A volta da Dior Saddle Bag, um ícone dos anos 2000.

Capa do post sobre a Saddle Bag
  Banner da ação de Sale do Etiqueta Única de Janeiro 2020  

A Dior Saddle Bag, modelo que fez muito sucesso entre as it-girls no final da década de 90 e começo dos anos 2000 está de volta! A bolsa em formato de sela, Saddle em inglês, foi a queridinha das famosas e voltou com tudo. 

 Reapresentada na coleção de outono/inverno da Dior em 2018, a Saddle voltou com novas cores, estampas e alças e já é febre entre as fashionistas.

Confiram abaixo mais sobre a história da icônica bolsa que está de volta.

A Dior Saddle está de volta!

História e Fama nos anos 2000

Criada por John Galliano, que era diretor criativo da Dior na época, em 1999, a Saddle foi apresentada pela primeira vez no desfile de primavera/verão 2000 da marca.

Acredita-se que a bolsa tenha sido inspirada por uma foto tirada pelo fotógrafo alemão Helmut Newton intitulada Saddle I,  de uma modelo em uma cama com uma sela e botas de montaria.

Em sua primeira versão, a Saddle bag ganhou fama por seu monograma Diorissimo. Logo após, em outras versões de materiais e estampas.  Não demorou muito para que a bolsa aparecesse sendo usada por Carrie Bradshaw, interpretada por Sarah Jessica Parker, na icônica série Sex and The City, aparecendo no quinto episódio da série, que foi exibido em 2000.

A aparição da bolsa na série, que era um dos grandes sucessos da época, foi um dos primeiros momentos que estabilizaram o status da bolsa, tornando-a peça de desejo para muitas.

Após aparecer nos braços de Carrie Bradshaw, a Saddle virou uma febre entre fashionistas e celebridades. As socialites Paris Hilton e Nicole Richie foram um dos grandes nomes que ajudaram a tornar a bolsa um grande sucesso.

s

Em 2001,a WWD relatou que os acessórios da Dior tiveram um aumento de venda de pelo menos 60% devido ao grande sucesso da bolsa.

A volta da Saddle Bag

A volta da bolsa se deu em 2018, quando Maria Grazia Chiuri, atual diretora criativa da Dior e que vem homenageando clássicos da marca em suas coleções, a introduziu na coleção de Outono/Inverno 2018. 

A Saddle vem aparecendo discretamente em desfiles anteriores, mas voltou de vez na coleção de outono/inverno e foi o carro-chefe da mesma, que focava na década de 60. Ela apareceu em versões com muitos patchworks, mas as versões clássicas também dominaram na passarela.

View this post on Instagram

DIOR FOREVER 💙💙💙 Dior's Iconic Saddle Bag 💚🖤💚 Mini Saddle Bag All-Over Embroidered with Beads and Fringes 😍😍 The intricate design and execution of this version are sure to appeal to an Aquarius's independent and progressive nature. Those under this Air sign thrive on originality, which aligns well with this Saddle's unique and artisanal qualities.💯💯 To purchase, kindly contact our concierge team. We do ship Worldwide ✈ #dior #mariagraziachiuri #dioroblique #jadior #diorsaddleoblique #diorsaddle #diorsaddlebag #diorbags #christiandior #diorlover #diorparis #jadiorbag #diorcruise #saddlebags #diorfw18 #diorss18 #diorcruise18 #pfw18 #parisfashionweek

A post shared by PERSONAL LUXURY SHOPPERS (@vogue.trends.boutique) on

Em entrevista com a Vogue Americana, Maria Grazia disse:

“A Saddle é uma daquelas peças emblemáticas que sempre conseguem se manter contemporâneas, Também é dos um códigos da história recente da marca.”

O modelo foi apresentado em novas versões, como em mochilas, bolsas cruzadas e pochetes na estreia de Kim Jones na linha masculina da marca em Junho de 2018.

Atualmente, existem dois modelos da nova Saddle: a normal e a mini, e podem ser em couro liso, ou com o icônico monograma da Dior.  No desfile, foram apresentados modelos mais diferentes, com estampas coloridas e bordados de miçangas, mas sempre com as letras CD no final das alças e o D pendurado no fecho, uma das características principais do modelo.

Além dos novos modelos, a marca vende alças avulsas com as mais diferentes estampas e tecidos.

View this post on Instagram

"The poet, when his heart is weighted, writes a sonnet, and the painter paints a picture, and the thinker throws himself into the world of action; but the woman who is only a woman, what has she but her needle ? (…) Has the pen or pencil dipped so deep in the blood of the human race as the needle* ?" This excerpt from Rozsika Parker's book, 'The Subversive Stitch: Embroidery and the Making of the Feminine', sets the tone for the #DiorFall19 collection by #MariaGraziaChiuri and its celebration of women artists of the 20th century. ⠀ Courtesy of the Sikkema Jenkins & Co. gallery in New York, works by Sheila Hicks form the backdrop of the line's campaign, starring actress and House muse Jennifer Lawrence captured by Zoë Ghertner.⠀ © @ZoeGhertner⠀

A post shared by Dior Official (@dior) on

Queridinha das Celebridades

Como foi em seu lançamento em 1999 e anos posteriores a ele, a Dior Saddle voltou a ser queridinha das fashionistas e celebridades.

Celebridades como Jennifer Lawrence, que é musa da marca, a blogueira Chiara Ferragni e Beyoncé são alguns dos nomes que já foram fotografadas usando a bolsa.

View this post on Instagram

Paris for 24 hrs 🥰

A post shared by Chiara Ferragni (@chiaraferragni) on

A bolsa também virou febre entre as blogueiras brasileiras, que estão sempre atentas as últimas tendências.

Thássia Naves, Camila Coutinho e Camila Coelho são alguns nomes que são fãs do modelo e já foram vistas usando.

Já conheciam a Dior Saddle Bag? Sem dúvida é um modelo icônico e que veremos muito por aí!

No Etiqueta Única você encontra o icônico modelo, além de outros clássicos da Dior.

  Banner da ação de Sale do Etiqueta Única de Janeiro 2020  

2 COMENTÁRIOS

  1. Não conhecia esse modelo de bolsa. Sejam nos modelos mais simples ou mais fashions, eles são maravilhosos. Amei!! E convenhamos Dior é Dior!!

  2. Um dos meus modelinhos preferidos! Meu sonho é ter a em monograma com acabamentos tipo arco iris! <3
    Apesar dos apesares, John Galliano sempre deixa seu nome registrado da maneira mais emblemática possível!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here