 anos na época, resolveu abrir uma modesta e pequena loja na cidade de Basingstoke- Hampshire, na Inglaterra.

Thomas Burberry
Thomas Burberry

A loja, mesmo modesta, já tinha uma proposta diferenciada. Atuando dentro de um nicho, a loja atendida bem aqueles que estavam atrás de roupas esportivas para pesca ou caça.

O jovem aprendiz se preocupava em demasiado com a qualidade das peças que ele vendia, o que passou a chamar a atenção dos consumidores ingleses que apostaram nesse zelo e cuidado.

Assim, em menos de 20 anos, transformaram sua loja em um empório que atendia, principalmente, uma clientela sofisticada e rica que habitava naquela região.

Como toda boa marca, não poderia faltar um produto que estourasse e que trouxesse à fama! E então, em 1879 veio o Gabardine.

Tecido revolucionário
Tecido revolucionário

Para quem ainda não teve oportunidade de conhecer tal artefato, trata-se de um tecido impermeável, extremamente resistente, ideal para ser utilizado nos dias de chuva (Sim, na Inglaterra chove bastante).

Gabardine Burberry
Gabardine Burberry

Não precisamos dizer o quão bem visto esse artigo se tornou para seus consumidores, principalmente para os esportistas e exploradores, que poderiam se sentir muito mais seguros e confortáveis usando sua vestimenta.

O que mais chamou a atenção fora a forma como o tecido caíra bem ao corpo, não sem incômodo, mas sendo como um verdadeiro aliado, principalmente para quem vivia no mar.

Em 1888, a invenção foi patenteada.

Não demorou muito para Thomas perceber que estava no caminho certo. Em 1891, resolveu abrir a primeira loja com o nome de Thomas Burberry & Sons, inaugurada na popular região de West End, em Londres.

Como o Gabardine já estava bastante popular nessa época, Thomas fora convocado pelo exército britânico para desenvolver um casaco para os oficiais militares, que viria a ser o antecessor do famosos Trench Coat (Em tradução livre quer dizer casaco de trincheira).

Gardabine- Tecido revolucionário na guerra
Gardabine- Tecido revolucionário na guerra

Já em 1909, Thomas inaugurou sua primeira loja em Paris – a capital da moda mundial.

A Burberry pelo mundo

Em 1911, equipados com barracas e roupas que foram desenvolvidos especialmente pela Burberry, o explorador norueguês Roald Amundsen e toda a sua equipe ficou famoso internacionalmente por terem sidos os primeiros a pisar no Polo Sul,

Burberry Entra para a história!
Burberry Entra para a história!

No ano em que se seguiu, outra invenção foi patenteada, estamos falando do Tielocken. Este que por sua vez antecedeu ao famosos Trench Coat. Ele possui fechamentos simplistas, feitos apenas um um cinto e fivela, tendo um só botão na gola.

No ano de 1914, ele fora novamente convidado a adaptar suas criações de guerra. Aqueles casacos do século passado passariam a ser novamente utilizado pelos soldados durante o combate. Nesse novo modelo repaginado por ele, passamos por novas transformações, como por exemplo, as dragonas que exibia sabiamente as patentes dos oficiais, estando sobreposta no peito para conferir uma maior proteção e visibilidade.

Burberry confeccionando roupas para o exército britânico
Burberry confeccionando roupas para o exército britânico

Na parte das costas, vinha a proteção contra a chuva, impedindo que o corpo entrasse em contato com qualquer parte molhada. E foi aqui, nesse exato momento que nasceu o Trench Coat.

Nasce o Trench Coach

Impossível falar da Burberry sem citar uma das maiores contribuições da marca para a humanidade. Trata-se de um casaco muito resistente, que conseguia conferir uma maior proteção a quem o utilizar, principalmente em dias de chuva.

Durante o seu processo de inspiração para os soldados britânicos, Thomas percebeu que ele seria rapidamente aceito não só pelos oficiais (para se ter ideia, meio milhão de soldados ingleses utilizaram o modelo durante o período de guerra), mas também pelas pessoas nas cidades.

E o sucesso foi tremendo… até o final da década, podíamos ver os casacos da Burberry desfilando nos corpos de esportivas, militares e exploradores.

Ícone na moda!
Ícone na moda!

A partir de 1919, o rei George V passou a ser um admirador da marca e então, a incorporou em seu guarda-roupa. Essa atitude ajudou bastante na divulgação da marca pelo mundo.

Na década de 20, o tradicional tecido xadrez (composto nas cores branco, bege, vermelho e preto) fora introduzido. Em 1924, fora patenteado sendo de exclusiva utilização da Burberry essa composição de forros em casacos.

