Bottega Veneta – Tradição do couro e Intrecciato

Capa do post sobre a história da Bottega Veneta
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A Bottega Veneta é uma marca italiana fundada em 1966 por Michele Taddei e Renzo Zengiaro e se tornou conhecida por seus produtos feito em couro e principalmente pelo intrecciato – tramas de couro trançadas que se tornaram marca registrada da marca

A marca domina hoje as páginas das principais revistas de moda do mundo e conquistou clientes fiéis e admiradores com suas criações sofisticadas, discretas e de alta qualidade.

Confiram abaixo mais sobre a sofisticada marca italiana que se tornou referência em produtos luxuosos de couro.

Tradição

A marca foi fundada em 1966 por Michele Taddei e Renzo Zengiaro em Vicenza, Itália, onde abriram uma pequena loja onde manufaturavam artigos de couro, como bolsas, sapatos e acessórios.

No começo de sua história, as máquinas de costura usadas nos ateliês da marca não eram apropriadas para se costurar couro, fazendo com que os artesãos fossem obrigados a usar um couro extremamente fino que se encaixasse nas agulhas das máquinas. O trançado do couro se tornou o intrecciato, que hoje é marca registrada da Bottega Veneta.

Tomas Maier foi diretor criativo da Bottega Veneta de 2001 até 2018.
Tomas Maier foi diretor criativo da Bottega Veneta de 2001 até 2018.

Michele Taddei deixou a marca no final dos anos 70, sendo seguido pouco tempo depois por Renzo Zengiaro. A marca foi assumida então por Laura e Vittorio Moltedo, Laura foi casada com Taddei anteriormente.

Nos anos 90, a marca começou a se aventurar para longe da visão criativa na qual começou, o que resultou em um declínio nas vendas e no interesse na marca.

Em resposta a esse declínio, Laura contratou em 2000 o estilista inglês Giles Deacon em uma tentativa de trazer o prestígio da marca de volta. Tarefa que Deacon cumpriu, lançando uma coleção Ready-To-Wear de sucesso.

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By Tyrone Lebon

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Contudo, a marca foi comprada em 2001 pelo Gucci Group (que hoje faz parte do conglomerado de luxo Kering ). Em Junho do mesmo ano, Tomas Maier foi contratado como diretor criativo da marca, substituindo Giles Deacon. Tomas foi contratado com missão de revitalizar a marca e modernizar o tradicional e clássico.

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By Rob Wiley

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Tomas deixou a posição de diretor criativo em 2018, após 17 anos na marca. O britânico Daniel Lee foi apontado para o cargo.

Qualidade e Compromisso

A marca pode ser traduzida em três palavras: descrição, qualidade e maestria. Mesmo com o grande crescimento da marca através das décadas, as qualidades que a definem não se alteram: maestria excepcional, design inovador, funcionalidade contemporânea e materiais da mais alta qualidade.

A Bottega Veneta tem seu famoso lema de:

“Quando suas próprias iniciais são o suficiente.”

Este lema expressa a filosofia de individualidade e confiança que está no compromisso da marca de sempre oferecer produtos de máxima qualidade para seus clientes.

O compromisso com seus ateliês é constante, onde artistas com habilidades extraordinárias combinam a maestria tradicional com inovações de tirar o fôlego.

No verão de 2006, em reconhecimento na importância dos artesãos para a marca e da fragilidade da profissão, a Bottega abriu uma escola para treinar e dar suporte para futuras gerações de artesãos de couro.

Vocês podem conferir no vídeo abaixo intitulado “The Hand of the Artisan” mais sobre o trabalho dos artesãos da Bottega Veneta:

Modelos Icônicos

Dois modelos de bolsa que se tornaram icônicos da marca são a Knot e a Cabat, ambas feitas no intrecciato característico da marca.

A clutch Knot foi lançada em 1978 e rapidamente se tornou um dos itens mais desejados da marca e popular entre os seguidores fiéis, celebridades e realeza. Podendo ser fabricada em diversos tamanhos, cores e estampas.

O modelo Cabat foi criada por Tomas Maier quando este assumiu o posto de diretor criativo da Bottega Veneta em 2001 e teve sua estréia na coleção de Primavera/Verão de 2002.

Sua produção é limitada a 500 peças por ano, o que a torna um item de desejo e cobiça por causa de sua pouca produção anual. São vendidas por €3.000,00, podendo a chegar  €75.000,00, dependendo do material usado em sua confecção (couro de avestruz, crocodilo ou até mesmo iguana).

Diversidade em Produtos

Além de bolsas e roupas, a Bottega Veneta tem grande diversidade de produtos, sendo eles linha de jóias, óculos, sapatos, perfumes, produtos para corpo, móveis e acessórios para casa.

A marca expande seu mercado e público consumidor sem perder sua missão: oferecer produtos com altíssima qualidade, design sofisticado e discreto.

A Bottega Veneta possui grande variedade de produtos, incluindo itens para casa, perfumes, acessórios e sapatos.
A Bottega Veneta possui grande variedade de produtos, incluindo itens para casa, perfumes, acessórios e sapatos.

A Bottega Veneta possui mais de 200 lojas próprias espalhadas pelo mundo nas maiores cidades, incluindo França, Itália, Estados Unidos, França, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Suíça e também no Brasil, onde abriu sua primeira loja em São Paulo em 2011 no Shopping Iguatemi e uma segunda em 2012 no Shopping JK Iguatemi, também em São Paulo.

Também está presente nas mais renomadas lojas de departamento do mundo, incluindo Neiman Marcus, Harrods, Bloomingdale’s e Barneys.

Ao longo de 53 anos no mercado, a marca manteve a alta qualidade em seus produtos e seus designs diferenciados, discretos e inovadores.

No Etiqueta Única vocês podem encontrar mais de 70 produtos da icônica marca, para aquelas que gostam de estar na moda, produtos elegantes e de alta qualidade. 

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1 COMENTÁRIO

  1. O trabalho em couro é impecável. O post está completo, mostrando a evolução da marca e deixando aquela vontade de adquirir um produto. Parabéns!!

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