Minha Sacola

Sua sacola está vazia

Pesquisar

Todos
  • Todos
  • Bolsas
  • Sapatos
  • Roupas
  • Acessórios
Black Week
Faltam:

Saiba mais sobre o black friday

Black Friday é uma expressão que tem origem no inglês e quer dizer Sexta-Feira Negra. Nos EUA, é comemorado o Dia de Ação de Graças, onde é feriado nacional (Thanksgiving) e a Black Friday acontece logo após esse dia.

Ele tem origem latino-americana e é reconhecido mundialmente devido aos grandes descontos e ofertas que as lojas cedem aos consumidores, a fim de atraí-los para a compra de presentes de natal. Popularmente, a Black Friday acontece toda última sexta-feira do mês de novembro, onde, na maioria dos casos, a primeira parcela do décimo terceiro salário já saiu.

Todos os anos as pessoas ficam super antenadas porque os descontos podem chegar até 90% em algumas mercadorias que se esgotam rapidamente. As promoções vão desde as lojas físicas até as lojas virtuais, o popular e-commerce. Aqui no Brasil, existem marcas e companhias que chegam a ficar o mês inteiro com descontos imperdíveis. Outras, preferem a semana, o Black Week e algumas oferecem descontos progressivos até chegar na Black Friday.

8 curiosidades sobre a Black Friday

O termo Black Friday era uma referência a crise na bolsa

Muito embora hoje o Black Friday esteja amplamente associado ao maior dia de compras dos Estados Unidos, o termo, originalmente, se referia a eventos bastante diferentes.

Segundo o lingüista Benjamin Zimmer, do site vocabulary.com: "O adjetivo negro foi usado durante muitos séculos para retratar diversos tipos de calamidades”.

Nos Estados Unidos, a primeira vez que tal termo fora usado foi em 24 de setembro de 1869, quando dois especuladores, Jay Gould e James Fisk tentaram tomar o mercado do ouro na bolsa de NY.

Quando o governo se viu obrigado a intervir na economia para que fosse corrigido a distorção, elevando assim a matéria-prima ao mercado, os preços despencaram e muitos dos investidores acabaram perdendo verdadeiras fortunas.

Os desfiles de Papai Noel antecederam a Black Friday

Para muitos dos americanos, o desfile tradicionalmente oferecido pela Macy’s tornou-se um verdadeiro ritual, fazendo parte do feriado de Ação de Graças.

Só que na verdade, o evento fora inspirado nos vizinhos do norte, a canadense Eaton’s, que realizou o seu primeiro desfile de Papai Noel em 2 de dezembro de 1905. Quando, no final do desfile, o papai Noel aparecia, era um sinal de que a época de festas estava oficialmente aberta e, por sua vez, a corrida as compras e aos grandes descontos também. A Macy’s fora uma das lojas que se inspirou e passou a patrocinar os desfiles por toda a EUA.

Em 1924, por exemplo, NY viu pela primeira vez um desfile organizado pela Macy’s com animais do zoológico do Central Park. Cada ano eles procuram inovar de uma forma diferente!

A data de ação de graças fora determinada para vendas

No início do século X, Abraham Lincoln declarou o Dia de Ação de Graças na última quinta-feira de novembro. Assim o dia poderia cair na quarta ou na quinta quinta-feira do mês. Em 1939, algo aconteceu que fez com que os EUA revisassem esse conceito: a última quinta-feira caiu, coincidentemente no penúltimo dia de novembro.

Os lojistas ficaram preocupados com o curto prazo para as compras e entraram com uma petição a Franklin Roosevelt para que esse declarasse o início das semanas festivas uma semana antes, o que foi prontamente autorizado por ele.

Em 1941, uma resolução conjunta no Congresso finalmente resolveu o problema de uma vez por todas: o dia de ação de graças passaria a ser celebrado na 4ª quinta-feira de novembro, garantindo um prazo considerável de compras até o natal.

Existe uma síndrome após o Dia de Ação de Graças

Segundo um pesquisador da Universidade de Carolina do Norte, Bonnie Taylor-Blake, há uma síndrome que circula entre as pessoas após o dia de ação de graças. Eles divulgou essa pesquisa em um folhetim, levantando alerta para a quantidade de profissionais que ficavam doentes naquele dia.

"A síndrome da sexta-feira após o Dia de Ação de Graças é uma doença cujos efeitos adversos só são superados pelos da peste bubônica. Pelo menos é assim que se sentem aqueles que têm de trabalhar quando chega a Black Friday. A loja ou estabelecimento pode ficar meio vazio e todo ausente estava doente”, dizia.

O termo certo é big ou Black?

Esse termo ganhou força na Filadélfia quando policiais ficaram furiosos com o grande volume de pessoas às ruas, que atrapalhavam o transito e sujavam a cidade. Os lojistas, para rebater essas acusações, reforçaram o nome para Big Friday, para ressaltar o dia de maior movimentação comercial dos EUA.

A Black Friday só se tornou popular na década de 90

Sim! Pode parecer estranho, mas o termo Black Friday só se tornou popular nos anos 90. Até lá, ele era restrito na Filadélfia. Segundo Zimmer: “Você podia vê-lo sendo usado de maneira moderada em Trenton, Nova Jersey, mas não ultrapassou as fronteiras da Filadélfia até os anos 80”. E hoje, é esse fenômeno mundial, quem diria!

Em 2001 ela se tornou o maior dia de compras

Embora seja o maior dia de compra durante todo o ano, a data não ganhou esse destaque até os anos 2000. Isso aconteceu porque durante muito tempo, a regra era que americanos não adoravam verdadeiras liquidações, mas sim de finais de semana e de procrastinar. Ou seja, era no sábado e não na sexta que as carteiras e bolsos, realmente, ficavam vazias.

A Black Friday gerou inveja em todo o mundo

Durante muito tempo os canadenses sofreram com a inveja desse grande dia de compras, especialmente quando seus clientes fiéis colocavam-se na estrada só para aproveitar as promoções.

Foi então que eles passaram a oferecer seus próprios descontos, muito embora o dia de ação de graças aconteça um mês antes no Canadá. No México, ganhou o nome de El Buen Fin, que está associado a data de aniversário de revolução de 1910, no país.

Como aqui no Brasil não existe feriado de dia de ação de graças, a data passou a fazer parte do nosso calendário na última sexta-feira de novembro, quando os lojistas perceberam o potencial de vendas desse grande dia!