Trench Coats Burberry com forro xadrez
Trench Coats Burberry com forro xadrez

Assim sendo, o Trench Coat forrado com o tecido xadrez pela parte de dentro começou a tomar as pacatas ruas de Londres, transpassando cada dia mais o conceito de luxo, elegância e sofisticação.

Trench Coat e os famosos

Ele foi tão bem aceito socialmente que passou a ser utilizado por políticos, por estrelas de cinema, sendo utilizado inclusive, pelos atores Ingrid Bergman e Humpherey Bogart no filme clássico Casablanca.

Ganhou espaço no cinema!
Ganhou espaço no cinema!

Também estava presente na tradicional cena do beijo sob a chuva do filme Bonequinha de Luxo, interpretada pelos atores Audrey Hepburn e George Peppard.

Devido a importância da marca para todo o cenário econômico da Inglaterra (e também sobre sua forte relevância para o cenário mundial), em 1955 a Burberry ganhou o Royal Warrant, que é uma das premiações mais cobiçadas pelos comerciantes e pelas marcas, sendo concedido por ninguém menos que a Rainha Elisabeth II.

Royal Warrant - marcas de excelência e qualidade
Royal Warrant – marcas de excelência e qualidade

Neste ano também aconteceu a aquisição do Grupo Great Universal Store (conhecido como GUS) em relação a marca. A partir daqui, ela passou a integrar essa companhia.

Em 1989, passou a ser fornecedora das roupas utilizadas pelo Príncipe Charles, que viria a ser o futuro rei da Inglaterra. A marca elevou seu nível no mercado internacional.

Internacionalização da Burberry

Claro que a marca já estava ficando conhecida em outros continentes… mas o processo de internacionalização ganhou força em 1970, quando ela passou a expandir sua marca abrindo lojas físicas em outros países.

A primeira e uma das mais importantes fora a sua loja âncora inaugurada em Manhattan.

Luxo e sofisticação na loja física
Luxo e sofisticação na loja física

Mas nem tudo são flores na história da Burberry. Depois do século XX, ela passou a ficar perdida dentro desse mundo acelerado e fashionista, estando amplamente relacionada a um público mais seletivo e que já tinham mais de 50 anos.

Para se ter uma ideia, o público básico que vestia seus casacos se dividiam em dois: um compostos por vovós que tinham aquelas bochechas rosadas e ficavam na janela para ver quem passava e a outra metade eram japoneses que estavam de visita por Londres.

As lojas que eram mais chiques da marca se quer tinham estoque dos seus próprios produtos… muitos acreditavam que a marca estaria fadada a falência.

Contudo, a partir de 1997, damos início a uma nova página no livro da Burberry.

A nova cara da Burberry

Quando tudo parecia ir de mal a pior, eis que a GUS, detentora do maior número de ações da Burberry, fez um convite para ninguém menos que Rose Marie Bravo para ser a executiva da marca em uma das suas unidades mais famigeradas.

A partir de 1997, começamos a encontrar uma nova Burberry. Uma marca muito mais atual e moderna, totalmente fashion.

Elegância e modernidade com trech coat da Burberry
Elegância e modernidade com trech coat da Burberry

Uma de suas primeiras providências a ser tomada fora a realização do convite para o ex-estilista da Jil Sander, Roberto Menichetti sendo que este aceitou prontamente, dando início a uma nova coleção Burberry.

A renovação da Burberry

Em 1998, o estilista lança a coleção Burberry Prorsum (que por coincidência é o mesmo nome que aparece na bandeira que tem o símbolo da marca).

O que essa coleção tinha de diferente? Ela trazia aquilo que era clássico e de sucesso com um novo olhar, uma nova repaginada! Passou a trazer mais cores, a sobrepor peças, a brincar com os estilos diferentes.

Outra providência que foi feita para que essa nova marca saísse do armário foi a contratação de Mario Testino, um fotógrafo especialista para tirar os melhores ângulos e comandar as campanhas publicitárias feitas pela Maison.

Foi nesse mesmo período que a Kate Moss fora recrutada para o time, sendo a cara oficial da Burberry, causando um verdadeiro rebuliço no mundo na moda ao aparecer de biquíni com a estampa tradicional… e claro não poderia deixar de impulsionar também o clássico Trench Coat.

Kate Moss em campanha Trench Coat Burberry
Kate Moss em campanha Trench Coat Burberry

E qual foi o resultado de todas essas ações? Muito simples! Elas não perderam o seu público consumidor fiel, mas passou a agradar uma nova geração que seguia outros parâmetros e tinha novos desejos.

De 50 anos, o público alvo passa a ser de 30. Ao invés de limitar a marca se expande. A marca que antes era vista só nos avós, hoje está no corpo das mães, das filhas e em alguns casos, passa até para a quarta geração da família, tendo em vista a criação da linha Infantil Burberry.

