Balmain lança o podcast L’Atelier!

Podcast Balmain L'Atelier. (Foto: Reprodução/fashionnetwork.com).
Podcast Balmain L'Atelier. (Foto: Reprodução/fashionnetwork.com).
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A Balmain é uma das marcas de luxo mais descoladas do momento. Criada em 1945 por Pierre Balmain, a maison é conhecida atualmente principalmente por seus icônicos e clássicos blazers de alfaiataria, que possuem design impecável e grande trabalho artesanal.

No último dia 1 de Abril, a maison francesa anunciou seu novo projeto, o podcast L’Atelier, que foca no DNA e na incrível história da Balmain ao longo de seus 76 anos de existência.

Conheça mais sobre a história da Balmain e seu mais novo podcast, o L’Atelier:

Breve História da Balmain

A Balmain foi fundada por Pierre Balmain em 1945 na França.

Pierre teve contato com a moda desde cedo, seu pai era dono de um loja de vestidos, onde sua mãe e duas tias também trabalhavam. Quando criança, fazia vestidos para as bonecas de papel que criava enquanto passava tempo na loja. Após seu pai morrer de forma repentina quando tinha apenas 7 anos de idade, Pierre e sua mãe se viram sem dinheiro algum, pois seu pai escondeu o fato que o negócio estava falindo.

Aos 11 anos, ganhou uma bolsa de estudos para estudar em um colégio interno em Chambéry. Ao se formar no colégio, já sabia que gostaria de trabalhar com moda, mas, para agradar sua mãe, foi estudar arquitetura na École des Beaux-Arts em Paris, o que não durou muito tempo pois não era o que ele gostava. Então, começou a escrever para estilistas pedindo um trabalho de meio período e conseguiu um com o estilista Edward Molyneux.

Após ser chamado para o serviço militar e ser dispensado, Balmain teve sua primeira experiência como estilista ao trabalhar com Lucien Lelong. Foi trabalhando no ateliê que Pierre conheceu Christian Dior, que foi um grande amigo. Quando Pierre decidiu abrir sua marca, convidou Dior para abrirem em sociedade, algo que Dior considerou por um momento mas decidiu declinar.

Balmain então abriu sua marca em 1945 e teve seu primeiro desfile em outubro do mesmo ano. Sua coleção foi um grande sucesso, apesar de suas criações serem em cores escuras com cores sóbrias sendo predominantes. O estilista apresentou uma nova maneira de vestimenta para a mulher, um novo entendimento da forma e charme feminino.

A marca sempre soube o que seus consumidores gostavam e queriam e sempre lhes ofereciam exatamente isso. Sua marca registrada são suas peças com caimento perfeito, alta qualidade e design diferenciado.

Na década de 80 e no começo da de 90, a marca não tinha tanto prestígio como outras grandes marcas da alta costura como Chanel e Dior, mas voltou a seu auge no final dos anos 90 com um estilo mais sexy, agressivo e sensual em suas peças, principalmente em seus famosos blazers e em suas coleções ready-to-wear.

O L’Atelier

Seguindo os passos de outras marcas de luxo como a Versace (que lançou o Medusa Power Talks no final de Março), a Balmain é a nova maison a lançar o seu próprio podcast, que será centrado em importantes aspectos da história incrível e única da Balmain e de seu DNA.

Com 10 episódios, o L’Atelier Balmain irá incluir excursões à Saint-Jean-de-Maurienne (a pequena vila na França onde o fundador da maison, Pierre Balmain, nasceu) e ao número 44 da rue François Premier, o elegante e sofisticado endereço onde a marca homônima de alta costura nasceu logo após a Segunda Guerra Mundial.

Em sua primeira temporada, o L’Atelier narra a viagem da província até a capital Paris do primeiro e também do mais recente diretor criativo da marca, Olivier Rousteing, que é natural de Bordeaux. Contando a história de dois franceses que são ambiciosos e trabalhadores que conseguiram tornar seus sonhos em realidade.

Podcast Balmain L'Atelier. (Foto: Reprodução/fashionnetwork.com).
Podcast Balmain L’Atelier. (Foto: Reprodução/fashionnetwork.com).

Outro tema abordado no podcast será um encontro de Olivier com outros escritores e historiadores da moda, onde irão pesquisar e debater temas chaves, personalidades e momentos de design da empresa que possui 76 anos de existência. Seu segundo episódio é dedicado à investigar o legado da Balmain, uma marca francesa que é controlada pela família real do Qatar.

“Os códigos distintivos da maison e sua silhueta facilmente reconhecível não podem ser separados da sua história única de otimismo e atrevimento,” disse Rousteing em um comunicado da marca.

O podcast também conta com temas como a primeira coleção de Pierre Balmain para sua marca recém criada nos anos 40, além das musas, monarcas e modelos associadas à Balmain, bem como o funcionamento interno da maison na época de Pierre e na de Olivier Rousteing.

O L’Atelier Balmain já está disponível nas principais plataformas online como Apple Podcasts, Spotify, Youtube e também no site oficial da marca.

O que acharam deste novo projeto da Balmain de criar um podcast e abordar diferentes temas relacionados à sua história? Nos conte nos comentários!

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