6 Documentários Indispensáveis para quem ama Moda

Capa do post sobre documentários de moda
   

Documentários são produções artísticas que tem como principal característica o compromisso de explorar a realidade. Documentários de moda são muito importantes na indústria e um grande negócio. Após mais de uma década do lançamento de ‘The September Issue’, inúmeras marcas tiveram seu funcionamento interno imortalizados no cinema e deram vislumbres inéditos de seus ateliês, como Chanel e Christian Dior.

O ano de 2019 foi recheado de lançamentos de documentários que retratam o funcionamento de inúmeras marcas e fornecem uma imagem completa e sincera do processo de criação e de seus criadores.

Confira abaixo seis documentários que valem a pena assistir e são indispensáveis para os amantes da moda:

1. The September Issue

Lançado em 2009, The September Issue é considerado um dos documentários de moda mais importantes já feitos. Dirigido por R.J. Cutler, o filme acompanha o processo de criação da edição de Setembro da Vogue Americana, considerada a mais importante do ano.

Vista como a bíblia da moda, a edição de Setembro é a epítome de todo o ano. Durante seus 90 minutos de duração, vemos os acertos e erros, lados bons e ruins, além da realidade de todo o processo de criação da edição.  O documentário conta com a participação de grandes nomes da indústria da moda como Anna Wintour, Karl Lagerfeld, Grace Coddington e Mario Testino.

2. Dior e Eu

Lançado em 2015, o documentário Dior e Eu mostra os bastidores e a rotina do diretor criativo da Dior, Raf Simons (que atualmente está a frente da Calvin Klein), desde sua chegada à marca e todo o processo que levou para a criação e lançamento de sua primeira coleção dentro da Dior. Ele tem como objetivo com realismo o dia a dia de Raf, como pode ser estressante estar a frente de uma das marcas de luxo mais conhecidas e tradicionais da indústria da moda.

O documentário conta com participações e depoimentos de diversas pessoas tão importantes quanto Raf na criação da coleção, como costureiras, fabricantes têxteis, além de embaixadores da marca como Jennifer Lawrence e Marion Cottilard. Dior e Eu está disponível para assistir no Globo Play.

3. Wonder Boy

Um dos documentários mais aguardados do ano, Wonder Boy tem sua história focada em Olivier Rousteing, um prodígio de apenas 33 anos que é diretor criativo da Balmain. Em vez de destacar a reinvenção de Olivier dentro da marca, o filme de Anissa Bonnefont se concentra na busca do estilista por sua identidade: ele foi adotado ainda bebê e cresceu sem nunca conhecer seus pais biológicos. Em um retrato íntimo e delicado, Olivier acessa seu documento de adoção e faz descobertas surpreendentes e mostra que, por trás de sua imagem pública relacionada a glamour e sofisticação, há uma pessoa que apenas tem o desejo de se conectar e descobrir sua história.

Wonder Boy estréia esse mês nos cinemas franceses e não possui data de lançamento prevista no Brasil.

4. Chiara Ferragni: Unposted

Chiara Ferragni é blogueira e empresária italiana. Fundadora do blog The Blonde Salad (onde aborda assuntos de moda e estilo de vida), Chiara é considerada uma das maiores blogueiras e influenciadoras de sua geração. Com mais de 18,3 milhões de seguidores no instagram, ela foi a primeira blogueira a aparecer na capa da Vogue (edição de Abril de 2015 da Vogue Espanha), além de virar um estudo de caso da Universidade de Harvard e ser eleita pela revista Forbes em Setembro de 2017 a influenciadora número 1 no mundo.

O documentário dirigido por Elisa Amoruso mostra a ascensão de Chiara no mundo da moda e blogosfera, misturando vídeos caseiros de sua infância, desfiles de moda e seu dia a dia. Além disso, explora a cultura de influenciadoras e celebridades modernas com depoimentos de acadêmicos, estilistas e fãs. Chiara Ferragni: Unposted está disponível para assistir no Amazon Prime.

5. House of Cardin

Pierre Cardin é um estilista italiano naturalizado francês e considerado uma lenda viva com seus designs futuristas e estilo avant-garde (que significa experimental e incomum). Dirigido pela dupla P. David Ebersole e Todd Hughes, o documentário reflete o impacto do magnata na indústria e seus diversos projetos ao longo de sua vida: como com Christian Dior (onde Cardin trabalhou na lendária coleção New Look em 1947), os pioneiros da Era Espacial, além de seu desejo de democratizar a moda por meio das coleções de prêt-à-porter e licenciamento da marca.

Com participações de grandes nomes como Naomi Campbell, Jean Paul Gaultier e Sharon Stone, House of Cardin foi apresentado na 76ª edição do Festival de Veneza em setembro de 2019 e, até o momento, não possui data de lançamento no Brasil.

6. 7 Days Out

A série de documentários 7 Days Out é um original do streaming Netflix que consiste em 6 episódios com foco em seis diferentes grandes eventos acompanhando os 7 dias que os antecedem até o grande acontecimento. O quinto episódio (de 45 minutos e dirigido por Andrew Ross) da série tem enfoque na Chanel e sua jornada para o acontecimento do desfile da coleção de Alta Costura Primavera/Verão 2018.

Ele oferece um raro vislumbre do ateliê da marca e todo o seu processo de criação: desde as roupas ao cenário, retratando a crua (e estressante) realidade de criar todo o espetáculo que são os desfiles da Chanel.

Todos os documentários oferecem vislumbres inéditos e incríveis em diversos setores e personalidades da indústria da moda e valem a pena assistir! Você já assistiu algum? Nos conte nos comentários!

   

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