A linha infantil da Burberry
A linha infantil da Burberry

Foi um conjunto de ações que deram muito resultado e puderam contribuir para essa virada da marca. Contudo, ele só fora se completar mais tarde, quando o estilista britânico Christopher Bailey aceitou o convite logo após ter se despedido da Gucci, nos anos 2000.

E a partir daqui, ela retoma o processo de internacionalização abrindo novas unidades em outras cidades e países como Berlim, Los Angeles, Barcelona, Düsseldorf e Nova York.

Nas coleção que se seguiram a esta, o estilista passou a introduzir novos conceitos trazendo um visual mais casual, utilizando-se do fulgor boêmio trazido como herança pela marca. Para que esse plano desse certo e a marca não “quebrasse”, misturar o tradicional com o moderno fora essencial, principalmente para que a Burberry continuasse a pertencer a uma elite.

Sim, é bem verdade que as roupas apresentadas no desfile vendem pouco, mas não podemos negar que ela serve de inspiração para muitas marcas e linhas que rendem mais, como por exemplo, a Burberry London, que é uma linha muito mais popular; ou a Burberry Black Label, que trás uma pegada mais contemporânea; ou ainda a Burberry Brit, que segue um padrão mais casual.

Tais linhas não estavam presentes antes do aparecimento de Rose Marie, assim como os acessórios da marca (sapatos, óculos de sol, bolsas de luxo, linha infantil, lingeries sensuais) também não estavam presente no rol de produtos.

Dois gênios que reinventaram uma história

A grande sacada nesse momento dessa dupla de criação fenomenal fora a ideia de pegar aquilo que estava empoeirado e logado no canto do armário, sacudir a poeira que o acobertava e reinventá-lo para uma linguagem muito mais despojada e contemporânea.

Rose Marie Bravo
Rose Marie Bravo

O resultado disso fora a volta do xadrez no corpo de grandes celebridades como Liam Galagher, Kate Moss, Emma Watson, Madonna… 

Assim como as demais marcas de luxo, a Burberry também deu início a vendas através da internet, começando pelos Estados Unidos em 2005. No ano seguinte, passou a vender no Reino Unido e em 2007, conseguiu abranger toda a Europa.

Recentemente, a marca voltou ao holofotes da moda com a Bolsa Knight Bag, que vem toda trabalhada em couro preto, salpicada com metal em sua superfície e possuindo um fecho lateral, sendo que já estava pendurada nos braços de celebridades como Jessica Alba e Cameron Diaz e a modelo Agyness Deyn.

Bolsa Knight Bag Burberry
Bolsa Knight Bag Burberry

E foi assim, através de muita inspiração e trabalho duro que a marca inglesa transformou o que estava esquecido em uma das peças chaves de qualquer guarda-roupas, fazendo com que a marca fosse renomada mundialmente, se tornando uma das mais valiosas do mercado. Se você tem uma roupa da Burberry, então, podemos dizer que sim, você faz parte dese universo seleto.

O ícone de uma era

Não tem como negar: a Burberry não seria o que ela é hoje se não fosse a contribuição de suas peças mais tradicionais, como os casacos feitos em Gabarnie que representou toda uma era.

Dentro da empresa, o Trench Coat fora notável para o seu processo de internacionalização, utilizando-se do tecido patenteado e reinventado à uma moda muito mais sofisticada e madura.

Não há como negar que o tecido impermeável revolucionou o mercado mundial da moda. E não só na moda… Ele agregou em diversos setores, permitindo a busca e avanços na história, da descobertas de lugares e na possibilidade do homem chegar onde ele quisesse.

Atualmente, outros acessórios da marca recebem esse tecido. Para se ter uma ideia do trabalho e da demanda exigida, são necessários mais de 100 processos individuais para que tenhamos um Trench Coat em nossas mãos, pronto, finalizado.

Estima-se que um artesão demore cerca de um ano para aprender todas as técnicas necessárias para conseguir um trabalho perfeito. São necessárias 180 pequenas costuras no colarinho para que o mesmo crie uma curva fluída e que fique posicionada perfeitamente no contorno da gola do casaco.

O cinto, que serve não só para modelar, também é uma peça chave na construção do Trench. Ele possui quatro linhas de costuras de forma a mantê-lo bastante firme, enquanto suas argolas em D feitas em metal fazem referência a sua tradição, lembrando que inicialmente o casaco fora feito para o corpo militar da Inglaterra, então eram nessas argolas que eles amarravam as granadas, por exemplo.

Cada um dos casacos criados vem com o forro interno no tradicional xadrez em suas cores mais clássicas (sendo que estas também foram patenteadas pela marca). Cortado de forma cuidadosa, o forro é pregado no casaco de forma a deixar a estampa xadrez assimétrica. Cada uma das linhas que compõe o design é assimétrica e possui o design contínuo, demonstrando todo o cuidado da alfaiataria ao produzir, manualmente, os casacos a mão.

Linha do Tempo Burberry

  • 1856: Nasce a Burberry
  • 1876: A loja ganha notoriedade e passa a ser conhecida como Empório Burberry.
  • 1879: Nasce a principal inspiração da grife Burberry, o Garbadine. Um tecido impermeável, completamente confortável e de muito utilidade no dia a dia.
  • 1888: Garbadine patenteado pela marca Burberry. Nesse ano, Thomas é convidado para desenvolver roupas para o exército britânico, criando então o “pai” do que viria a ser o Trench Coast.
  • 1891: Abre-se a primeira loja com o nome de Burberry & Sons, nascida para atender a sofisticação do público muito exigente na época.
  • 1909: Thomas abre sua primeira loja em Paris.
  • 1910: Lançamento oficial da linha de roupas feminina Burberry
  • 1911: O explorador norueguês Roald Amundsen se torna famoso ao ser o Primeiro a pisar no Polo Sul, feito que só pode ser possível graças as roupas e barracas desenvolvidos pela marca Burberry.
  • 1914: Nasce a grande inspiração da marca, o Trench Coast.
  • 1919: O rei George V passa a utilizar-se da marca oficialmente, o que colaborou para sua expansão.
  • 1924: O casaco popular ganha o tradicional pano xadrez em seu forramento. Esse tecido e desenho também fora patenteado pela marca, alguns anos depois.
  • 1955: A Burberry ganha uma premiação importantíssima, o Royal Warrant! Foi neste ano também que ela passou a ser comandada pelo Grupo GUS, logo após a aquisição deste.
  • 1960: Lançamento oficial do novo casaco feminino feito em algodão.
  • 1967: Lançamento da primeira linha de guarda-chuvas que vinha com a estampa em xadrez, tradicional da marca.
  • 1988: Lançamento oficial da coleção Thomas Burberry. Essa coleção vinha com peças selecionadas que tinham descontos de até 30% em relação a linha normal da marca.
  • 1991: Lançamento das primeiras criações de perfumes da marca.
  • 1997: Lançamento do perfume feminino Burberry Weekend.
  • 2000: Lançamento oficial do perfume Burberry Touch.
  • 2001: Apresentação do novo casaco Trench Coat. Uma releitura de um clássico na cor rosa, sendo batizado de Candy Check.
  • 2002: A Burberry abre em Milão a sua primeira loja oficial.
  • 2004: Lançamento oficial da sua primeira coleção dedicada a linha íntima masculina. Também é aqui que se inicia o pedido do Trench Coat sob medida.
  • 2005: Lançamento oficial do perfume Burberry Brit for Men. Também é lançado aqui uma linha especial para jogadores de golfe (resgatando um pouco da origem da marca). Para finalizar, houve o lançamento da Burberry Dog Collection, que nada mais é do que uma pequena e sofisticada linha de acessórios e roupas para você modernizar o seu animal de estimação.
  • 2006: Inspirando-se na cidade de Londres, lançam o perfume Burberry London Woman. O que mais chama a atenção na fragrância são as notas de rosas inglesas. Também é aqui o lançamento da coleção Burberry Icons, que fora desenhada pelo estilista em homenagem aos 150 anos de história da marca.
  • 2007: Lançamento oficial da coleção Burberry Enfant, que é a primeira coleção infantil da marca. Também é nesse ano que ela resolve inovar nos acessórios e lança sua coleção de óculos escuros.
  • 2008: Lançamento da fragrância Burberry The Beat, o primeiro perfume masculino da marca. Durante o seu primeiro ano de vendas, ele chegou a rendar UR$ 30 milhões de dólares só nos Estados Unidos.
  • 2009: Lançamento do Burberry Brit, uma linha especializada em jeans e roupas mais casuais destinadas ao público mais jovem que vive na cidade de NY.
  • 2010: Lança-se a nova linha de maquiagens da marca, a Burberry Beauty, compondo 96 produtos entre pós, bases e batons. São produtos práticos, ideais para as mulheres modernas. Também fora lançado o perfume Burberry Sport, que vinha na versão masculina e feminina.
  • 2012: Lançamento oficial da bolsa Orchad. Para quem ainda não a conhece, ela vem com um design octogonal e possui grandes zíperes com ferragens douradas. Elas sofreu forte influência nas malas antigas e bucólicas que eram utilizadas pelos ingleses, com paisagens dos campos. O modelo vem disponível em três diferentes tamanhos e rapidamente se tornou um dos preferidos de celebridades como Sarah Jessica Parker. É um dos carros chefes em vendas da marca.
  • 2013: Lançamento oficial do perfume Brit Rhythm, destinado ao público masculino. A versão feminina do perfume fora lançada em janeiro de 2014. A estrela Suki Waterhouse fora a garota propaganda escolhida pela marca.
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